segunda-feira, 27 de junho de 2011

Juazeiro do Norte - Vitral da Semana C&M

Esta semana, o destaque no VITRAL será na região do Cariri...


Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte está localizado na Região Metropolitana do Cariri, no sul do estado do Ceará, distante 514 km da capital, Fortaleza. Sua área é de 248,558 km², a uma altitude média de 377,3 metros. A população do município é estimada em aproximadamente 260.000 habitantes, que o torna o terceiro mais populoso do Ceará, a maior do interior cearense.

Vista de Juazeiro a partir do Mirante do CCBNB

Seção de escadas de acesso ao Mirante do CCBNB

Graças à figura de Padre Cícero, é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina, atraindo milhões de romeiros todos os anos.


O topônimo Juazeiro é uma alusão a uma árvore típica da Região Nordeste do Brasil, cujo nome científico é Zizyphus joazeiro. Juazeiro é uma palavra de origem híbrida (tupi e português): "juá" ou "iu-á" (fruto de espinho) e o sufixo "eiro".


Juazeiro do Norte era inicialmente um distrito da cidade vizinha Crato, até que o jovem Padre Cícero Romão Batista resolveu se fixar como pároco no lugarejo, até então sem capelão e, portanto, sem os serviços religiosos. 

Padre Cícero foi um dos responsáveis, tempos depois, pela emancipação e independência da cidade.

Estátuas no Museu Vivo Padre Cícero.

A taxa de alfabetização do município é de 76,9%.

Está localizada em Juazeiro do Norte a primeira escola normal rural do Brasil, o Centro Educacional Professor Moreira de Sousa, inaugurado em 13 de junho de 1934.

Centro Educacional Moreira de Souza (CEMS)

Apesar de ser uma cidade de médio porte, Juazeiro apresenta um transporte caótico no centro. Durante o horário comercial é comum que se formem engarrafamentos e faltem vagas para estacionar os veículos, isso porque as ruas são estreitas e não comportam o fluxo de automóveis.


A região central possui ruas antigas e estreitas sem planejamento para comportar o intenso tráfego de veículos de todos os portes, carecem projetos de alargamento de ruas e abertura de ruas adequadas.

O Aeroporto Orlando Bezerra de Meneses (JDO no código IATA), administrado pela Infraero, liga Juazeiro às principais cidades do país.


Possui uma capacidade operacional de cem mil passageiros por ano, porém desde 2006 apresenta movimento superior a sua capacidade. Apresenta, ainda, aumento operacional de cargas e passageiros acima da média nacional.

Em virtude dos elevados índices de crescimento operacional, o terminal de passageiros se tornou pequeno, não mais comportando confortavelmente os usuários. Atualmente operam no aeroporto de Juazeiro, a Gol Transportes Aéreos, Avianca Brasil. E recentemente, em 15 de junho de 2011 a Azul e a Tam também passaram a operar nesta cidade.

Em 1° de dezembro de 2009, foi inaugurado o Metrô do Cariri, um veículo leve sobre trilhos (VLT), que faz o transporte de passageiros entre Juazeiro do Norte e Crato. 




A obra é fruto de uma parceria entre o governo estadual e as prefeituras dos dois municípios. São 13,6 quilômetros de extensão da linha e nove estações: Fátima, Juazeiro do Norte, São Pedro, Teatro, Antônio Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato. 

São duas composições com tração a diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima atingida pelo VLT é de 60 km/h.

O Camisas & Manias possui um post exclusivo sobre o Metrô do Cariri. Para acessá-lo, clique no banner abaixo:



Juazeiro possui dois clubes profissionais de futebol: Icasa e Guarani. 

O duelo entre as duas equipes é conhecido no Ceará como "Clássico do Interior" ou "Derby Juazeirense" (menos usado).


Os dois clubes também ostentam rivalidade com o Crato, com quem fazem clássicos regionais.

Para saber um pouquinho mais de Juazeiro, sua história, dados e mais informações, acessem:


Site da Prefeitura de Juazeiro do Norte:


Bem, falamos da cidade... Agora um pouquinho do objeto propriamente abordado pelo do VITRAL:

Monumento à Padre Cícero


A Estátua de Padre Cícero na Colina do Horto é um monumento construído em homenagem à Cícero Romão Batista, ou Padre Cícero, localizado na cidade de Juazeiro do Norte, estado do Ceará.
De acordo com o projeto inicial, teria 7 metros de altura, porém foi redimensionada e construída com 27 metros de altura.
Foi esculpida por Armando Lacerda em 1969, sendo inaugurada em 1° de novembro do mesmo ano pelo então prefeito José Mauro Castelo Branco Sampaio. Rômulo Ayres Montenegro foi o engenheiro responsável pelos cálculos de engenharia da base e da estátua. 
Trata-se de um dos pontos mais visitados do município.

OBRIGADO por sua VISITA !!!

Nenhum comentário: