sexta-feira, 17 de junho de 2011

Coisas que não entendo... VANDALISMO.


Dentre as várias coisas nesta vida que me deixam irritado e até mesmo estupefato... Uma delas, com certeza é o vandalismo gratuíto e irrestrito.


Tal atrocidade perpetrada pelas pessoas (?!pessoas?!) estão presentes em várias áreas, vários segmentos, mas, como sou um adepto da mobilidade urbana, gosto de ônibus, vou, claro, focar neste parâmetro.

Como já é sabido por todos, os Megas-BRT bi-articulados que estão em circulação em Curitiba, que foram tão citados na mídia (inclusive internacional), já foram alvos destes “criminosos das sombras”. Com dois dias dos ônibus circulando eu já presenciei o  vandalismo em um e nesta semana, andei pelo sistema, e pude registrar o estrago em outro dos Megas, mas, precisamente, o GE-711:




Os vidros das portas e dos anteparos internos estão completamente riscados. Lamentável, pois um bem (que é do povo, para o povo) fica assim, com essa aparência de abandono, e o trabalhador que poderia ter um transporte decente, fica prejudicado.

Registro do Mega através do vidro danificado da Estação Carlos Gomes...


Pelas ruas do centro de Curitiba, por onde você lançar um olhar mais atento, vai descobrir focos de vandalismo e destruição.


Mas, vou continuar no transporte...

No retorno, optei por utilizar uma das linhas diretas (ligeirinho) com pontos no entorno do Terminal Guadalupe.

As estações, bem como o próprio terminal metropolitano do Guadalupe estão muito danificados. Passam uma sensação de abandono, com os resultados de ataques dos vândalos. Com relação à limpeza, não há o que desabone. Na região central, a operação de limpeza da prefeitura, por intermédio dos garis e no interior das estações tubo, cuidadas pelos operadores/cobradores são muito bons. Mas contra o vandalismo não há o que amenize:

Estação-tubo da linha Sítio Cercado (sentido Boqueirão)... Mais vandalismo.
Mas então, eis que encosta na estação um dos ônibus mais "judiados" que já vi. Eu já tinha observado o EL-070 de passagem, na rua, lá no bairro e em outras oportunidades, mas por dentro, a sensação é a pior possível.




Aliás, a linha direta Sítio Cercado é uma das que mais sofrem com as ações dos vândalos em Curitiba.


A situação do EL-070 pode se resumir em 95% dos seus vidros muito, mas muito riscados (prejudicam até mesmo a visão de dentro para fora do veículo), e algumas cadeiras quebradas/rachadas e grafitado no teto e laterais.

E, através do vidro traseiro, pude registrar um dos novos Megas-BRT (HL-313) que já estão rodando no sistema, na linha do Sítio Cercado (sentido anti-horário, Água Verde).  Ainda em bom estado... Não foi alvo dos vândalos. A pergunta é... Até quando?


Qual é a vantagem em destruir algo que é de uso-fruto próprio?

Quem sempre acaba “pagando” o pato, é realmente aquele que mais precisa, o trabalhador, que sai cedo de casa, e necessita de um transporte de melhor qualidade e conforto no seu deslocamento diário. Eu cito isso, pois grande parte destas ações idiotas de destruição são oriundas de quem? Todos no sistema sabem...

Em dias de jogos tem vandalismo? Tem...


Aos finais de semana e com ênfase nos domingos tem vandalismo? Claro que tem...


Mas o maior estrago vem justamente de onde não tinha que vir... Grande parte do vandalismo no transporte de Curitiba (cerca de 80%) é praticado por grande fatia de nossos estudantes... Infelizmente é uma verdade cruel. Alguns estudantes, que deveriam dar o exemplo, são os que fazem a destruição alheia...


Claro, que deixo bem claro... São alguns estudantes. Uma parcela de bardeneiros que em vez de estarem se tornando cidadãos com cultura e educação, preparando-se para a difícil vida profissional cada vez mais concorrida, preferem se esconder por trás de cadernos e livros e praticarem destruição... Não culpo só as escolas... Não. Há deficiência e erro no próprio seio familiar, que está cada vez mais falido na sociedade... A família é a base de tudo, e quando isto começa à ruir... A tendência é que tudo á volta desmorone gradativamente também.

Mas...

Talvez com o advento de novas ferramentas, como o monitoramento por câmeras de segurança dos ônibus e estações-tubo que está sendo implantado, estes atos descabidos tenham uma diminuição considerável.


A prefeitura tentou há um tempo atrás, através de ação de conscientização e educação, e também, solicitando a ajuda dos cidadãos, refrear a onda de vandalismos no sistema:

Totem da campanha... Tentativa de minimizar o vandalismo na capital paranaense


Evidentemente não deu muito certo.

Alheio à isso tudo, fica aqui, a torcida do Camisas & Manias para que os indivíduos que tem essa conduta ridícula e totalmente sem sentido, parem e pensem na total idiotice que é praticar o vandalismo. Tudo é absurdo. Ninguém ganha com isso, só se perde!... O povo que está aí, só perde. Fica a torcida para que cenas assim acabem:




Sério... Queria entender um ato destes... Por mais que tente...Não consigo.



Acima... Vandalismo em placas de trânsito: RISCO inclusive na segurança das pessoas.


Ônibus é incendiado em Sampa... Menos um no dia-à-dia.  Alguém com certeza se prejudicou com a falta deste carro na linha. A Lotação aumentou e atrasos foram iminentes... Niguém ganha. Nunca...

Engana-se porém, quem pensa que o vandalismo é restrito ao Brasil... Vejam só:

Torcedores destroem centro de Vancouver

Derrota na liga norte-americana de hóquei foi o estopim


Revoltados com a derrota na final da liga norte-americana de Hóquei (Stanley Cup), torcedores do Vancouver Canucks destruíram o centro da cidade canadense nesta quinta-feira (16). O Canucks perdeu o último jogo da melhor de sete contra o Boston Bruins por 4 a 0, gerando uma onda de vandalismo.
Cerca de 100 mil torcedores quebraram janelas e vitrines do centro da cidade, e saquearam mercados.

Enquanto pedestres tentavam escapar dos cacos de vidro que voavam a todos os instantes, fãs do Canucks incendiaram carros e jogaram garrafas de bebidas alcoólicas nas chamas para causarem explosões.

 

A polícia montada do Canadá tentava controlar a multidão e várias viaturas foram deslocadas para a região. Testemunhas relataram vários casos de feridos, porém não era possível levá-los ao St. Paul’s Hospital – as portas foram baixadas para impedir a invasão dos revoltosos.





“Vergonha”

O prefeito de Vancouver, Gregor Robinson, fez um pronunciamento condenando os arruaceiros.

-"Vancouver é uma cidade desenvolvida e é vergonhoso ver o tipo de violência que está acontecendo hoje. Infelizmente, um pequeno número de pessoas com intenções criminosas depredaram bens alheios e entraram em confronto com a polícia".

Segundo a Polícia de Vancouver, a multidão era composta por 100 mil pessoas – nem todas, porém, realizavam atos de vandalismo. A polícia também pediu que quem tivesse fotos dos manifestantes as enviasse à polícia, para facilitar a identificação dos criminosos.



“Medo”

Uma das empresas de ônibus da cidade precisou suspender os serviços devido aos riscos. Até as 3h da manhã (horário do Brasil, a polícia ainda tentava controlar a revolta e nuvens de fumaça eram vistas por boa parte do centro – especialmente nas proximidades do Banco de Montreal.

As lojas da região baixaram as portas e seus funcionários ficaram trancados do lado de dentro para se protegerem.

Os danos causados pelos torcedores do Vancouver Canucks são similares aos que ocorreram em 1994. Na ocasião, o time perdeu a final para o New York Rangers e a cidade canadense também foi depredada por fãs insatisfeitos.
 Fonte...
http://esportes.r7.com/


Pois, é... Estes atos de vandalismo no esporte me remetem ao episódio do Couto Pereira, onde a torcida do Coxa também deixou lá o resultado de uma cólera pelo resultado em campo. 


Além é claro, da destruição do patrimônio e pesadas sanções... Ninguém ganhou. Ninguém ganha com o vandalismo.


Sou torcedor do Coxa e é “navalha na carne, irmão”. Não vou passar a mão na cabeça por que sou Coxa... Houve um desastre, um erro, mas que serviu para mobilizar a parte honesta da torcida, que acompanhou o clube, apoiou, ajudou à reparar os danos no estádio e fez o clube dar a volta por cima.

Saldo da destruição... Prejuízo e feridos... Ninguém ganha.

Tomara que em outros segmentos do vandalismo tal reversão venha à ocorrer...

Tomara, sinceramente, que um dia, os vândalos parem e analisem que a destruição de bem público, como os ônibus, telefones públicos, monumentos históricos é uma total e descabida perda de tempo.


Consciência, atitude, inteligência, educação e amor ao planeta e ao próximo. A evolução de uma espécie depende disto. Eu quero acreditar.

BOM FINAL de SEMANA!!!

Nenhum comentário: