terça-feira, 8 de novembro de 2016

Memorial da Segurança no Transporte - PR

Vitral da Semana

C&M

MEMORIAL DE SEGURANÇA NO TRANSPORTE
O Memorial de segurança no transporte, situado aqui em Curitiba, educa e diverte com interatividade.  O espaço possui simuladores que imitam colisão e capotamento de veículos em alta velocidade. Experiências alertam para os riscos de não usar o cinto de segurança e outros equipamentos de segurança no trânsito.


Curitiba ganhou, em outubro último, o primeiro espaço de visitação dedicado à informação sobre segurança no transporte da América Latina.

O Memorial da Segurança no Transporte é uma espécie de museu moderno e interativo, que permite aos visitantes experimentar diferentes sensações ligadas ao tema e refletir sobre a importância de se locomover com cuidado e consciência.

A entrada é gratuita e o roteiro, imperdível para todas as idades.

Um simulador de última geração transmite a sensação do impacto de uma colisão frontal de um caminhão conduzido em alta velocidade contra uma parede. Também há no local uma cabine em tamanho real de um caminhão que simula um capotamento.


Dois visitantes podem entrar juntos no veículo e experimentar a sensação do acidente. A cabine gira totalmente para a direita e para a esquerda.

As simulações têm o objetivo de alertar sobre a importância do uso do cinto de segurança e do respeito aos limites de velocidade para evitar acidentes graves e mortes no trânsito.


Quem passa em frente ao memorial, na Rua Eduardo Sprada, no bairro Cidade Industrial, vê a frente de um ônibus saindo da parte alta do prédio. Ao entrar, uma surpresa se revela: um ônibus articulado inteiro suspenso no teto percorre quase toda a extensão do museu e sua frente atravessa a parede para compor a fachada.


A arquitetura representa o mercado de atuação da patrocinadora do espaço, a Volvo, fabricante de ônibus com sede em Curitiba.

Chama também a atenção uma cabine de caminhão que passou por um teste de colisão real.

Balanças estimam o peso que o corpo humano atinge em uma batida quando um veículo se envolve em um acidente a 40 km/h, 60 km/h e a 80 km/h. Mais uma vez, o alerta é para a importância do cinto.


O Memorial da Segurança no Transporte é um projeto da Associação Viking , patrocinado pelas empresas Volvo do Brasil e Volvo Financial Services, viabilizado através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Segurança é um dos valores fundamentais da nossa marca. Além de produzir os veículos mais seguros do mundo, apoiamos diversas iniciativas de mobilização social nesta área. Acreditamos que todas as pessoas que visitarem este memorial sairão com um olhar diferente, inspirados a repensar seu comportamento no trânsito”, afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina.

Segundo Solange, a administração do memorial articula parcerias com o poder público e com escolas para inserir a visitação no calendário escolar a partir de 2017.


 As visitas podem ser agendadas pelo site do memorial: ww.memorialdaseguranca.com.br.

 A idade mínima para participar das atividades interativas é 9 anos ou 1,20 m.

O funcionamento é de quarta-feira a sábado, das 9h às 17h. Endereço: Rua Eduardo Sprada, 6.447 - Cidade Industrial – Curitiba PR.

Nenhum comentário: