segunda-feira, 25 de abril de 2011

O misterioso caso Rudolf Fentz

Em uma noite de junho de 1950, um homem vestido de modo totalmente insólito foi visto perambulando pela Times Square, em Nova Yorque.


Este homem que parecia ter uns 30 anos, foi visto no meio da multidão que saía de um teatro. Eram 23:15hs... 

NYPD Arquives
O ESTRANHO CASO DE RUDOLF FENTZ
Panorama da Times Square em 1950.

O mais estranho nisso tudo era que o desconhecido estava com vestimentas inteiramente fora de moda da época: chápeu alto, casaco com uma fila de botões nas costas, calças apertadas, aos quadrados brancos e pretos, sem vinco nem dobra, sapatos altos de fivela.

Muitos imaginaram ser uma ação de marketing, ou algo similar para alguma peça teatral, tão comum na região.

Entretanto, as testemunhas declararam que começaram à estranhar, pois o homem estava imóvel no meio de uma encruzilhada, "observando com ar amedrontado os faróis que se cruzavam, como se nunca tivesse visto nada assim".


Por fim, pareceu habituar-se com o tráfego e dispôs-se a atravessar a via. As testemunhas afirmam que nada desconfiavam de estranho e por esse motivo ficaram inertes, observando a cena.

Um agente da polícia, de serviço à esquina da rua, viu-o, mas antes  que pudesse o alcançar, este homem dirigiu-se para o meio da rua sem se preocupar com os automóveis.

Um táxi apanhou-o em cheio e já estava morto quando chegaram os socorros. 

Na época, o capitão Hubert Rhim estava encarregado das investigações sobre pessoas desaparecidas.  Quando das reportagens sobre o caso estava na reserva e não possuía todos os dados sobre o caso, visto que já não tinha mais acesso aos processos da polícia. No entanto, recordava-se muito bem dos pormenores essenciais:

O corpo do desconhecido foi transportado para o necróterio, onde foram cuidadosamente examinados todos os objetos que trazia consigo. Eis a lista:

*Uma moeda de bronze fora de circulação (com a data de 1876);

*A nota de uma estrebaria chamada Lesington Avenue (!?): "Pela alimentação de um cavalo e por guardar uma viatura de um lugar";

*70 doláres em notas antigas (também fora de circulação);

Nota semelhante às encontradas com o corpo de Fentz

*Alguns cartões de visita com o nome Rudolf Fentz, residente na 5° Avenida;  

*Uma carta ao portador e com o carimbo postal de junho de 1876.

Suposta moeda encontrada com o corpo de Fentz

As primeiras investigações permitiram estabelecer que na direção da Quinta Avenida, antigamente, correspondia a um armazém cujos donos declararam ignorar em que data ali se tinham instalados.

Ninguém nas imediações ouvira falar em Rudolf Fentz, cujo nome não figurava sequer na lista telefônica. 

Um exame às impressões digitais, tanto em Nova Yorque quanto em Washington, não resultou em qualquer resultado.

Apesar dos resultados pífios, o capitão Rhim continuou suas investigações e a sua constância foi recompensada, pois encontrou na lista telefonica de 1939 um  homem chamado Rudolf Fentz Jr.

Daí em diante, caro leitor, o caso fica mais intrigante: 

Ao ir procurar o mesmo, no local apontado na lista, não o encontrou, e vizinhos lhe informaram que o Sr. fentz Jr. não mais morava no local. Adiantaram ainda, que Fentz Jr., na época, era um homem de uns 60 anos, que trabalhava num banco da vizinhança. 

Já no banco, confirmaram que em meados de 1940, Fentz Jr. havia mudado do local apontado na lista. Mas, infelizmente, Fentz Jr. morrera 5 anos depois, em 1945, mas, que sua viúva ainda vivia na Flórida. Deram-lhe o endereço.

Finalmente, a viúva, em resposta a uma carta de Rhim, escreveu-lhe para dizer que o pai de seu marido (Fentz Jr.) havia desaparecido misteriosamente na primavera de 1876. Contou os pormenores do caso...

Primavera de  1876: A senhora Fentz não gostava que o marido fumasse dentro de casa, de modo que ele tinha o costume, então, de dar um passeio à noite para fumar um charuto antes de se deitar. Bem... Uma noite... não voltou. A família e amigos próximos fizeram longas buscas, que não deram qualquer resultado: todos os rastros  de Rudolf Fentz haviam simplesmente desaparecido.

Em posse desta nova informação do caso, o capitão Rhim procurou e encontrou mais tarde, uma lista das pessoas desaparecidas em 1876 e lá figurava o nome Rudolf Fentz!

No momento em que deixara de ser visto, contava com 29 anos. 

Além da idade, a descrição da roupa que usava correspondiam exatamente aos da vítima de Time Squares, 74 anos depois !!!

O capitão Rhim tentou, em vão, continuar suas investigações, mas ao apresentar seus relatórios, foi totalmente desacreditado pelas autoridades e também pela imprensa que menosprezaram o caso.


Assim, viu-se obrigado à arquivar o caso. Anos mais tarde, já aposentado, decidiu retornar ao necrotério para uma nova observação nos arquivos e nos pertences da vítima. Constatou que tanto o corpo como os pertences, desapareceram. Foram simplesmente "apagados"... Ou seja, misteriosamente, toda evidência desapareceu.  


O caso foi então, definitivamente arquivado. 


O aposentado capitão Rhim foi terminantemente proibido de continuar, na época, com qualquer linha de investigação particular, ou ainda falar mais sobre o caso.

* * *
[BLOG] : É isso, caro leitor.  O C&M somente trás o caso em forma de post. Seria uma lenda urbana? Um caso de paranóia? Teoria da Conspiração? Fica totalmente à seu mérito, tirar suas próprias conclusões com os fatos expostos...

OBRIGADO PELA SUA COMPANHIA E VISITA...

Nenhum comentário: