terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Transmetro de Barranquilla

Continuando a série de BRTs pelo mundo... Continuamos na Colômbia, a "Terra dos BRT's"...



O Transmetro  é um sistema BRT (Bus Rapid Transit) de transporte de massa na cidade colombiana de Barranquilla.


Desde de abril de 2010, Barranquilla se tornou a quinta cidade na Colômbia (Primeiro em Bogotá, depois, Pereira, Cali e Bucaramanga) à implementar e executar este tipo de sistema de transporte.

Diagrama do Transmetro

Os modelos de ônibus utilizados no sistema são: articulados, modais (padrons) e "micrões" que trafegam pelas principais avenidas da cidade, com paradas fixas, que visa melhorar a mobilidade da população.


Sua temática é exatamente a mesma dos demais sistemas na Colômbia: Vias arteriais com articulados, com linhas interligando terminais e com estações, e alimentadores complementando o sistema.

** Acima: Vídeo mostrando um alimentador do Transmetro

A sua origem se dá quando da implementação do sistema Transmilenio, em Bogotá, no ano de 2000.

Um modelo Modal do sistema
Em 2001 surgiu o projeto e os estudos se extenderam até 2005, quando iniciou-se sua contrução de fato. 

Barranquilla se mostrou um grande desafio aos engenheiros, por sua topografia complexa e seus rios volumosos. Torna-se-ia necessária a canalização de boa partes dos rios na área urbana.

Com isso, a obra começou à gerar sérios problemas de mobilidade na cidade.

Mas, em 07 de abril de 2010, às vésperas do aniversário da cidade, foi inaugurado o Transmetro.

** Vídeo rápido mostrando um trecho da viagem inaugural em Abril 2010


A frota do sistema é dividida em dois operadores :

Unión Temporal Sistur Transurbanos S.A. : Opera  60% da frota.

Grupo Empresarial Metrocaribe S.A. : Opera  40% da frota.

A frota é formada por veículos com chassis Scania e encarroçadora Busscar.



Mais imagens e vídeos do Transmetro:

Alimentadores estacionados no pátio de um dos terminais


Panorâmicas dos terminais de integração do Transmetro




Abaixo, posto dois vídeos continuatívos, demonstrando a operação em um articulado, observado por técnicos da companhia...





O que podemos já perceber "de cara" é que a velocidade de operação na colômbia é bem alto. Os veículos operam em grande velocidade... E também, dá para notar que quase todas as mazelas que há em Curitiba, também temos por lá, como pedestres desatentos, bicicletas e automóveis que invadem a faixa exclusiva de ônibus. (risos) É interessante prestar atenção nas buzinadas durante o trajeto... o som é diferente daqui, no mínimo... digamos... mais FORTE.(risos).


Bem, é isso... Apesar de alguns problemas, nota-se que este sistema foi amplamente adotado pela Colômbia, para resolver parte de seus problemas estruturais no âmbito de locomoção coletiva. Há de se reforçar, entretanto, que para uma mobilidade urbana chegar próximo do ideal, na verdade, não podemos tomar uma único sistema como solução. E sim, integrar os vários sistemas existentes. A integração dos transportes de massa, com os locais e o estudo de seu livre deslocamento é VITAL para se chegar à um sistema bom, e que atenda as necessidades de uma população, que não pára de crescer.

Fecho o post com um comercial sobre o sistema...


OBRIGADO POR SUA VISITA, meus AMIGOS!!!

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