terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Metrô (VLT) do Cariri


Como os amigos que acompanham o blog já devem ter percebido, eu sou um fã declarado da chamada mobilidade urbana, seus princípios, suas idéias, preojetos e implementações. Sim, sou fã de ônibus e seus correlatos (atualmente estou vendo tudo sobre BRT e suas variáveis no mundo), sou um busólogo, sim senhor!

Mas, como um apaixonado pela M.U., também sou afixionado por outros meios de transporte de igual modo. Ahá!!! Peguei quem imaginou que "esse cara" só fala em BRT... Nããããooo... E hoje vou mostrar um pouquinho, do que muita gente já deve saber... sobre o Metrô do Cariri-CE.

O Metrô do Cariri


Em dezembro de 2010, completou-se 1 (um) ano de operação do carinhosamente chamado, Metrô do Cariri. 

Vídeo da época da inauguração, em Dez-2009.

Na verdade é um sistema de VLT, mas não vamos nos abraçar em termos técnicos. Afinal, por qual motivo não podemos designa-lo "carinhosamente" como metrô?!? Quer saber?!? É metrô também, e ponto. A designação em si, não trará consequência nenhuma, e o valente povo da região co Cariri não está nem aí para isso. Estão um pouco mais orgulhosos, isso sim.

Operadora do sistema no Cariri

Mapa do Sistema e estações ( Clique para ampliar)

Operada pela Metrofor  e circulando por quase 14 km de trilhos entre os municípios de Juazeiro do Norte e Crato, na região mais ao sul do Ceará, que é chamada de Cariri, em homenagem à tribo indígena homônima que habitava aquelas paragens.

Um dos veículos do sistema

O início de sua operação se deu exatamento no dia 1º de dezembro de 2009. Sua meta é transportar 5.000 passageiros/dia.


Sua implantação remodelou a malha ferroviária existente, recuperando a via permanente e retificando seu traçado para que as composições pudessem atingir maior velocidade entre as estações. Em Juazeiro foram construídas cinco estações e no Crato mais quatro.

Foto de César Coelho
*** Na imagem acima, ainda nos testes pré-operatórios (note-se inclusive, as cores ainda diferentes na composição em relação às atuais). Podemos ver bem a via e dormentes nesta imagem.

Em uma futura fase esta linha será estendida até o município de Barbalha, ao sul de Juazeiro do Norte. 

O vídeo abaixo mostra mais um pouquinho do sistema:


As Composições

As composições foram fabricadas pela empresa Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, no município de Barbalha, e transportam até 330 passageiros  cada, e são climatizadas. 


Diagrama das composições

Sua velocidade de operação é de 60Km/h, mas pode chegar à 80 Km/h.

Interior da Cabine de Comando ( Foto: Cesar Coelho)

Parcial panorâmica do Salão de Passageiros

As Estações

Estações modernas, bonitas e confortáveis dão um toque bem bacana ao sistema.


O vídeo abaixo mostra a estação de Crato em mais detalhes.



* * *

Mas nem tudo são flores. No início das operações, muitos problemas ocorreram, mas o que nesta vida não tem problemas até sua adaptação? 

Quase tudo.

No caso do Metrô do Cariri, problemas no sistema de frenagem de uma das composições, que a tiraram de atividade para manutenção, deixando a via com um só trem para fazer o trecho, problemas no ar-condicionado, acidentes nas passagens de nível em Juazeiro. 


 
Rápida do BLOG:  Bem, não precisaríamos de perícia neste caso. É regra de trânsito, tá la no DETRAN... Em qualquer passagem de nível ferroviário, mesmo sem a sinalização usual, é OBRIGATORIEDADE do condutor do automóvel, PARAR e verificar se alguma composição ferroviária se aproxima pelos trilhos. Ai,ai... Questão até de lógica.

Aliás, em Juazeiro, a maior das cidades da região com 250 mil habitantes, as estações ficaram longe da região central, o que dificultou um pouco para os usuários. Mas a administração do sistema está efetuando integrações com os ônibus para resolver este problema. 

Reconhecimento...

O Metrô do Cariri é um dos 10 finalistas do Prêmio GreenBest, que reconhece empresas que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. O empreendimento cearense está concorrendo no Grupo Inovação, Tecnologia e Infraestrutura, na Categoria Transportes.

BLOG: O VLT é um veículo de cunho moderno, e até ecológico, se comparado à outros meios de tranporte, como ônibus, vãs e táxis, e contrasta, de forma antagonica com a realidade dos moradores da região, que pode ser facilmente atestado nos vídeos, nos locais onde o trilho corta as comunidades. Sem asfalto, sem saneamento básico.


As opinião são as mais diversas, como de praxe. Alguns adoram, outros odeiam. Não se pode agradar “gregos e troianos”.  Isto é fato. Mas pelo que tenho lido na web, a balança pesa mais positivamente. Ao que tudo indica, os usuários aprovaram e estão satisfeitos. É o que importa. O vídeo abaixo corrobora isso.

 
Uma coisa que descobri num blog de transporte coletivo lá do Nordeste: Alguns ônibus  que operam a ligação entre Juazeiro e Crato, da operadora ViaMetro, padronizaram os layouts dos ônibus novos e adotaram pintura semelhante ao VLT, visando iniciar uma integração entre os dois modais de transporte na região. Confiram as imagens:


 Fotos : CRÉDITO de  Antonio José de V. Júnior ( Maracanaú-CE )

Ficaram bonitos esses Torinos nessa cor... Ôpa!!! Voltando ao Metrô do Cariri (risos)... Se é verdade que obras deste segmento costumam trazer mudanças ao seu entorno, que isso se cumpra, de maneira justa e gradativa aos moradores e usuários. Aí sim, poderemos dizer que o Metrô do Cariri fez totalmente seu intento. Tanto o direto como o “indireto”.


OK!!! Muito legal, isso. Fica aqui então, na forma deste post, uma singela homenagem ao valente povo da região do Cariri e Adjacências. Que esse projeto seja o prelúdio de muitas outras coisas boas para vocês.

OBRIGADO, pela visita,  e até a próxima!!!

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