Olá pessoal!!! Como eu não consigo
ficar muito tempo sem falar de sistemas de transporte, mobilidade urbana mundo afora... O C&M vai falar de um sistema BRT da China que bem bacana:
Mas,
antes um breve resumo da cidade que ostenta mais este belo sistema de BRT:
Xiamen
Em chinês simplificado: 厦门
Em chinês tradicional: 廈門
Seu
significado é algo em torno de “A Porta da Grande Mansão”.
Xiamen é a segunda
maior cidade da província de Fujian (Fuquiém) na China. Tem uma população de
quase 3 milhões de habitantes e ocupa uma extensão de 1.565 km².
Panorâmica de Xiamen
Devido à sua excelente
localização geográfica e comercial, tem ocorrido enorme crescimento econômico
e populacional, podendo ser retratado em uma rápida observação: Em 2002 contava
com aproximadamente 1.400.000 habitantes.
A
Imagem ao lado é bacana: Foto de comércio em Xiamen, onde podemos ver um
freezer com logotipo da Kibon,
devidamente revertido ao ideograma chinês.
A
cidade foi fundada no ano de 282.
No
ano 1387, a dinastia Ming converteu-a em base militar para lutar contra os
piratas.
Mapa da província de Fujian, com Xiamen em destaque
Foi
o principal porto chinês utilizado pelos europeus em 1541 e também o de maior utilização para
a exportação de chá durante o século XIX. Os mercadores estrangeiros só estavam
autorizados a viver na ilha de Gulangyu.
Porto de Xiamen
O
município de Xiamen compreende as ilhas de Gulangyu e a de Xiamen.
Curiosidade: Na ilha de
Gulangyu não é permitido o tráfego de veículos. A ilha está conectada à Xiamen por meio de
transporte regulares de navios.
* * * * * *
O BRT de Xiamen
O
Sistema foi formalmente colocado em operação em 31 de agosto de 2008, com advento de três
linhas, e é considerado o primeiro BRT em vias
(quase totalmente) elevadas da China.
Como visto, o sistema utiliza vias de fluxo elevadas, tornando-as faixas exclusivas nestas pontes que permitem aos ônibus possibilidade
de atingir
velocidades médias constantes de 60
km / h.
Devido ao seu grande sucesso, a cidade ganhou consecutivos prêmios
na categoria mobilidade urbana na China e
manteve-se no
topo por
seis anos consecutivos, onde chegou à alcançar um índice de mais de 30% de preferência
pública entre os usuários nas viagens
realizadas no
transporte público na cidade.
Hoje, o sistema opera com 06 linhas :
Linha 1 (ROTA 1): Terminal Principal <> Oste Wharf
Linha 2 (CHENGGONG ROTA): Terminal Oeste <> Porto
Linha 3 (RINGROAD ROTA): Aeroporto de Xiamen <> Terminal Portuário
Linha 4 (ROTA 2): Jiageng Stadium <> Zona Industrial de Tonga
Linha 5 (INTEGRAÇÃO): Instituto de Pesquisa e Ciências <>Qianpu
Linha 6 (HAICHANG ROTA): Parque de Exposições <> Terminal Oeste
O Mapa acima mostra as diferentes linhas que estão atualmente em operação e as em planejamento (pontilhadas). Este mapa também mostra um pouco os diferentes distritos de Xiamen.
Este sistema BRT é
semelhante ao do MRT, também chinês, exceto que são ônibus utilizados em vez dos trens.
A população de Xiamen
está quase nos 3 milhões de habitantes, e crescendo cada ano mais e mais, e a
opção por um sistema de BRT foi sustentado, pois não há espaço e nem tempo
suficiente para se elaborar, sustentar e incrementar uma operação de transporte
ferroviário pesado na cidade.
O
King Long XMQ6127G é o modelo de ônibus exclusivo para ser operado no sistema:
No início das
operações, em 2008, utilizou-se somente modelos modais (padron), o que posteriormente, foi revisto e decidido pela implantação também dos modelos articulados.
Acima, mais uma panorâmica
do interior de uma estação do sistema: Overhead de tela LED com os horários estimados de
chegada dos ônibus (abaixo em destaque).
Os visores informativos de led mostram o nome da estação, data e hora atual, previsão do
tempo, horários dos ònibus, posicionamento de frota e mensagens de segurança.
Detalhe importante: Muita, muita informação! É o que você vai encontrar nos sistemas de transportes chineses. No BRT de Xiamen não é diferente. Isso facilita muito a vida do usuário. Acima, avisos podem
ser notados também nas catracas de acesso.
Em todo local, seja nas estações ou no seu entorno, nos ônibus, há uma placa, um aviso ou mapa do sistema.
Máquina automática de emissão de bilhetes
Na imagem acima, uma máquina de emissão automática de bilhetes. Sem muita
burocracia, aceita notas em qualquer estado. Notas com ranhuras e até mesmo com
fissuras e cortes são aceitas sem problemas. há ainda um mini-mapa do sistema
para informação e um led com mais informações.
Acesso para pessoas com mobilidade reduzida - 100% da frota do sistema
Os ônibus do sistema operam com uma
média de um à dois minutos de intervalo durante os períodos de pico, até a
freqüência máxima de oito minutos em horários convencionais.
Um modelo King Long XMQ6127G trabalhando na rota 2.
Abaixo:
A estação terminal, Diyimatou, que também é pátio de estacionamento e dimensionamento de frota. As telas de LED mostram os horários previstos de
partida para as próximas duas viagens, junto com os números de matrícula de
ônibus. Todos os serviços usam uma plataforma em comum para o embarque.
Eventualmente os funcionários
do sistema operam na estação, junto às plataformas para assegurar que os
passageiros embarquem nos ônibus de forma ordenada e segura.
A atenção também é
voltada para que os passageiros não ultrapassem a linha amarela na plataforma
(semelhante aos metrôs), apesar de contar ainda, com a presença de barreiras à
meia altura.
BLOG: O que mais me impressiona neste tipo de sistema
implantado em Xiamen é a quantidade de informação disponibilizada ao usuário.
Sem contar ainda a segurança evidente, e o impressionante trecho elevado. Uma
implantação normal de BRT já requer algum tipo de trabalho e operacionalidade, e isso, quando falamos em vias normais à superfície. Imaginem, então, em um sistema quase
totalmente elevado! A limpeza das estações e ônibus também parecem ser realmente dignos
de prêmios. Um desafio e tanto manter um sistema baseado em ônibus funcionando bem para atender uma cidade com mais de 3 milhões de pessoas. Sem contar ainda, que pontos importantes da cidade
estão unidos, como Centro de Exposições, Porto, Terminais, Aeroporto
Internacional de Xiamen, Universidades... É por estas e outras que sou defensor
deste modal de transporte, DESDE QUE, bem administrado. Está aí mais um exemplo de BRT bem
implantado. Mais um sistema que eu queria conhecer...
Sua visita é muito importante... Valeu !!! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário