quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Chapecoense: Resumo de mais homenagens

O mundo do esporte - e mais além - estão profundamente tocados com a tragédia com o verdão do oeste.   Será muito difícil o retorno à rotina diária, sobretudo para o pessoal em Chapecó - (...) mas aos poucos isso se dará.   A rotina poderá voltar, mas o episódio não será esquecido jamais. 

O mundo deu provas magníficas de solidariedade e outras demonstrações ainda virão. Aqui no C&M já mostramos um pouquinho (clique aqui para ver), pois será impossível mostrar tudo; fica aqui até mesmo um solene pedido de perdão, se algo ou alguma agremiação passou despercebida por nós. Abaixo, seguem mais algumas destas ações de carinho que o C&M observou e compartilha com vocês:

A Homenagem dos GOLEIROS ...

Nove goleiros brasileiros vão fazer uma homenagem a Danilo, titular da Chapecoense morto no acidente com o avião da equipe, na última rodada do Campeonato Brasileiro. São eles:

Danilo Fernandes (Internacional), Weverton (Atlético-PR), Sidão (Botafogo), Miller (Santa Cruz), Rafael (Cruzeiro), Jaílson (Palmeiras), Aranha (Ponte Preta), Magrão (Sport) e Fernando Miguel (Vitória).


Vão usar luvas com o nome de Danilo Padilha e a palavra: "Eterno".

A Homenagem em JOGOS ...

Os nove jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro terão uma série de homenagens à Chapecoense. A CBF decidiu repetir nas partidas do próximo domingo o protocolo que foi adotado na decisão da Copa do Brasil, ocorrida entre Grêmio e Atlético-MG na noite de ontem (Qua-07/12).  Ambos os clubes ostentaram o escudo da chape nas suas camisas: 


Torcedores também prestaram suas homenagens:



As camisas utilizadas pelo trio de arbitragem desta final também traziam o luto pela equipe do oeste catarinense:


Do mesmo modo que as equipes de repórteres e comentaristas que fizeram a cobertura do evento também tiveram seus uniformes preparados com singela homenagem:


Cada agremiação está liberado pela confederação para fazer sua própria homenagem.

Os clubes que quiserem usar em específico a camisa da Chapecoense terão que pedir autorização para a CBF – como acontece no caso dos terceiros uniformes, por exemplo.

O jogo entre Chapecoense e Atlético-MG não será realizado. Os dois times aceitam perder por WO.

A CBF também pretende fazer homenagens aos profissionais de comunicação que morreram na Colômbia. – Antes do jogo, as bandeiras da Chapecoense, do Brasil e da Colômbia serão levadas ao gramado, além das bandeiras dos dois times que se enfrentam;


– As crianças que entram com os times vestirão uma camiseta branca com os dizeres "Força, Chape";

– O minuto de silêncio terá os dois times no círculo central, e um clipe com imagens da Chape será exibido nos telões;

– Os árbitros e os times usarão o escudo da Chapecoense em seus uniformes; alguns clubes estudam usar uniformes especiais.

Além das homenagens programadas pela CBF, haverá uma ação conjunta dos outros clubes da Série A. Cada um terá na sua camisa um trecho do hino da Chapecoense. Justamente o trecho que diz: – "Ó glorioso verde que se expande. Entre os estados, tu és sempre um esplendor. Nas alegrias e nas horas mais difíceis. Meu furacão, tu és sempre um vencedor".

Os clubes ainda farão uma caixa especial com uma camisa de cada um, formando todo o trecho. A caixa será leiloada, com valor revertido para a Chapecoense.

A Homenagem no COUTO PEREIRA ...



Este dia 7 de dezembro de 2016 era para ser histórico com a decisão da Copa Sul-Americana entre Chapecoense e Atlético Nacional, em Curitiba.

Porém, a data ficou marcada por mais uma bela homenagem de cerca 30 mil torcedores no estádio Couto Pereira.

                                                              Imagem: Banda B (Pedro Melo)

Detalhe: a lotação máxima não foi alcançada porque os setores da Mauá e dos visitantes ficaram fechados por conta da montagem de um palco para um show já programado para o estádio no próximo final de semana.

Atendendo a pedido de Coritiba, Atlético e Paraná, os torcedores foram vestidos de camiseta branca e também dos seus clubes de coração.


Além disso, as torcidas organizadas Império Alviverde, do Coxa, e Os Fanáticos e Ultras, do Rubro-Negro, se uniram no ato de solidariedade com o intuito de enviar mensagem de apoio a todas as famílias.


Dentro de campo, a cerimônia teve a presença do padre João Maria e do pastor Antônio Jairo Porto Alegre e também a participação da banda da Polícia Militar e a entrega de uma placa em homenagens a todas as vítimas.


O momento mais emocionante foi quando todos os torcedores atenderam um pedido do padre João Maria para gritar em apoio à Chapecoense. Então, neste momento, os 30 mil presentes ficaram de pé e ficaram por aproximadamente cinco minutos gritando “vamos, vamos, Chape” e “é campeão”.


No final, uma homenagem voltou a emocionar aos presentes coma entrada de 22 crianças, que representaram as próximas gerações, e exatamente às 21h45 duas das crianças deram o pontapé inicial da partida que deveria começar no mesmo horário em Curitiba. 

Imagem: Banda B (Pedro Melo)

Para concluir, as luzes foram apagadas e o público gritou mais uma vez para homenagear o clube catarinense e o estádio ficou iluminado apenas com as luzes de celular.

Para maiores informações e matéria na íntegra, acesse:



A Homenagem de CLUBES pelo mundo ...


E as diversas manifestações e homenagens prestadas pelos clubes no mundo inteiro continuam.  As redes sociais e páginas dos clubes noticiam estas ações.  No caso das citações nos clubes brasileiros, as camisas serão utilizadas na última rodada do Brasileirão, neste próximo domingo (11)...  Lembrando que Grêmio-RS e Atlético Mineiro-MG já estamparam neste mesmo post, mais acima.

Para acessar a página referencial de cada imagem clique sobre a mesma:

CORITIBA-PR ... :


O coxa apresentou a camisa com a homenagem à chapecoense que será utilizada no jogo contra a Ponte-Preta.  Edição especial, não será posta à venda.

INTERNACIONAL-RS ... :


ALDOVISI-ARG ... :


ALL BOYS-ARG ... :


AMÉRICA DE CALI-COL ... :


ARGENTINO JUNIORS-ARG ... :


ATLÉTICO NACIONAL-COL ... :


O tracional clube colombiano de Medellin (bem como seu povo!) que conquistaram o eterno reconhecimento, gratidão e simpatia por nós, brasileiros, não pára de tecer homenagens à Chape...

AUDAX ITALIANO-CHI ... :


BELGRANO-ARG ... :


BOCA JUNIORS-ARG ... :


BUCARAMANGA-COL ... :


CHACARITA JUNIORS-ARG ... :


COLO-COLO-CHI ... :


DEPORTIVO CAPIATÁ-PAY ... :

  Página do twiter do PELO AL PISO PY (@PeloalpisoPy

GUARANY-URU ... :


JUVENTUD-URU ... :


LANÚS-ARG ... :


LDU-EQU ... :


MONTEVIDÉU WANDERES-URU ...:


RIVER PLATE-ARG ... :


ROSÁRIO CENTRAL-ARG ... :


SARMIENTO-ARG ... :


SPORTING CRISTAL-PER ... :


SPORTING LISBOA-POR ... :


TIGRE-ARG ... :


TRABZONSPOR-TUR ... :


UNIÓN-ARG ... :



UNIVERSITÁRIO-PER ... :


CLUBES ARGENTINOS - Fornecedora UMBRO ... :


BLOG:

Muitas outras homenagens, citações aconteceram e ainda vão acontecer.  Mas este pouco que foi compilado mostra como alguns fatos podem chocar, emocionar.  E podem ainda, causar fatos inéditos, e outrora impossíveis: A junção de torcidas organizadas em um mesmo ambiente, tocando juntas, gritando palavras de ordem para Chape.

Em 6 anos de blog, ou 16 anos de Curitiba eu nunca imaginaria ver torcidas como Império Alviverde, Fanáticos e Ultras caminhando lada à lado, em paz, com pensamento uníssono em prestigiar e homenagear a Chapecoense.

Imagens no Couto Pereira, de torcedores juntos nas arquibancadas, cada qual portando seus respectivos "mantos", sem briga, sem xingamentos, sem ódio. Só amor. Só pensamentos positivos, orações e homenagens. 

Como tem que ser!!!

O futebol é isso. Essa é a "mágica", o fundamento do esporte: União, respeito e desportividade.

Todos os clubes são rivais, mas não inimigos! Meu amigo pode ser meu rival, mas NUNCA meu inimigo por causa de cores ou escudos!!!

Será que se faz necessário algo tão triste, tão fora da realidade para que isso aconteça?!?! Eu creio que não. Eu queria que não... 

Que esse doloroso episódio nos traga no mínimo essa paz tão necessária no esporte. Que esse espírito de união, respeito e co-existência se perpetuem, e os indivíduos de cabeça "fraca" no meio das torcidas (principalmente as organizadas) se conscientizem do verdadeiro espírito do esporte: A união e desenvolvimento do ser humano. Principalmente no tocante às crianças e os mais jovens. 

Grande Abraço à todos, à Chapecó e até a próxima!!!

Nenhum comentário: