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terça-feira, 26 de setembro de 2017

OMSI (ScreenShots-2) ...: Modais, Operações e etc...

AVISO : Este é um post fictício. Qualquer semelhança com nomes ou situações é mera coincidência. Este é um post "temático" para apresentar imagens e um diário do mapa Porto Real do jogo OMSI (1) de minha autoria...

Mapa OMSI 1 - Anderson Vianna

No tópico de hoje, vamos falar do transporte urbano de passageiros na cidade. Temos os seguintes modais em funcionamento:

- Metrô: Linhas 01 e 02

- BRT: Eixo Norte/Sul.

O corredor do Eixo Norte está completo e operacional no trajeto de aproximadamente 12 quilômetros entre o Centro e o Terminal Trevo Norte.


Corredor segregado - Trecho Norte (Próximo Estação Lami)

Já o corredor SUL está parcialmente em operação, com a linha expressa E-25 atendendo as estações Hospital Memorial, Shopping Via Parque e Terminal Trevo Sul. O pedido de adiantamento operacional no trecho foi solicitado justamente pela Associação Comercial do Shopping Via Parque, visando incrementar o giro de pessoas no Shopping, pela aproximação de outubro, bem como do final de ano.


Panorâmica do Shopping Via Parque

Assim, as demais estações no trecho estão em obras, sendo que há um esquema especial de trajeto e transição dos ônibus nos canteiros de obras, visando a segurança dos operários.

- Linhas Alimentadoras.

São linhas que conectam os bairros do entorno aos terminais ou estações importantes do sistema. São integradas ao BRT.

- Linhas Urbanas Convencionais.

2) LICITAÇÕES:

A prefeitura de Porto real efetuou o processo licitatório para escolha das operadoras dos modais de transporte. No metroviário, foi vencedor do processo a TransVias, que operará por 15 anos (prorrogáveis por mais 15 anos) as linhas 1 e 2, com possibilidade de advento de uma possível linha 3, além de operar o teleférico do Parque Lage.

O BRT foi repassado ao consórcio Homnibus, formado pelas empresas Great Grundorf, SYT, EMTU/BVG e Graz. Operam tanto no serviço principal como nas rotas alimentadoras.

As linhas urbanas convencionais - que foram bastante reduzidas com o advento do BRT - ficaram com a EMTU/BVG e SYT.

O prazo de operação no BRT será de 30 anos, prorrogáveis pelo mesmo tempo.

3) RESUMO de OPERAÇÕES:

Metrô:

A Linha-01 conecta o centro de Porto Real ao município de Rio D'ouro, com aproximadamente 60 quilômetros de extensão e 25 estações. Opera com composições de 06 e 04 carros, com alimentador elétrico em terceiro trilho, no nível do solo.


Estação Central - metrô (Linha 01)


Estação Central - metrô (Linha 01)

A linha 02 é similar, mas conecta o Terminal Trevo Sul ao município de São Emmanuel, com 35 quilômetros e 17 estações. As duas linhas não possuem ligação entre elas. Essa conexão só é possível através do BRT, entre o Terminal Central e o Terminal Trevo Sul.

BRT:



O logotipo acima identifica o Sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Porto Real, denominado BRT Homnibus.

Sua principal característica é a operação dos veículos em vias segregadas, pagamento de tarifa por cartão eletrônico (chamado @H-Card), e estações de embarque e desembarque ao longo das vias exclusivas, bem como terminais de integração com linhas alimentadoras e urbanas nos seus extremos. Uma desvantagem é o fato das estações e terminais não se apresentarem ao nível do ônibus - como na maioria dos BRT's no mundo, sendo necessário a utilização dos degraus. Mas o acesso de PNE's está garantido em 100% da frota.


Faixas Exclusivas - Vias Segregadas

O tráfego e operacionalidade dos ônibus do BRT nas vias segregadas obedecem o limite rígido de 60 Km/h entre a estações e terminais e de 30 Km/h nas estações e terminais. As ultrapassagens dos serviços expressos (será visto mais tarde) ante os paradores só é permitido nas áreas de estações que possuem box de recuo. Com isso, as ultrapassagens nos trechos entre as estações e terminais e nos próprios terminais é expressamente proibida.


Trecho da via BRT exclusiva próximo ao Shopping Via Parque


São exclusivo para uso do BRT. Demais veículos estão terminantemente proibidos de utilizar essas vias, exceto os veículos oficiais (polícia, ambulância, bombeiros e veículos do BRT como guinchos e pequenos operacionais) e mesmo assim, somente em deslocamento oficial, com luzes de serviço ligados.
Estações e Terminais BRT

As estações e terminais de integração são para embarque e desembarque dos passageiros do sistema BRT. Servem para agilizar a movimentação e dar mais agilidade ao modal.

Diferentemente de outros sistemas de BRT no mundo, aqui, a entrada é livre de catracas ou cabines de cobrança, pois tudo se dá pelo manuseio do @H-Card.

Em todas as estações e terminais existem "validadores" para os cartões, onde o usuário poderá comprar/validar créditos rapidamente. Outra forma de comprar/validar créditos pode ser feito pela Internet.  No interior dos veículos, é feita a cobrança da tarifa, através dos validadores manuais. 

É terminantemente proibido a circulação de usuários nas vias do BRT.


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Continua no próxima edição...

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NOTÍCIAS


Algumas novidades foram inseridas nos modais por estas semanas: 

Linha A-30 ... Terminal Trevo Norte < > Sacree Couer [Alimentadora] 




Linha A-81 ... Legisladores [Alimentadora] 



Linha E-25 ... Terminal Trevo Norte < > Terminal Trevo Sul [Expressa] 


Atenção: Houve uma mudança operacional nos horários da linha X-76 para readequar intervalos. As estações estavam ficando superlotadas com o intervalo de 15 minutos, e assim, foi reajustado para intervalos de 10 minutos entre os carros.



O serviço "madrugueiro" da linha segue inalterado.

Novidade: O corredor SUL está parcialmente operacional. A linha E-25 está passando pelo trecho, respeitando regras rígidas de trânsito reduzido e seguro nas estações em obras. A velocidade nestes casos é reduzido para 30 km/h e é obrigatório acionar o alerta e buzinar para atentar os operários que estão trabalhando no trecho.


Futura Estação Hípica - Em obras (Fechada)

As estações existentes no trecho são:

- Hospital Memorial (operacional)
- Lourdes (Em obras - Fechada)
- Hípica (Em Obras - Fechada)
- Muda (Em obras - Fechada)
- Shopping Via Parque (operacional)
- Terminal Trevo Sul (Parcialmente operacional - em obras)

A previsão de liberação no trecho para todas estações prontas e operacionais é de 3 meses.


Visão do Jóquei Club - A Estação Hípica do BRT localiza-se a frente na Av. Radial Sul

A Linha E-25 = Terminal Trevo Sul < > Terminal Trevo Norte opera com 4 (quatro) carros entre 05:00 e 23:45 horas. O intervalo médio é de 15 minutos. A linha é um serviço Expresso).


Obrigado pela Visita e até a próxima...

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