segunda-feira, 26 de setembro de 2011

UFPR, prédio histórico. (Vitral da Semana)


A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade do Brasil, fundada em 19 de dezembro de 1912, inicialmente com o nome de Universidade do Paraná.


Em 1920, por conta de política do governo federal, a Universidade foi desintegrada e passou a se constituir em faculdades isoladas até o ano de 1946, sendo então reintegrada e depois "federalizada" em 1951, quando passou a ser uma instituição pública a oferecer ensino gratuito.

Atualmente as instalações da universidade estão distribuídas em vários pontos da cidade de Curitiba e em outras cidades do Paraná. 

Mapa com as unidades da UFPR na cidade de Curitiba

A instituição possui 77 opções de cursos de graduação, 124 de especialização, 41 de mestrado e 26 de doutorado. 

Seu Lema é: “Scientia et Labor”

Campus Santos Andrade (Histórico)

O tema do Vitral da Semana é a construção da UFPR localizada na Praça Santos Andrade.


Iniciou-se em 1913, um ano depois da fundação da Universidade. O projeto do engenheiro militar Baeta de Faria consta de apenas um bloco de cinco andares e uma cúpula central. 

A inauguração deu-se em 1915.

Sete anos depois, em 1923, houve a ampliação com a construção das blocos laterais, conforme o projeto original. O setor direito ficou pronto em 1925 e passou a abrigar o curso de Engenharia. No ano seguinte é concluído o setor esquerdo, que recebe o curso de Odontologia, que daria origem após alguns anos à chamada Associação Brasileira de Odontologia (Secção Paraná ABO - PR). 

Novas ampliações foram realizadas no lado direito e o prédio recebeu uma nova pintura em 1940.


Foram feitas mais obras estendendo o prédio no sentido da Rua XV de Novembro que ficaram prontas em 1951. 

Um ano depois novas obras no setor direito, obrigam a demolição de parte da fachada lateral construída em 1940.

Em 1954 o edifício passou a ocupar uma quadra inteira, entre a Praça Santos Andrade, Rua XV de Novembro, Rua Presidente Faria e Travessa Alfredo Bufren. 


As últimas modificações foram feitas, apóś tantas ampliações uma nova fachada com muitas colunas e uma ampla escadaria foi projetada e a cúpula coberta foi retirada.

A inauguração da obra com 17 mil metros quadrados em estilo neoclássico, ocorreu em 1955.


No ano de 1999 a prefeitura de Curitiba assinou uma lei que transformou o edifício no símbolo oficial da cidade, através de uma votação popular para a escolha do símbolo.

http://www.ufpr.br/portal/

Nenhum comentário: