sexta-feira, 26 de outubro de 2012

IVECO: Eurorider GNV em BH


A IVECO testará seu ônibus, modelo Eurorider movido a gás natural veicular (GNV) em Belo Horizonte (MG).

A montadora assinou na quarta-feira (24/10), um convênio do projeto piloto que testará o veículo, a partir de parceria com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Secretaria de Estado de Transporte e Obras (Setop) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram).

Todo o combustível utilizado pelo ônibus durante seis meses será fornecido, sem custo, pela Gasmig.

Com relação ao meio ambiente, os ganhos são ainda mais expressivos em comparação ao modelo a diesel. 

Os motores a gás natural emitem 95% menos óxido de nitrogênio, substância que causa chuva ácida e agride a camada de ozônio, e 99% menos material particulado (poeiras, fumaça e partículas sólidas). 

E, ao contrário do diesel, a queima do gás natural não produz óxido de enxofre e elimina 22% menos gás carbônico no ar.


O Eurorider é um ônibus urbano (4 X 2), movido a GNV, com motor FPT Cursor 8, câmbio automático e suspensão pneumática, desenvolvido na Europa.  

Ideal para aplicações rodoviárias e, futuramente, urbanas, o Iveco Eurorider tem capacidade para 42 passageiros sentados, além do motorista, mais 35 em pé.


Na Europa, há cerca de 3 mil ônibus urbanos da Iveco em circulação. A montadora já comercializou mais de 12 mil unidades desses veículos em diversos países. A América do Sul é hoje o foco da Iveco na introdução dessa tecnologia.

Fonte Informativa...

* BLOG *
Com o desafio cada vez mais crescente de adequar trânsito/fluxo de pessoas nas grandes metrópoles, intercalando-se com introduções de transportes mais ecológicos e funcionais, os futuros administradores municipais terão muita dor de cabeça.

Em BH essa novidade é um motivo de comemoração, pois relamente o GNV é uma fonte de energia limpa, bem como atualmente a tecnologia híbrida de Curitiba. Mas, sou ainda mais favorável à utilização da energia elétrica em conluio com motores GNV. Seria Perfeito.

Mas já é um começo.

Belo projeto da Iveco, ainda mais com aintrodução de um modelo de carroceria não muito comum por aqui.

E, ainda em BH, outra ferramente vem fazendo sucesso e “abocanhado” uma fatia de usuários que está deixando seus carros em casa... Linhas Executivas com Ar-condicionado:


Já há algum tempo começam a circular duas linhas de ônibus bem diferentes em BH. Com bancos estofados, ar condicionado, internet wi-fi e vidros escuros, as linhas Cidade Administrativa/Savassi (SE01) e Buritis/Savassi (SE02) têm o objetivo de fazer com que motoristas deixem o carro em casa. E parece que após um levantamento recente, esse objetivo aos poucos tem feito resultado.


*** A SE01 funciona das 6h às 18h40 e a tarifa é de 5 reais. Ela começa na Rua Alagoas, 1485. Já a SE02, com partida na Avenida Professor Mário  Werneck, 3015, e viagens das 6h às 19h30, custa 4 reais.


Este modal é um atrativo e tanto para aquelas pessoas que já estão cansadas dos engarrafamentos, e o auto estresse acumulado. Confortáveis, climatizados e com acesso Wi-Fi, realmente são um atrativo para as locomoções diárias, se dentro do custo-benefício atraente. Porém, vale ressaltar que estas linhas executivas são compartilhadas com o trânsito normal, ou seja, não haverá ganho em velocidade, e sim no conforto, o que já é um ponto positivo. Afinal, é melhor enfrentar um engarrafamento no ar-condicionado (sem onerar o seu), conectado à web, sem a preocupação da direção. É, sim, uma grande diferença. 

Ah... A informação é do:

Obrigado!!!... Valeu a visita aqui no C&M!!!

Nenhum comentário: