segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ribeirão Preto-SP


Neste último domingo, a capital nacional do agronegócio, como é carinhosamente chamada, fez 154 anos. Nada mais justo que o Camisas & Manias faça referência à terceira maior cidade de São Paulo no  Vitral da Semana...

Foto: Palácio do Rio Branco, sede da prefeitura do município.

RIBEIRÃO PRETO-SP
155 anos (19 de Junho)

Ribeirão está indo para a casa de 610.000 habitantes (IBGE 2010) e fica distante cerca de 317 km da capital do estado.

Mapa artístico de ribeirão ( Clique para ampliar)...
Sua fundação se deu por núcleos de fazendeiros de criação de gado, na data de 19 de junho de 1856. Apesar da gênese no gado, se destacou mesmo, foi no ramo cafeeiro até a crise de 1929.



A cidade já foi conhecida como Barra do Retiro, Capela de São Sebastião do Ribeirão Preto, Vila de São Sebastião do Ribeirão Preto, Vila de Entre Rios, Vila de Ribeirão Preto.

Catedral de Ribeirão Preto

Os Dumont...

Em 1879 a família Dumont mudou-se de Valença (RJ) para Ribeirão Preto, onde se estabeleceu na Fazenda Arindeúva, ocupando-se com plantio e beneficiamento de café, através da empresa Dumont Coffee Company. 


Santos Dumont em 1898

Trazidos por seu patriarca Dr. Henrique Dumont, vieram sua esposa e seus oito filhos, dentre eles, um jovem chamado "Alberto Santos Dumont".

Frota...

Conforme dados do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito em dezembro de 2010, Ribeirão Preto possuía a 16º maior frota de veículos do Brasil com 397.919 veículos, sendo 237.069 somente de automóveis e 83.047 de motocicletas. 

Vista do mirante do bosque municipal.

Atualmente Ribeirão Preto possui a maior frota per capita entre todos os municípios brasileiros, com média de um veículo para cada 1,54 morador, tendo ainda em números a segunda maior frota absoluta do interior do Brasil, ficando atrás apenas de Campinas.

Ah... E o futebol? Três clubes são conhecidos na cidade (por ordem de fundação):

Comercial Futebol Clube(1911)

Botafogo Futebol Clube(1918) 
Olé Brasil Futebol Clube(2006)

Estádio Santa Cruz (Botafogo F.C.)

Frente do estádio Fco Palma Travassos (Comercial F.C.)

Originalmente chamado de Paço Municipal, o Palácio Rio Branco foi encomendado pelo prefeito da cidade, Joaquim Macedo Bitencourt.

 
Com a pedra fundamental lançada em 3 de agosto de 1915, o prédio viria a ser inaugurado dia 26 de maio de 1917. Em 1992, o prédio passou por uma reforma onde todo o madeiramento foi trocado, além do encanamento e a rede elétrica serem modernizados. Está localizado na Praça Barão do Rio Branco.

Vídeo Institucional... Conheça Ribeirão Preto

www.ribeiraopreto.sp.gov.br/

Parabéns Ribeirão!!!

* * * * * * * * * * * *

Mamonas, pra sempre!
(Mamonas, pra sempre!)
Documentário sobre a história da banda Mamonas Assassinas, cuja meteórica carreira – de oito meses e mais de 3 milhões de discos vendidos – foi interrompida pelo acidente aéreo que culminou na morte de seus cinco integrantes, chocando e comovendo o Brasil.
 
TRAILER

Direção: Cláudio Khans

Nos Cinemas...
BLOG: Esses deixaram saudades...

Obrigado pela visita ao C&M!!!  Boa Semana !!!

Nenhum comentário: