terça-feira, 12 de abril de 2011

O Metrô do Porto

O Metrô do PORTO


O Metrô do Porto é um sistema de transporte público do Grande Porto, Portugal, e que consiste numa rede ferroviária eletrificada (catenária superior)  em formação subterrânea na parte central da cidade do Porto e à superfície nas demais regiões periféricas.


Composta atualmente por 6 linhas (com 8 serviços, incluindo um serviço expresso) espalhadas por sete regiões da área metropolitana: Porto, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Gondomar.

Interior de uma das composições

Tabela com descrição das linhas do metrô do Porto
Possui um total de 80 estações distribuídas por 70 km de linhas comerciais duplicadas, em maior parte à superfície,  e  com 9,5 km da rede subterrânea.

Organograma das Linhas
Foi considerado o maior projeto de construção da União Europeia, devido à implementação simultânea de várias linhas, num projeto inicial com 60 quilômetros.


Resumo do histórico das linhas

* Linha A
Estádio do Dragão <> Senhor de Matosinhos ( Linha de Matosinhos )

Foi a primeira linha do Metrô do Porto, e que ligou inicialmente Senhor de Matosinhos à estação da Trindade (Linha A) quando da sua inauguração em Dez/2002 circulando em regime experimental.


Nesta primeira fase, a rede possuía apenas 11,8 km e 18 estações, todas de superfície, sendo o antigo túnel ferroviário da Lapa, reconvertido para a rede do metrô, o único percurso subterrâneo. 

Panorâmica do trecho entre Senhor dos Matosinhos e Trindade ( Linha A )
Em Junho de 2004, a linha foi estendida até ao Estádio do Dragão, para atender a demanda do Campeonato Europeu de Futebol, o Euro 2004, que decorreu nesse ano em Portugal. 

Estádio do Dragão, Estação final de 3 linhas do sistema
A rede ganhou mais 3,8 km de linha e 5 novas estações no centro do Porto, em túnel subterrâneo aberto propositadamente para o metrô.

* Linha B
Estádio do Dragão <> Póvoa do Varzim (Linha da Póvoa)
Expresso Trindade <> Póvoa do Varzim (Expresso)


Em Março de 2005, abriu o primeiro segmento da segunda linha, a linha B, aumentando a rede em quase 7 quilômetros e 5 novas estações de superfície, ligando Pedras Rubras, à partir da Estação da Senhora da Hora já existente para a linha A, ao Estádio do Dragão. 


Nova composição do metrô do Porto na linha Póvoa do Varzim
A Linha B usa o canal ferroviário da "linha da Póvoa", aberto no século XIX, e que ligava a Póvoa de Varzim ao Porto. 


A linha foi concluída em 2006 com a chegada até Póvoa do Varzim e a inauguração do Serviço Expresso.

* Linha C
Campanhã <> ISMAI (Linha da Maia/Trofa)

Panorama da Linha C-Maia
A Linha C começou à operar em Julho de 2005, chegando até ao centro da cidade da Maia, o que significou um acréscimo de 6 km de linha e 6 novas estações de superfície, parte desta linha, foi construída no antigo canal da "linha ferroviária da Trofa".


Logotipo da Estação final ISMAI~Trofa
Visão do ramal, próximo à estação Castêlo de Maia
* Linha D
Hospital São João <> Santo Ovídio (Linha de Gaia)

A Linha D (amarela) iniciou as operações em setembro de 2005 e uniu inicialmente o centro de Vila Nova de Gaia ao extremo Norte da cidade do Porto, junto ao pólo universitário. 


Abrindo 5,7 km de rede e dez novas estações, quase todas elas subterrâneas.

Estação Hospital São João
Existiram problemas técnicos nas escavações do túnel da linha D no centro do Porto que atrasou a abertura desta linha. Houveram ainda problemas de segurança, pois as composições passavam à apenas 50 centímetros da entrada da Faculdade (Escola Superior de Enfermagem do Porto). Ao final o ramal foi extendido até o Hospital São João.

Ponte D. Luis com composições do metrô em passagem
A linha obrigou à construção de uma nova travessia rodoviária sobre o Douro (a Ponte do Infante) uma vez que o tabuleiro superior da Ponte D. Luís teve de ser fechado ao trânsito automóvel e convertido somente para o metrô.


A linha D tem mais quatro estações em planejamento extensivo, com entregas previstas para 2013, indo até Vila D'este.

* Linha E
Estádio do Dragão <> Aeroporto (Linha do Aeroporto)

Em Maio de 2006, considerou-se concluída a primeira fase da rede, com a entrada em funcionamento da linha Violeta (Linha E), que passou a ligar a baixa do Porto ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, sendo a primeira rede de metropolitano em Portugal a fazer tal tipo de ligação, e a segunda na Peninsula Ibérica. 

Visão panorâmica da Estação Aeroporto
Esta nova linha usa o ramal da linha B, acrescentando apenas 1 quilômetro e 3 novas estações.


* Linha F
Fânzeres <> Senhora da Hora ( Linha de Gondomar)

A Linha de Gondomar serve a parte Oeste da Área Metropolitana do Porto, tendo um comprimento aproximado de 7 quilômetros e agrega 10 novas estações de superfície.

O trecho entre a Estação do Estádio do Dragão e a Estação Venda Nova, serve zonas de elevada densidade populacional.

Entre estas duas estações, a linha descreve um «V» invertido: partindo da freguesia de Campanhã, ainda no Porto, segue para Norte até Rio Tinto e Baguim do Monte, descendo depois até Cabanas. 


Cerca de 1 quilômetro do trajeto faz-se em túnel – cruzando a fronteira entre o Porto e Gondomar e evitando conflitos com as linhas da CP e com a Estrada da Circunvalação.

Trecho da Linha F (Gondomar)
Na superfície, a integração do Metrô com a paisagem é feita de um modo ambientalmente harmonioso e seguro. O relatório de conformidade ambiental, aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente, valida todas as opções do projetista em matéria de inserção urbana.
 
Testes na Linha Gondomar

Todas as estações do Metrô construídas no município de Gondomar vão ser servidas por parques de estacionamento. Cada qual terá uma capacidade média de cem lugares, promovendo a intermodalidade e facilitando a entrada no sistema.

Existem vários projetos de expansão das linhas previstos até 2022.

Organograma das Expansões previstas
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O Metrô do Porto usa um cartão com chip chamado Andante que é intermodal, podendo ser usado em outras transportadoras da Área Metropolitana do Porto, como STCP ou CP. 

A adoção deste cartão fez do Metrô do Porto a primeira infra-estrutura de transportes públicos no mundo a usar bilhetes de baixo-custo sem contato, podendo o usuário manter o cartão na bolsa ou na carteira, tendo unicamente que a passar pelo scanner para validar a viagem.

Validador eletrônico do Cartão Andante
Existem duas versões do bilhete Andante, o Azul e o Gold

O Andante azul é um bilhete para viagens ocasionais e necessita de ser carregado com um determinado número de viagens, tendo à cada 10 viagens, uma gratuíta de bônus oferecida pelo metrô.

O Andante Gold é um passe que permite um número ilimitado de viagens durante um mês e podendo este ser carregado em caixas automáticos.

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Funicular dos Guindais

A empresa do Metrô do Porto opera também o Funicular dos Guindais. 


Construído inicialmente em 1891, foi totalmente remodelado em 2004. Liga a zona baixa da Ribeira à zona alta da Batalha.


O Funicular dos Guindais é um elevador ferroviário ligeiro que se localiza na cidade do Porto, em Portugal, e liga a Batalha (Rua Augusto Rosa) à Ribeira (Av. Gustave Eiffel).


O funicular original, projetado por Raul Mesnier, foi inaugurado em  Junho de 1891, e fechou dois anos depois, devido à um grave acidente.

Foi totalmente reprojetado pelo mesmo engenheiro, na tentativa de o repor em funcionamento, o que nunca chegou a acontecer.

Estação Ribeira
No âmbito do empreendimento PORTO 2001/Capital Europeia de Cultura, foi a idéia aproveitada e projetado para o mesmo local um novo e moderno funicular. Do equipamento original, praticamente não foram encontrados vestígios.


A concretização foi da responsabilidade do Arq.º Adalberto Dias e da empresa POMA, detentora da tecnologia.

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Destaques e Curiosidades

O arquiteto da primeira-fase da rede do Metrô do Porto ganha o Pritzker 2011.

Eduardo Souto de Moura recebeu a edição 2011. 

O Arqº Eduardo Souto foi o responsável pela implementação da primeira fase do projeto do metrô do Porto.

O Pritzker é um prêmio anual que tem como objetivo agraciar um arquiteto vivo por um grande trabalho.


Foi criado em 1979 pela Fundação Hyatt, gerida pela família Pritzker, sendo muitas vezes chamado de "o Nobel da Arquitetura".

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Abaixo, uma cena curiosa, captada pelas câmeras de segurança do metrô :


Um motorista enganou-se e atravessou a ponte D. Luis (no pavimento superior, exclusivo para o metrô), entrou no túnel, só percebendo estar no caminho errado ao chegar à estação São Bento.

O condutor, natural da Beira Alta, vinha visitar um familiar ao Porto. Como já não se deslocava por esta cidade há muitos anos, julgou que o percurso ainda se fazia pela parte superior da Ponte D. Luís e, como era final de madrugada, não se apercebeu da sinalização.

Foi filmado por todas as câmaras de segurança por onde passou.

Epílogo:

Atualmente o metrô do Porto está passando por grandes dificuldades financeiras e pode ter sérios problemas operacionais por conta disso. 

Trechos retirados de jornais de Portugal:

"O metro do Porto está em risco de parar por falta de dinheiro. A ruptura na tesouraria da empresa pode pôr em causa investimentos já em curso, avisa Ricardo Fonseca, presidente do Conselho de Administração, numa carta enviada ao Ministério das Obras Públicas."

"Na missiva em forma de ultimato, datada de anteontem, e a que o JN teve acesso, o cenário traçado pelo gestor da empresa não podia ser mais sombrio: ou o Estado injecta rapidamente 200 milhões de euros até ao final do ano ou as debilidades financeiras da Metro poderão -pôr em causa o cumprimento de compromissos assumidos, quer no que respeita a investimentos em curso [extensão a Gondomar e Santo Ovídio], quer no que respeita ao serviço da dívida, da qual uma parte significativa tem garantia da República".

"Há cinco anos que o projecto não merece qualquer financiamento a fundo perdido por parte do Estado. Sobrevive às custas de empréstimos bancários. E mantém-se em situação de falência técnica. No final de 2009, o passivo da empresa superava os dois mil milhões de euros".

Fontes das Notícias grifadas acima:

http://www.dn.pt
http://www.jn.pt

Página oficial do metrô do Porto:


BLOG:

Como sou um adepto de sistemas de transporte e mobilidade urbana, este sistema do Porto é um fascínio por seu projeto. Se analisarmos bem, poderíamos encaixá-lo como VLT, na verdade, dado o modelos dos veículos utilizados, mas pelo tamanho da malha e da quantidade de usuários atendidos, bem como do  mobiliário e estruturas, é impossível esta alocação. Temos que (até por mérito) denominá-lo metrô mesmo! Com Justiça. 


Independente do que está havendo na sua administração e gestão financeira, há de se levar em conta que seu projetista inicial (O Arquiteto Eduardo Souto de Moura) levou o Pritzker de 2011. Pelo pouco que pude ver do metrô do Porto, parece-me sensacional. Fica então, mais um "sonho" deste blogueiro para conhecer pelo mundo afora...

Agradeço a vista à este humilde BLOG. Muito Obrigado, pessoal!!!

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