Relembrando uma postagem, o Camisas & Manias aborda um dos seus
temas preferidos: Mobilidade Urbana...
Metropolitano de Lima
É um sistema de transporte massivo de passageiros - BRT - conhecido como Metropolitano, ou “El Metropolitano”, como é popularmente citado na capital peruana.
Sua implantação teve início em 2006 durante a
administração do Prefeito Luis Castañeda Lossio (abaixo) e sua operação
comercial parcial teve início em 28 de julho de 2010.
A rota de operação do sistema abrange o
Corredor Segregado de Alta Capacidade situado do sul para norte da cidade, que
compreende 16 distritos de Lima, mais precisamente de Chorrillos à Comas . O comprimento total
é de 26 km (o projeto original consistia de 36 km) e o número total de estações
monta de 38 paradas.
O sistema principal é complementado com linhas alimentadoras em terminais de transferências nas extremidades do corredor. Porém, não há integração gratuita entre as linhas troncais e as alimentadoras e, sendo assim, os usuários precisam pagar uma nova tarifa para fazer estas baldeações. Outro detalhe é que as tarifas são variadas nestas linhas alimentadoras. Normalmente, o valor depende da distância de cada linha. Já nas rotas troncais (as principais - com uso dos articulados), o valor é único.
E as linhas que atuam na rota principal, operam com ônibus articulados (18 metros) em via segregada, conectando os dois terminais
(Norte e Sul) de forma ágil e segura, atendendo também à área central da cidade através de estações de
embarque e desembarque.
Acima: Modernidade aliada à funcionalidade nas estruturas mobiliárias das estações do sistema.
As linhas alimentadoras foram alocadas nos dois terminais existentes em cada extremo do corredor e servem
para transportar passageiros dos bairros próximos para os terminais e
vice-versa.
Acima: ônibus alimentadores do sistema. Nas cores Amarelo e Laranja, integram os bairros próximos aos terminais.
O Metropolitano possui uma particularidade: A Estação Central (Estação Central Grau) que é em nível subterrâneo. Além de ser um ponto importante de intersecção das duas linhas (ROTA A e B) do sistema e de grande movimento de usuários, é também uma enorme área comercial de dois níveis.
O acesso dos ônibus articulados se dá pela Avenida Grau, Paseo de la Republica, e Avenida Jirón Lampa Espanha. Já os usuários, acessam por várias entradas, distribuídas pelo Palácio da Justiça, Museu de Arte Italiana e Parque Reserva.
A área da Estação Central Grau está localizada abaixo do Paseo de Los Heroes da Marinha.
Para entender melhor as rotas: No trecho que está compreendido entre a Estação
Caquetá e a Estação Central, temos dois itinerários distintos do Metropolitano,
no trecho central da capital.
A chamada ROTA A segue da Estação Caquetá e atende as estações Castilla, Tacna, Junta de La União e Colmena, chegando até a estação Central.
Já a ROTA B segue da Estação Caquetá e atende a região das estações 02 de Mayo, Quilca e España, chegando também à estação Central.
Veja esta divisão no diagrama abaixo:
A chamada ROTA A segue da Estação Caquetá e atende as estações Castilla, Tacna, Junta de La União e Colmena, chegando até a estação Central.
Já a ROTA B segue da Estação Caquetá e atende a região das estações 02 de Mayo, Quilca e España, chegando também à estação Central.
Veja esta divisão no diagrama abaixo:
Em ambas as direções, depois, estas duas rotas seguem
o mesmo traçado.
Agora, vamos falar dos serviços de linhas: Em ambas as rotas (A
e B) temos o serviço PARADOR (REGULAR), que atende à todas as estações do trecho. Veja abaixo nos diagramas:
Mas também existem os serviços EXPRESSOS, que fazem o serviço mais rápido, partindo dos terminais e efetuando paradas em somente algumas das estações no trecho.
Operam em dias úteis (segundas às sextas). Acompanhe nos diagramas abaixo:
Mas também existem os serviços EXPRESSOS, que fazem o serviço mais rápido, partindo dos terminais e efetuando paradas em somente algumas das estações no trecho.
Operam em dias úteis (segundas às sextas). Acompanhe nos diagramas abaixo:
* Neste Expresso note que o itinerário conecta os dois terminais
** Já no Expresso (2) a viagem vai do Terminal Naranjal até Estação Plaza de Flores
*** No Expresso (3) outras estações são atendidas com variante manhã/tarde nas estações UNI e España
*** No Expresso 4 os serviços são aos sábados
Foi adotado p SUPER-EXPRESSO; como o
nome mesmo denomina, realiza paradas em menos estações (as consideradas mais importantes e com maior fluxo de usuários).
Opera em dias úteis (segundas à sextas e em determinados horários). Confira abaixo:
Estes serviços EXPRESSOS são de vitais importância para o descongestionamento de usuários e um melhor controle de giro e tráfego. Para isso, na maioria das estações temos as faixas de rolamento extras, possibilitando a ultrapassagem de ônibus.
Opera em dias úteis (segundas à sextas e em determinados horários). Confira abaixo:
Estes serviços EXPRESSOS são de vitais importância para o descongestionamento de usuários e um melhor controle de giro e tráfego. Para isso, na maioria das estações temos as faixas de rolamento extras, possibilitando a ultrapassagem de ônibus.
Como visto mais acima, existem os dois terminais de suma importância para o sistema, localizados em cada extremidade da rota principal: O primeiro, Terminal Naranjal, situado nas interseções da Avenida Tupac Amaru, CDRA Chinchaysuyo,
CDRA 45 (no Independência, região norte da capital) e outro na interseção
Matellini com o prolongamento do Paseo de la Republica chamado Terminal Matellini (em Chorrillos, ao sul de Lima).
- Linhas Alimentadoras operando no Terminal Matellini * :
Linha
02-South Mall
Linha
04-Villa El Salvador
Linha
05-Santa Isabel de Villa
Linha
07-América
Linha
08-Os Heróis
* Nota: Algumas linhas podem ter sofrido alterações, ou ter sido extintas. Outras podem ter sido criadas. Fica pelo critério do tempo da postagem e das adequações operacionais do operadores do sistema.
- Linhas Alimentadoras operando no Terminal Naranjal* :
Linha
01-Tahuantinsuyo
Linha
02-Tungasuca
Linha
03-Trapiche
Linha
04-Collique
Linha
05-Payet
Linha
06-Puno
Linha
07-Belaunde
Linha
08-Milagre de Jesus
Linha
09-Manuel Prado
Linha
10-Santo Domingo
Linha
12-Ponte de Pedra
Linha
13-The Cove
Linha
14-Bertello
Linha
15- Os 15 Alders
Linha
16-Los Olivos
Linha
17-Antunez de Mayolo (TungaSuca)
* Nota: Algumas linhas podem ter sofrido alterações, ou ter sido extintas. Outras podem ter sido criadas. Fica pelo critério do tempo da postagem e das adequações operacionais do operadores do sistema.
O sistema Metropolitano conta com bilhetagem
eletrônica, utilizando equipamentos e máquinas modernas para vender, carregar e validar
os meios de acesso às estações e terminais.
Um operador independente (uma empresa
sub-contratada) administra toda a operação. Este procedimento é o mesmo
adotado em quase todos os sistemas de BRT’s e Metrôs mais modernos espalhados pelo mundo.
É responsabilidade desta empresa terceirizada
também: a limpeza, manutenção e perfeito funcionamento do mobiliário de todo sistema.
Existem
3 (três) tipos de bilhetes/cartões no El Metropolitano:
> Taxa
geral: Para todos os usuários convencionais que desejam usar o sistema.
> Escola: Cartão destinado para estudantes, são de cor laranja. É válido apenas no período letivo.
> Universidade: Ele é destinado a estudantes universitários de faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação. São na cor verde e também só são válidos em períodos letivos.
> Escola: Cartão destinado para estudantes, são de cor laranja. É válido apenas no período letivo.
> Universidade: Ele é destinado a estudantes universitários de faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação. São na cor verde e também só são válidos em períodos letivos.
Os bombeiros
e policiais, que têm livre acesso (gratuito) ao sistema, também possuem um cartão
eletrônico distinto.
Acima: Máquinas automáticas de auto-atendimento nas estações. Também são de responsabilidade da empresa que gerencia este serviço de bilhetagem no Metropolitano.
SISTEMA PRINCIPAL – EIXO PRINCIPAL
É operado
em conjunto, por 4 (quatro) consórcios de empresas viárias e cada qual operando com cerca de 75 ônibus articulados de 18 metros.
Peru Consórcio Massivo: É composto pela empresa colombiana Transmasivo
S/A, pequenos cooperativos locais e o Transperuano
Convialsa.
Bus Lima Consórcio Internacional: É uma parceria
que inclui cooperativas locais, bem como pequenos transportadores locais
autônomos e uma carroçaria peruana, a Sim 02.
Consórcio Lima Way Express: Operador local. Empresa EXPRESS Futuro.
Transvial Lima SAC: Composta da união entre
empresários locais (mais a empresa Estrada Verde G-9), com o Grupo Argentino Plaza de
Inversiones S/A e também com a Empresa Municipal de Transportes de Madrid S/A.
SISTEMA ALIMENTADOR (TERMINAIS)
- Zona Sul (Terminal Matellini): A operação se
dá integralmente pelos ônibus do Consórcio Lima Way Express, cobrindo rotas no
distrito de Chorrillos e seus arredores.
-
Zona Norte (Terminal Naranjal): O serviço está dividido em três operadores:
Peru Consórcio Massivo: Opera nas ligações com a Zona Norte 02, que cobre as
Avenidas da Universidade, Metrô Chimpu Occllo, sendo a área com maior demanda de
usuários estimada pelo sistema.
O Bus Lima Consórcio Internacional é responsável
pelas rotas da Zona Norte 1-A, incluindo as Avenidas da Universidade e Naranjal,
Metrô Manila e Estrada Sing.
Transvial Lima SAC opera com as rotas na Zona
Norte 1-B que compreende as avenidas Carlos Izaguirre, Antunez de Mayolo,
Naranjal e Canta Estrada Callao.
Acima: Uma das grandes potencialidades e diferencial do El Metropolitano está na maneira segura como se dá o acesso dos usuários à maioria das suas estações. Nas imagens acima, podemos ver que as estações são todas** completamente fechadas e com acessos obrigatórios por mezanino superior ou subterrâneo. O acesso para portadores de mobilidade reduzida é prioridade e constante em 100% do sistema. Com estes acessos obrigatórios não existe possibilidade de pessoas necessitarem atravessar as vias para acessar as estações, arriscando-se entre os carros e ônibus como ocorrem em muitos sistemas BRT's por aí.
**Há pequenas exceções em estações do Metropolitano no eixo central da capital, por conta da respectiva particularidade mobiliária reduzida (Vias estreitas e muito trânsito). Mas, mesmo assim, há todo um cuidado nas faixas de pedestres e acessos às estações.
Site Oficial do Metropolitano de Lima
Obrigado pela VISITA aqui no C&M. VALEU!!!
Até a próxima!!!
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