quinta-feira, 11 de maio de 2017

Marcopolo & BRTs no Brasil

Oi, pessoal,

O Camisas & Manias posta um vídeo institucional da empresa Marcopolo (RS) que mostra um pouco dos sistemas de BRT existentes pelo Brasil, e que possuem o mais moderno ônibus da montadora, o Viale BRT...


BLOG: 

O Vídeo vale por mostrar belas imagens das cidades e dos sistemas em funcionamento, mas infelizmente há um pequeno deslize em não mostrar Curitiba (!!!) - que foi a pioneira na implantação do sistema no Brasil (74) e também no mundo.

Vale citar ainda, que no caso de Porto Alegre, apesar de parte das vias serem segregadas, o sistema fica mais próximo, na verdade, de um "BRS", pois não há estações fechadas com embarque no mesmo nível dos ônibus e sim, acesso aos veículos de modo convencional, ou seja, por portas com escadas.

Vale lembrar que as duas características principais do modal BRT:

- Estações de embarque e desembarque, com bilheteria e pagamento antecipado de passagem, e acesso aos ônibus em plataforma ao mesmo nível.

- Vias segregadas (preferencialmente total - mas podendo ser parcial também). 

* Bônus: Mais um vídeo Institucional, mostrando o "Torino S", moderníssimo e bonito ônibus da Marcopolo para operações urbanas de transporte de passageiros:



Com esses projetos arrojados e modernos, além de belos, tornam a empresa um ícone no setor e uma das líderes no mercado.

Fonte dos vídeos - Página do You Tube da Marcopolo:


Nenhum comentário: