terça-feira, 7 de junho de 2011

Parque Unipraias - SC

PARQUE UNIPRAIAS
Balneário Camburiú - SC

Desde a sua inauguração, em 1999, o Parque Unipraias segue a tendência do turismo mundial, de reunir várias modalidades de lazer em um só local. Por conta disso, recebe meio milhão de turistas brasileiros e estrangeiros, garantindo movimento além do verão.


O potencial do empreendimento é reconhecido em vários prêmios conquistados, inclusive, um internacional, conferido pela Leitner, empresa italiana que fornece o sistema de bondinhos aéreos, uma das maiores do mundo no segmento. O parque possui um equipamento turístico de qualidade, construído com elevado custo e tecnologia de ponta em transportes a cabos.


O símbolo do Parque Unipraias são os 47 bondinhos aéreos interligando três estações entre o lado sul da orla de Balneário Camboriú, subindo até o Morro da Aguada e descendo até a praia de Laranjeiras, sendo o único do mundo a ligar duas praias. 

As estações do Sistema de Bondinhos


Mas este empreendimento, localizado num dos destinos turísticos mais procurados de Santa Catarina, oferece mais que essa viagem nas alturas, com privilegiada vista da Mata Atlântica e do mar em todo o trajeto.

Nos 202.000m² de área total, com área de preservação de 132.000m², estão reunidos atrativos para todos os gostos e idades, atendendo tanto o visitante que procura os cartões-postais para admirar como aquele ávido por aventura e adrenalina.

Vídeo Institucional - 10 anos Unipraias

Os bondinhos se deslocam a uma velocidade de 16 Km/h, mantendo uma distância de 97 metros entre eles. Cada cabine tem capacidade para seis passageiros e as 47, ao total, podem transportar até 282 pessoas simultaneamente ou 800 pessoas por hora.


O trajeto completo, de ida e volta, tem 3.250 metros e dura aproximadamente 30 minutos se for realizado sem paradas.

Diagrama artístico de todo o parque
A construção dos bondinhos foi realizada pela indústria italiana Leitner, uma das maiores empresas do mundo no setor, responsável por outros grandes empreendimentos de neve como Alpe di Siusi, na província de Bolzano, na Itália, além de inúmeros outros nos Alpes franceses.

Também está a frente do teleférico que interligará a periferia de Toung Choung ao centro turístico de Ngong Ping, em Hong Kong, na China, inaugurado em 2006.


A operação do teleférico do Parque Unipraias é executada remotamente por um sistema de computadores, com operadores treinados pela própria Leitner e capacitados, inclusive, para efetuar qualquer procedimento de emergência no local. Controladores de velocidade e de direção dos ventos instalados nas torres de sustentação monitoram as condições externas.


Há operadores também em cada estação, que solicitam via rádio a interrupção do sistema no caso de portadores de necessidades especiais ou pessoas idosas, com dificuldade para subir ou descer das cabines. Para o usuário, a comunicação é realizada via circuito de alto-falantes.

Principais Prêmios

O complexo turístico Unipraias foi projetado para atender os visitantes de todos os locais do Brasil.

As atrações são consideradas “imperdíveis” pelo Guia Quatro Rodas, que por quatro anos consecutivos citou o parque como ícone do turismo em Santa Catarina, já são indicações obrigatórias em revistas e portais de turismo.


Imagens integrantes de ações de MKT do Parque.
Em 2008, o Parque recebeu também o prêmio Top Turismo da ADVB/SC, premiação concedida às empresas responsáveis pelo desenvolvimento do turismo do estado.

*** Alguns dos prêmios conferidos ao Unipraias:

Prêmio Top de Turismo ADVB SC (2008)
7º Prêmio Empresa Cidadã - ADVB (2005)
Prêmio Fritz Muller – Fatma (2001)
Prêmio Amigo de Santa Catarina – Governo do Estado (2001)
Prêmio Master de Turismo “Ô Catarina” – ABAV/SC (99/00/01)
Troféu Destaque ABIH/SC (2000)
Prêmio Top de Marketing – ADVB/SC (2000)
Prêmio Destaque do Turismo – Revista Turismo/RJ (2002)

Na página oficial do parque, diversas e detalhadas informações sobre o complexo, acesse:


Nenhum comentário: