sexta-feira, 24 de junho de 2011

As Viagens de Gulliver - Opinião C&M


As Viagens de Gulliver
Opinião C&M

(Gulliver's Travels)

SINOPSE...

Jack Black interpreta Lemuel Gulliver, um funcionário do setor de correspondência de um jornal de Nova York. Certo dia, aproveita um "gancho" e resolve viajar para escrever uma matéria sobre o Triângulo das Bermudas, onde depois de uma tempestade, seu barco é colhido por ondas e acaba sendo transportado para uma terra desconhecida, chamada de Lilliput.


Nesse mundo fantástico, ele finalmente se torna aquilo com que sempre sonhou: uma grande figura - em tamanho e no ego; principalmente quando começa a contar histórias mirabolantes para os minúsculos habitantes, em que leva o crédito pelas maiores invenções do seu mundo, colocando-se numa posição de destaque como participante de acontecimentos históricos. 


Tudo só piora quando ele lidera seus novos amigos numa desafiadora batalha contra seus inimigos de longa data.

Elenco:

Jack Black, Jason Segel, Emily Blunt, Amanda Peet, Chris O'Dowd.



Direção: Rob Letterman


Estou bem confuso... Não sei bem o que realmente posso "achar" deste filme... 

Fiquei por um bom tempo ansioso em vê-lo, mas, quando tive em mãos o DVD e fui para casa "saciar" esta vontade, logo nos primeiros minutos de filme, esta sensação se "esvaiu" vertiginosamente!

A obra original sempre teve um lugar especial em minha vida, pois foi uma das que muito li, em minha infância. Aliás, a ausência do nome do pai da obra original, Jonathan Swift, nos créditos iniciais, ainda que muito embora, o filme segue uma linha sem muita conexão com o original, é bem lamentável.

Jonathan Swift (1667-1745), autor de "As Viagens de Gulliver" original, que data de 1726.

O que podemos apontar de positivo no filme, é a modernização e atualização do conto para os dias de hoje no seu enredo. Em vários momentos, podemos ver claramente alusões (escarniosas) à filmes e seriados atuais.


Toda a história em si, é bem básica. Segue a linha do estilo do filme, sem surpresas, ficando somente uma citação positiva ao efeitos especiais em algumas das cenas.


Jack Black é o protagonista, com seu jeito peculiar de atuar, que é “amado” por uns e “odiado” por outros. Nesse quesito, fica ao leitor avaliar...


Sua visita é muito importante, e como sempre, agradecida pelo C&M...

Nenhum comentário: