quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mars 500

Experimento MARS-500
Os Cosmonautas "vão embora" do planeta vermelho


Os voluntários que estão isolados  por 520 dias para simular um vôo à Marte abandonaram  a "superfície" do planeta vermelho, e iniciaram a primeira etapa da "viagem" de volta à Terra, informou o Instituto de Problemas Biomédicos (IPBM) da Academia de Ciências da Rússia em Moscou, onde está sendo realizado o experimento.


Três dos voluntários da viagem experimental, o russo Aleksandr Smoléyevski, o ítalo-colombiano Diego Urbina e o chinês Wang Yue, permaneceram por vários dias na área montada no Instituto que simula a superfície marciana, onde efetuaram três caminhadas. 


Depois, entraram a bordo do "módulo" rumo à "nave" interplanetária, à qual se acoplou em meados de março.



No entanto, foi obrigatório passarem por uma quarentena de três dias antes de poder abrir a escotilha e adentrar para o  laboratório que simula a nave. 

Ali forão então  recebidos pelos outros três participantes do experimento Mars-500, os russos Alexey Sitev e Sujrob Kamólov e o francês Romain Charles, que permaneceram na "órbita marciana" desde o dia 1º de fevereiro.

O Programa

O experimento, que começou no dia 3 de junho de 2010, serve para estudar a compatibilidade psicológica e a tolerância dos membros de uma tripulação durante um voo no espaço.


Seus participantes compartilharão durante um total de um ano e cinco meses os 550 m3 que somam os quatro módulos cilíndricos que formam o simulador, situado em um galpão do IPBM.


Eles permanecerão isolados do mundo exatamente durante o tempo que leva o vôo de ida e volta à Marte, 490 dias, além de mais outros 30 dias de estadia simulada no planeta vermelho.

Conhecendo os módulos do experimento






O “retorno” dos cosmonautas à Terra está previsto para ocorrer no dia 5 de novembro deste ano. A Agência Espacial Europeia (ESA) e a russa Roscosmos lançaram em 2004 o projeto, que mais tarde teve a adesão da China. O projeto tem ainda a colaboração dos Estados Unidos e da Espanha.



Não é, entretanto, a primeira vez. Em novembro de 2007 foi realizado um primeiro experimento preparatório no qual seis voluntários russos permaneceram isolados por duas semanas. E em julho de 2010 aconteceu uma simulação de vôo à Marte que durou 105 dias.


BLOG: É um experimento magnífico, sem dúvida. Na verdade, podemos dizer que se trata de um BIG BROTHER obrigatório e sem paredão... Mas, brincadeiras à parte, sem criticar o projeto, pois visa a preparação de uma provável viagem tripulada à Marte, eu tenho uma opinião muito formada e centrada na idéia de que antes de nos aventurarmos em efetuar missões à outros planetas, deveríamos, primeiro, cuidar do nosso próprio. Acho completamente surreal a idéia de que estamos preparando uma missão para outros sistemas, outros planetas, sem que tenhamos um completo controle do que ocorre com o nosso planeta. Quantos bilhões foram investidos em um projeto desse vulto, e que poderia ser revertido para projetos ambientais e humanitários? Repito e deixo bem claro, que, de maneira nenhuma estou fazendo algum tipo de manifesto contra o projeto, ou sendo cético. Não. Só acho que a lógica evidencia que temos que primeiro fazer a “lição de casa” para depois ir em busca de outros pontos de estudo, outros planetas, outros sistemas.

Obrigado...

Nenhum comentário: