terça-feira, 14 de março de 2017

Mistério no CAIC Araucária

Um vídeo que foi gravado no início de fevereiro dentro de uma unidade escolar em Araucária (PR) está “fervilhando” nas redes.

Trata-se do CAIC Califórnia (CAIC = Centro de Atendimento Integral à Criança e Adolescente)


O vídeo mostra uma cena do local à noite (provavelmente durante a madrugada) em que uma porta de um compartimento de incêndio – onde ficam as mangueiras e o hidrante -  batendo violentamente sem parar, enquanto as luzes no corredor piscam sem parar.


Os guardas municipais que vão averiguar (um deles é o autor do vídeo) chegam e pouco antes de acessarem à porta, o evento cessa totalmente e de modo muito abrupto.

Após uma rápida verificação, ninguém ou "nada" está no local.


Veja o vídeo completo e matéria na página CATVE:



BLOG:

Várias páginas na web estão comentando sobre este caso e fazendo suposições e levantamentos. Concordo com algumas e discordo em outras. Vamos lá:

Primeiro: Algumas fontes citam como “IML de Cuiabá”. Não. Na verdade, as imagens foram feitas no interior do CAIC Califórnia, em Araucária/PR.

Segundo: Algumas fontes citam “agentes” de segurança – e por isso, com razão, questionam o motivo dos mesmos estarem trabalhando armados - Conforme a Lei, seguranças ou agentes de segurança que prestam serviços de guarda em locais públicos não podem portar armas de fogo.

Porém, Não. Pelas imagens, analisando o uniforme de um deles, pode-se dizer que não são simples “agentes de segurança”. São Guardas Municipais de Araucária – e, sim, estes podem transitar e trabalhar armados conforme legislação municipal mais recente.


Guarda Municipal de Araucária

Muito embora o tom da camisa do guarda que aparece na imagem é bem mais claro que o uniforme padrão (seria por ser à noite o vídeo?). Tentei ver com mais clareza algum dos patchs dos ombros para ter certeza, mas também não foi possível. 

Havia uma atenção pela Guarda Municipal com relação ao crescente índice de vandalismo e pequenos furtos em escolas e creches na região. E atender ocorrências e salvaguardar as escolas públicas (patrimônio municipal) é competência da GM.

A verdade, triste verdade, é que essa gama de vandalismos e furtos é corriqueira realidade hoje em dia.

Terceiro: Concordo veementemente que o “apagão” abrupto e um tanto quanto demorado no momento que os guardas chegam à porta de incêndio, pode sim, propiciar que alguém manipule objetos ou ferramentas que ajudariam à fazer o evento “fantasmagórico”.

Quarto: Algumas fontes citam pedaços de arames ou de nylon visíveis nas imagens. Hum... Prejudicado. Sinceramente, vi várias vezes e não os notei de imediato. 

Entretanto, concordo plenamente que seja muito estranho tal aparato de segurança não ter... As ferramentas que deveria ter!!!

Onde estão as mangueiras de incêndio que deveriam estar ali?!?!

Só isso já permitiria ter mais espaço dentro da caixa para alocar outras ferramentas que permitiriam fazer o truque com mais facilidade.

Ao mesmo modo, lembram quando citamos mais acima que há um crescente índice de furtos e vandalismos na região? Sim, as mangueiras podem ter sido já subtraídas em um furto anterior. Já vi isso ocorrer em condomínios, escolas e Postos de Saúde. Até em empresas já houve tal ocorrência.

De qualquer maneira, o vídeo ficou muito bem feito!

Se é uma montagem ou não... Fica à cargo da opinião pessoal de cada um que assistir.

Mas que ficou legal... isso ficou!

Obrigado pela "visita" e até logo!

Nenhum comentário: