segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Santuário de Aparecida - SP

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Olá, amigos… Estou de volta ao C&M, depois de uns dias de férias... e baterias renovadas! 

E, para voltar com a “corda toda”, o vitral da semana apresenta um dos locais mais querido por nós brasileiros...


A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, fica localizada na cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo.

Imagem com a Basílica ao fundo e com ênfase na "Passarela da Fé"
É o terceiro maior templo católico do mundo. Foi inaugurada em 4 de julho de 1980, quando o Papa João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez.

Em outra de suas visitas, passando por Aparecida, abençoou o Santuário e, em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, elevou a Nova Basílica à Santuário Nacional.

Localiza-se no centro da cidade homônima, tendo como acesso a "Passarela da Fé", que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas por romeiros.

  • A cidade:
Aparecida, chamada não-oficialmente de Aparecida do Norte, é um município brasileiro do estado de São Paulo. O município fica localizado na microrregião de Guaratinguetá.

É chamada ainda, carinhosamente, de "Capital Mariana do Brasil".

Símbolos de Aparecida

Segundo a cultura católica popular, a cidade de Aparecida nasceu de um milagre: Quando em 1717 os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves pescaram no rio Paraíba do Sul a imagem de uma Santa Negra. 


Era época de pouca pesca na região e para servir um banquete ao governador de Minas Gerais e São Paulo, Dom Pedro Miguel de Almeida, que passava pela Vila de Guaratinguetá, os três pescadores lançaram sua rede ao rio.

Primeiro, pescaram um corpo de imagem, sem cabeça, depois , ao jogarem novamente a rede, tiraram do rio a cabeça da imagem, que se encaixava perfeitamente ao corpo.

A pesca milagrosa da imagem de Nossa Senhora Aparecida era um sinal de que esta cidade seria abençoada.

  • Um novo Templo...
Em meados da década de 1940, os missionários da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos por redentoristas, perceberam a necessidade de se erigir um novo templo para veneração e devoção do povo para com Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Era preciso um espaço mais amplo, que comportasse mais pessoas. Dessa necessidade, surgiu a idéia de se construir não uma qualquer igreja maior, mas sim, uma basílica.


Benedito Calixto foi o arquiteto contratado para a elaboração do projeto, que foi pedido em forma de cruz grega.

Em 1945, o então cardeal de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconselos Motta levou ao Vaticano o projeto da, então, futura basílica, que foi julgado como brilhante pela comissão examinadora.

Centro de Apoio do Romeiro em Aparecida
Também conhecida por "Basílica Nova", está construída sobre o Morro das Pitas, teve sua terraplanagem iniciada em 1952 e terminada em 1954. 

Começou a ser construída em 11 de novembro de 1955, pela Nave Norte, e seguiu para a construção da "Torre Brasília", que teve suas ferragens doadas pelo então presidente, Juscelino Kubitschek.

Terminada a torre, as obras seguiram para a cúpula central, depois, já em meados de 1972, para a Capela das Velas e para a Nave Sul, passando depois para as Naves Oeste e Leste, e as alas intermediárias, finalmente.


O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é visitado anualmente por aproximadamente oito milhões de romeiros de todas as partes do Brasil e do mundo.


Há uma página completíssima na web sobre o Santuário Nacional, com dados, informações e utilidades. Boa pedida para quem pretende viajar até lá. Acesse:


Obrigado por sua visita. É bom estar de volta!

Nenhum comentário: