terça-feira, 26 de setembro de 2017

Passageiros - "Pitaco" C&M


SINOPSE ... :

Dois passageiros acordam 90 anos antes do tempo programado durante uma viagem colonizadora no espaço devido a um mau funcionamento de suas cabines. Sozinhos, Jim e Aurora começam a estreitar o seu relacionamento.

A monumental nave colonizadora - Avalon

Entretanto, a paz é ameaçada quando eles descobrem que a nave está correndo um sério risco e que eles são os únicos capazes de salvar os mais de cinco mil colegas em sono profundo.


TRAILER ... :


AVISO do C&M: As observações e notas do blog, não são, de maneira nenhuma, o retrato ou consenso comum de opinião. É só uma simples e humilde opinião do blog, na forma de um simplório bate-papo cinéfilo.

"Pitaco" do C&M
< ALERTA DE SPOILER! >

Vamos juntar em um mesmo filme, os dois atores mais em evidência na atualidade, ou ainda, substituindo a palavra evidência por ... "dois atores mais queridinhos" atualmente. 

Jogue na "mistura" uma história moderna e atual, e o resultado pode ser um filme de sucesso, não?


Hã, hum... Mais ou menos, mais ou menos.

Passageiros (no inglês passengers) - o que já é um ponto positivo ao meu ver, pois adoro traduções ao pé da letra para filmes - explora o âmago da personalidade humana.

Para explicar, primeiro tenho que retificar a sinopse do filme. "Eles" não acordam antes do tempo.


Quando a Avalon enfrenta uma chuva de meteoros e sofre avarias que desabilitam ou causam panes em determinados setores da nave, a capsula de Jim Preston (Pratt) sofre um defeito e acaba por despertá-lo. Sim, ele sim, acorda antes do tempo!


Depois de se ver sozinho numa nave colossal, onde as outras 5 mil e poucas almas só vão despertar 90 anos depois, Jim, no início, até consegue se manter sóbrio, fazendo uso de todas os "mimos" tecnológicos da Avalon. Temos até um andróide que faz o papel de um garçom, Arthur (Michael Sheen) como confidente e companhia. Isso tudo depois de já ter esgotado todas as idéias e tentativas de acordar membros da tripulação, que estão em sono na ponte de comando, hermeticamente fechada, blindada e protegida.


Mas quase um anos depois, a solidão cobra o preço e quando ele conhece a passageira Aurora (Lawrence) aí o "tico e o teco" entram em parafuso total. Por semanas e semanas, enquanto lê e assiste arquivos com depoimentos dela, fica se decidindo se a acorda ou não.


Chegamos, então ao contexto do filme: O indivíduo está só, em uma nave, onde não consegue hibernar novamente. Conhece uma mulher e se apaixona. Deve acordá-la e tentar esta paixão, mesmo sentenciando a mulher a um resto de vida restrita dentro da nave, ou deixa-la em paz, hibernando e seguir sozinho no seu trágico destino?


Como diz o personagem de Gus (Fishburne) mais tarde para Aurora em determinado momento: -"Quando uma pessoa está se afogando, a tendência é puxar alguém com ela..."

Então, tomado pelo ímpeto e cego pela solidão, Jim decide despertar Aurora - inicialmente mentido para ela, dizendo que foi defeito na sua capsula também - e daí em diante a história do filme passa a se centrar em duas vertentes: O desenvolvimento do relacionamento dos dois, e a crescente avaria da Avalon, que desde a chuva de meteoros apresenta setor após setor entrando em pane e resultando em defeitos.


Nos meses que se seguem, os dois estreitam o relacionamento, sem deixarem de perceber alguns defeitos aleatórios ocorrendo pela nave. 


O clímax se inicia quando Arthur por uma falha de comunicação em uma conversa entre os três entende que Jim e Aurora não possuem "segredos" e acaba por revelar para uma atônita Aurora que Jim a despertou propositalmente.

Obvio que o clima de amor cai por terra, com uma raivosa e decepcionada Aurora, e no meio disso tudo, para surpresa de todos, aparece Gus, perguntando sobre a árvore que plantaram em seu deck... Participação breve de Fishburn - que muitos atribuem à uma incrível coincidência, para que Jim e Aurora pudessem ter o card de acesso à outros níveis da nave, bem como se depararem com a sua verdadeira condição de deterioramento.

- Quem diabos plantou uma árvore no meu deck ?!?!

Neste final de filme, temos a precoce morte de Gus - atribuída à falha de sua cabine -  e a união e reaproximação de Jim e Aurora para, juntos, reparar a Avalon e salvar, além de si mesmos, os mais de 5 mil passageiros em hibernação.


Depois de posto de lado a lógica da razão humana, em contrapartida a situação, Aurora começa a entender que sua vida talvez não precisasse ser em um novo planeta - com ajuda de um vídeo, com amigas fazendo discursos de despedidas. Percebe que a felicidade que tanto procurava, ansiava, estava ali, ao lado de Jim, por quem se apaixonou, na Avalon.


A cena final, com participação relâmpago de um Andy Garcia um tanto quanto diferente, na pele do Capitão da Avalon, ao acordar e se deparar com uma pequena selva e uma cabana no deck da nave deixa claro que a vida continua e deve continuar seja qual for a adversidade. E os dois viveram, e salvaram todos nesse meio tempo.


Um bom filme - não excelente - mas bom. Não percam:

- Os passeios no lado de fora da Avalon.
- Os cenas da pista de dança, do jantar e na piscina da nave.
- As conversas com Arthur.

Grande abraço e obrigado por sua visita ...

Nenhum comentário: