segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Catedral Alexandre Nevsky - Bulgária

Catedral de Alexandre Nevsky


A catedral de Alexandre Nevsky (em búlgaro: Храм-паметник Свети Александър Невски, literalmente Hram-pametnik Sveti Aleksandăr Nevski) é uma catedral ortodoxa no centro de Sófia, capital da Bulgária. Construída em estilo neobizantino, a catedral é uma das maiores de Sófia, e uma das principais atrações turísticas da capital búlgara.


Dedicada a Santo Alexandre Nevsky, tem altura de 45 m; com o campanário, que tem doze sinos, mede 50,52 metros. Ocupa uma área de 3170 m² e pode conter mais de 5.000 pessoas no interior.

O interior é em estilo italiano, decorado com alabastro e muitos materiais preciosos.

Foi erigida em homenagem aos soldados russos caídos em combate durante a Guerra Russo-Turca de 1877-1878, que libertaram a Bulgária do jugo otomano.

A construção do templo foi iniciada em 1882 (embora os projetos tenham sido terminados em 1880), mas os trabalhos interromperam-se várias vezes. Recomeçada a construção em 1904, terminou em 1912. A catedral foi projetada pelo arquiteto búlgaro Alexander Pomerancev (Александър Померанцер), com a ajuda de Alexander Smirnov (Александър Cмирнов) e Alexander Jakovlev (Александър Яковлев), que iniciaram o projeto-base de 1884-1885 de Ivan Bogomolov (Иван Богомолов). 


O desenho foi terminado em 1898 e as decorações foram encomendadas a escultores, pintores e artistas de toda a Europa.

A dedicação original da catedral era em honra dos santos Cirilo e Metódio; o nome de Alexandre Nevsky foi-lhe dado em 1924.

 
Uma parte da catedral está reservada a um museu de ícones provenientes de toda a Bulgária, e faz parte da Galeria Nacional da Bulgária. Esta última é a mais importante coleção de ícones búlgaros de toda a Europa.

Mas, afinal, quem foi Alexandre Nevsky ?

Santo Alexandre Nevsky
(30 de maio de 1220 – 14 de novembro de 1263)

Foi o grande líder da Rússia medieval, e ajudou a preservar sua identidade ortodoxa durante o período de incessantes ataques vindos do leste e oeste.


Em Julho de 1240, após o desembarque do exército sueco na confluência dos rios Izhora e Neva, Alexandre e seu pequeno exército os atacaram repentinamente, destruindo completamente o contingente invasor.

Ficou conhecida como a Batalha do Neva e salvou a Rússia de uma invasão inimiga em larga escala pelo norte.


Após a invasão da Rússia pelos Cavaleiros Teutónicos, em 1241,  as autoridades de Novgorod convocaram  novamente Alexandre Nevsky, que havia se retirado para um exílio depois de problemas entre feudos.

Reuniu rapidamente um exército e expulsou os invasores das cidades russas.

Muitos historiadores russos consideram o cerco de Kopor'ye e Pskov como um exemplo da sofisticada arte militar de sitiar fortalezas. Além disso, Alexandre e seus homens enfrentaram a cavalaria teutónica, comandada pelo Magistério da Ordem, Hermann, irmão de Albert de Buxhoeveden, o Cristianizador Católico da Livônia.

 Nevsky enfrentou o inimigo sobre o gelo do lago Chudskoye, e esmagou os Cavaleiros Teutónicos durante a Batalha do Lago Peipus em 5 de abril de 1242.


Graças à amizade com o Grande Gengis Khan, Alexandre foi instaurado como Grão Príncipe de Vladimir (ou seja, supremo comandante russo) em 1252.

Uma década depois, Alexandre morreu na cidade de Gorodets-sobre-o-Volga, enquanto regressava de Sarai, a capital da Horda Dourada. Foi enterrado em Vladimir e canonizado pela Igreja Ortodoxa Russa em 1547.


Obrigado pela sua Visita...

Nenhum comentário: