quarta-feira, 8 de março de 2017

Madureira Esporte Clube-RJ

Depois de um bom tempo, o Blog apresenta mais três camisas de seu acervo:


Fundado por um grupo de comerciantes do simpático bairro de Madureira, é um dos times mais tradicionais do Rio de Janeiro.

A história do Madureira Esporte Clube sempre esteve ligada ao comércio local.

Foi no ano de 1932 que os comerciantes Elísio Alves Ferreira, Manoel Lopes da Silva, Manuel Augusto Maia e Joaquim Braia, entre outros, lideraram um movimento no sentido de ser fundado um grande clube em Madureira.

O grupo entrou em contato com Uassir do Amaral, então presidente do Fidalgo Madureira Atlético Clube.

Na época, pensou-se ainda na fusão com o Magno Futebol Clube, o que, de início, foi reprovado pelos sócios.

Após várias Assembleias, em 16 de fevereiro de 1933 ficou considerado fundado o Madureira Atlético Clube, com a data de 08 de agosto de 1914, que era do Fidalgo.


O novo clube passou a adotar em seu emblema e nos uniformes a cor azul do Magno e a roxa do Fidalgo.


Em 1939, o Madureira disputou o Campeonato pela Federação Metropolitana de Futebol, sagrando-se campeão no quadro de amadores e campeão nos profissionais do Torneio Início.

Com o objetivo de dinamizar, ampliar e engrandecer atividade esportiva do clube, no dia 12 de outubro 1971 foi criado o Madureira Esporte Clube, resultado da fusão feita com o Madureira Atlético Clube, Madureira Tênis Clube e Imperial Basquete Clube.


A data de fundação, no entanto, prevaleceu a de 08 de agosto de 1914, para efeito nas Federações.


As cores do clube e seu escudo oficial ficaram semelhante ao do Madureira Atlético Clube. O azul, o amarelo e o grená passaram a formar a bandeira do no time, que passou a ser conhecido como Tricolor Suburbano.

Coleção C&M - Camisa nº 86


A Camisa 86 do C&M é a tradicional titular do MEC com template listrado, mesclando as cores já tão marcantes: Azul, Grená e Amarelo.




Camisa com layout "clean" de patrocínios, valorizando mais o template listrado padrão do clube. Tecido leve, escudo e logotipo do fornecedor muito bem trabalhado. Bom acabamento nas ribanas e na barra da camisa.




Infelizmente esse modelo tem, sim, alguns pontos fracos: O tecido apesar de leve, não é de boa qualidade, propiciando um grande grau de ação por bactérias (mofo) e retendo muito suor.

 Não é uma boa ideia utilizar em dias muito quentes. 

O desenho na parte de trás (costas) não ficou visualmente atrativo. A fonte utilizada também ficou aquém do conjunto.


O template listrado poderia ter sido melhor aproveitado, se fosse utilizado a forma mais simples de faixas e listras. 

Como as cores do clube são muito fortes e intensos para determinadas misturas, o advento de faixas finas e médias separando as faixas maiores, acabou por causar um frenesi alucinante de cores.

Assim, uma pessoa com problemas para discernir cores ou algo do gênero, vai sentir-se um pouco desconfortável com o visual vibrante da camisa.

Madureira Esporte Clube

Fundação: 08/08/1914 (102 anos)
Alcunha: Tricolor Suburbano; “Madura”
Mascote: Zé Carioca
Estádio: Conselheiro Galvão (5.400 pex)
Material Esportivo atual: Ícone Sports

Zé Carioca - Mascote do Madureira

O clube também é conhecido como o Tricolor Suburbano, justamente pelas cores de sua camisa em listras verticais grenás, azuis e amarelas; compõe o uniforme, calções azuis e meias tricolores, como as cores da camisa.

É o oitavo clube com mais participações no Campeonato Carioca, 64 no total.

Equipe do Madureira em 1950

Em 2010, o dia 16 de outubro entrou para a história do Madureira: pela primeira vez, o Tricolor Suburbano conseguiu o acesso em uma divisão do Campeonato Brasileiro.

 Evolução do escudo do clube

Comandada pelo técnico Antônio Carlos Roy e recheada de jogadores formados em casa, a equipe derrotou o Operário-PR no Estádio Aniceto Moscoso por 6-2 (já havia vencido o primeiro confronto por 4-2), em partida válida pela Série D do mesmo ano.


Com isso, o Madureira obteve vaga para disputar a Série C de 2011.

A Diretoria de Competições da CBF divulgou em seu site oficial a classificação final do Campeonato Brasileiro da Série D de 2010, pouco mais de um mês após a decisão do STJD que puniu o América-AM com a perda de seis pontos e mais os pontos ganhos nas partidas disputadas contra o Joinville (total de quatro, sendo uma vitória e um empate), quando o time amazonense escalou irregularmente o jogador Amaral).


Com esta decisão, o Joinville terminou na quarta colocação e herdou a vaga na Série C. Outro time beneficiado foi o Madureira. Eliminado pelo próprio América-AM nas semifinais, o Tricolor Suburbano assumiu a segunda colocação na competição, se tornando vice-campeão brasileiro da Série D, sendo este o maior feito do clube carioca em competições nacionais.

Coleção C&M - Camisa nº 87




Tecido leve e também um bom trabalho com escudo e logotipo são os pontos favoráveis deste modelo de camisa do clube. A fonte numérica é razoável, vai ... 



Também pode ser apontado como ponto positivo a inserção de uma marca estampada de qualidade do produto e um "spin" da empresa às costas:



Puxa, são algumas. Primeiro, a enorme quantidade de aportes que estão distribuídas pela camisa. Inclusive, a disposição dos logotipos dos patrocinadores não segue uma lógica, e acabam com o conjunto visual. Estão fora de enquadramento, e tanto assim, que um logotipo interrompe a faixa lateral azul e grená (Raiva extrema!). E, enquanto um deles cumpre um bom papel de se ajustar em cores com o resto da camisa, o outro destoa totalmente, em um tom branco lamentável.




O mesmo problema recorrente da fornecedora em usar tecidos que retém suor e acumula mofo quando em acervo, requerendo um cuidado especial constante.

Fatos históricos

O recorde brasileiro de permanência de um clube no exterior pertence ao Madureira, quando realizou 36 jogos em 144 dias no ano de 1961, viajando pela Europa, Ásia e Estados Unidos, obtendo 23 vitórias, 3 empates e 10 derrotas, marcando 107 gols, média de quase 3 gols por partida, sendo o primeiro clube de futebol brasileiro a visitar o Japão e Hong Kong, nesta excursão.

Foi, inclusive o primeiro time à visitar a China Comunista nesta mesma época.

Mao Tse Tung recebeu o time carioca pessoalmente na ocasião

Dois anos depois, foi a vez do clube viajar pelas Américas.

Os amistosos, negociados por José da Gama Correia da Silva, o Zé da Gama, português que presidiu o Madureira no biênio 1959/60 e atuava como empresário de futebol, começaram na Colômbia, seguiram-se na Costa Rica, passando por El Salvador e México. 

Em Cuba, o Madureira fez um total de cinco jogos, vencendo todos: Industriales (campeão local, 5 a 2), Municipalidad de Morrón, da Província de Camaguey (6 a 1), um combinado universitário (11 a 1) e uma seleção de Havana (vitórias por 1 a 0 e 3 a 2).


A segunda, no dia 18 de maio, foi presenciada por Che Guevara (registros fotográficos acima), na época Ministro da Indústria.

Coleção C&M - Camisa nº 88




E chegamos a camisa mais bacana das três do acervo. Inspirada na camisa (na verdade, uma homenagem) do Boca Juniors da Argentina, o template segue o desenho da camisa do clube "hermano"...


E assim, temos um layout bem mais limpo, mesmo com o patrocínio inserido - que aliás, aqui neste caso, está se ajustando ao projeto - tornando a camisa muito mais atrativa visualmente.


Então, resumindo: Temos um template simples, jovial e bonito. Temos o escudo e logotipos bem bordados, bem trabalhados. Cores muito bem mescladas e a leveza do tecido.




Neste caso, creio, o único senão vai para a falta de sistemática recíproca. O patrocínio alocado às costas também poderia ser ajustado para harmonizar o conjunto - como feito à frente (!). Mas, ainda assim, não é um fato determinante para prejudicar o projeto seriamente. E, claro, o material empregado, com tecido que retém suor e mofo com facilidade.



CONSELHEIRO GALVÃO

O Estádio Aniceto Moscoso ou carinhosamente conhecido simplesmente como Conselheiro Galvão é uma praça esportiva localizada no bairro de Madureira - Rio de Janeiro.


Foi inaugurado em 15 de junho de 1941 com capacidade para cerca de 10 mil pessoas.


O jogo inaugural foi entre Madureira e Fluminense, com vitória do Madureira Esporte Clube por 4 a 2 em cima do tricolor, perante 10.762 torcedores pagantes.


Hoje o estádio possui capacidade oficial para 3.314 espectadores. Em 2011, recebeu aproximadamente 2.500 cadeiras do Estádio do Maracanã.


Uniformes especiais

O Tricolor Suburbano utilizou um fardamento especial em homenagem à “viagem proibida” feita para a China comunista no passado (1964). 


Mao Tse Tung recebeu o time carioca pessoalmente na ocasião.

O marketing do clube tomou com idéia o sucesso da camisa feita em homenagem a Che Guevara. Na ocasião, mais de oito mil unidades foram vendidas, de acordo com a diretoria.


Até Maradona recebeu uma camisa:


BLOG:

Então é isso, pessoal. Mais algumas camisas do acervo postadas. Alguns links importantes:



Agradeço a visita, e até uma próxima!

Nenhum comentário: