segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Blumenau, 161 anos (Vitral da Semana)

E eu não poderia deixar de homenagear a valente “Cidade Jardim”, que novamente se viu às voltas com intempéries naturais por esses dias...

Mas, em 02 de setembro, essa brilhante cidade de corajosos habitantes, completou 161 anos de existência!


Blumenau, município brasileiro no estado de Santa Catarina é a terceira cidade mais populosa do estado.



Ø Primórdios

Fundada em 1850 pelo farmacêutico alemão, Dr. Hermann Bruno Otto von Blumenau (de onde vem seu nome), que chegou em um barco à vapor acompanhado de outros dezessete colonos alemães.

Dr. Hermenn Bruno Otto Von Blumenau

A região de Blumenau era habitada por índios Kaigangs, Xoklengs e Botocudos e, mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas na região de Belchior, nas margens do ribeirão Garcia e do rio Itajaí-Açu.

Desembarcaram à foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1850 e Hermann dividiu a terra em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com a técnica construtiva enxaimel.

Fachada de uma residência em estilo Enxaimel
 
Nas décadas seguintes, novas correntes de imigrantes agricultores chegaram da Alemanha, recebendo lotes em áreas estratégicas do ponto de vista geográfico, mas distantes do centro da colônia, iniciando assim os primeiros núcleos de ocupação que originaram os bairros de Blumenau e as sedes de distritos — futuras cidades desmembradas.


Em 1860, Dr. Blumenau vendeu suas terras para o Governo Imperial, que ficou incumbido pela consolidação dos assentamentos, mas, permaneceu no cargo de diretor da Colônia de Blumenau.

No final do século XIX, começaram a chegar à região principalmente imigrantes italianos e poloneses, que também influenciaram na cultura e sociedade da futura Blumenau, mas de maneira muito mais branda que os alemães.


Um exemplo disto é o costume germânico de manter os jardins floridos, observando-se isto tanto nas edificações privadas quanto nos logradouros públicos, como praças e ruas.

Vapor Progresso, que fazia viagens regulares entre Blumenau e Itajaí-SC

Vapor Blumenau I, em exposição
Ø Símbolos
 
O brasão blumenauense constitui-se de seis elementos. Ao topo, vê-se a depicção da fachada de um castelo reproduzida várias vezes, com suas ameias em destaque, símbolo de municipalidade.


Logo abaixo, estão representadas as províncias germânicas das quais vieram o maior número de contingente populacional para colonizar o município, além de na parte central constar símbolos nacionais e estaduais, simbolizando a mistura entre Brasil e Alemanha. 

Ao lado esquerdo do brasão encontra-se uma representação do Dr. Blumenau a partir de imagens de arquivo. Ao lado direito, encontra-se um machadeiro, simbolizando os primeiros colonos da cidade.

Abaixo deles, uma roda dentada de engrenagem remete à grande indústria blumenauense, principal atividade do município. Por fim, a fita por cima da roda dentada apontando fidelidade ao estado e ao país.

A bandeira de Blumenau trata-se do brasão da cidade inserido em um círculo amarelo que, por sua vez, encontra-se centralizado sobre quatro listras vermelhas e três listras brancas em um retângulo.


As cores da bandeira representam as cores de fitas e laços com as quais as mulheres blumenauenses enfeitaram a bandeira imperial que os 56 voluntários de Blumenau levaram consigo para a Guerra do Paraguai, em 1865.

Ø Turismo e Cultura


A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas na cultura dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, especificamente a Oktoberfest, a segunda maior festa sobre cerveja do mundo e que acontece durante dezoito dias do mês de outubro, e o stammtisch, tradicional reunião de associações na rua XV de Novembro.


O núcleo italiano da população realiza a Festitália, além de ocorrerem reuniões de CTG e diversas outras manifestações das culturas europeia e brasileira. 

Banner da Festitália deste ano de 2011

Apesar de ser minoritário, o turismo comercial acha seu nicho na Texfair, feira têxtil reconhecida mundialmente.

A Oktoberfest, cujo significado é “festa de outubro”, foi criada em 1984 para aumentar o ânimo da população que havia acabado de passar pelas maiores enchentes da história de Blumenau(1983/1984).

Cartaz da Oktoberfest de 2009

Inspirada na homônima Oktoberfest de Munique, a Oktoberfest de Blumenau é uma das festas folclóricas mais populares do Brasil e segunda maior festa da cerveja do mundo. Suas principais atrações são o Concurso de Chope em metro e os desfiles na Rua XV de Novembro.

Teatro Carlos Gomes

Ø Economia

Blumenau tem destaque nacional em diversos setores da economia, destacando-se informática e indústria têxtil — onde é polo de empresas e tecnologia — como o setor de serviços (nomeadamente saúde e educação, com seus quatro hospitais públicos e a Universidade Regional de Blumenau), comércio (abriga o maior shopping center do estado) e na indústria, que é diversificada. 


Sedia empresas de porte nacional e internacional, como a Hering, 16º maior empresa de Santa Catarina. 

 
Atualmente, é a maior produtora de etiquetas do mundo, com a Haco, e conta com um dos maiores índices de desenvolvimento humano do país, quinto maior do estado.

Junto com Joinville, são os maiores centros industriais de Santa Catarina, devido a Itajaí ser exclusivamente ligada ao Porto e serviços relacionados e, Florianópolis ao setor público, ao turismo e atualmente ao setor de softwares.

Comércio da Vila Germânica
Mas Blumenau se destaca ainda em outros setores industriais, como a metalúrgica, mecânica e de material elétrico, e é o maior pólo produtor de transformadores do Brasil. 

Outro setor que ganha destaque é o de informática, sendo a cidade-sede do chamado Vale do software e pioneira do setor no estado, tendo muitos softwares líderes em seu segmento, alguns dos quais nascidos na Blusoft, incubadora de empresas do setor.

Um mercado novo, mas em rápida expansão é a produção de cervejas artesanais, como a Eisenbahn e a Bierland.


Ø MODAL

O sistema de transporte coletivo é inspirado no sistema utilizado em Curitiba, considerado referência internacional, e é administrado pelo Consórcio SIGA, formado pelas empresas Nossa Senhora da Glória, Coletivo Rodovel e Viação Verde Vale. 

Plataforma no Terminal PROEB
Composto por seis terminais urbanos integrados - Aterro, Fonte, Garcia, Velha, Fortaleza e PROEB - e com planos para construção de outros dois terminais - Água Verde e Itoupavas -, possui uma frota de 257 ônibus dispostos por 97 linhas, sendo 94 convencionais e 3 executivas, e conduzem aproximadamente 120.000 passageiros por dia.


Novas Estações de embarque implantadas neste ano na cidade.
Em 2009, implantou-se o aluguel de bicicletas, sendo a primeira cidade da região Sul a implantar esse sistema. A empresa que opera o aluguel de bicicletas é a mesma que opera o sistema no Rio de Janeiro.

Mapa artístico do centro de Blumenau
O Aeroporto de Blumenau possui uma pista de 1.450 metros de comprimento e opera diariamente até o pôr do sol em condições visuais, atendendo somente aeronaves de pequeno porte. Em 2006, o governo municipal iniciou o processo de homologação para operação comercial com linhas periódicas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).


Vídeo

  http://www.blumenau.sc.gov.br/


O TEMA do VITRAL

Castelinho Moellmann
O blumenauense Udo Schadrack teve a idéia de construir uma casa que lembrasse a origem de sua cidade. Com a ajuda do arquiteto Heinrich Herwing, Udo conseguiu concretizar seu sonho em 1978. O segundo atrativo mais fotografado do Sul do Brasil é uma réplica exata da Prefeitura de Michelstadt, cidade da Alemanha. 


Atualmente o local é a sede das lojas Havan, onde, além da loja de departamentos, o turista pode saborear um delicioso chope artesanal em um deque com vistas para a Avenida Beira-Rio.


Parabéns Blumenau, siga sempre em frente!

Muitíssimo obrigado pela sua visita.

Até a próxima, amigos, Boa semana!!! Tchau...

Nenhum comentário: