segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Palácio de TOPKAPI


O Palácio de Topkapi (em turco: Topkapı Sarayı) localiza-se na cidade de Istambul, na Turquia. 



Topkapi significa "porta do canhão" e foi construído por Mehmet II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões por mais de três séculos.


Todos os sultões que adentraram o palácio, fizeram acréscimos e melhorias de aposentos e cômodos, o que o tornou o enorme empreendimento que é.


Um exemplo disso são as cozinhas do palácio, que refletem a grandiosidade nas suas próprias condições: Podiam ser preparadas refeições para até 15 mil pessoas. Nestas dependências podem ser vistas porcelanas chinesas e grandes panelas em bronze. O galpão possui 170 metros de comprimento eram preparadas ali as refeições do sultão [em separado] e também dos milhares de funcionários e visitantes do palácio.



Assim como a comida do imperador otomano não podia se misturar com os alimentos dos plebeus, o sultão também possuía suas áreas exclusivas no palácio: Uma pequena mesquita em que o líder máximo do império e sua família pudessem fazer as preces diárias longe dos súditos e dos empregados.


O Harém. 

O espaço é dividido em salas, que eram ocupadas pelas milhares de mulheres que tinham a grande responsabilidade de garantir os prazeres do sultão.



De acordo com a preferência do imperador, eram classificadas em consortes ou concubinas. Muitas eram escravas capturadas durante as guerras lideradas pelos otomanos.

A chamada rainha mãe era a primeira mulher do sultão: Ela tinha um quarto especial onde era servida pelos empregados e recebia visitas do sultão.

Mas os príncipes também tinham um quarto reservado no harém, onde tinham diversão garantida.

Todas as dependências eram guardadas por eunucos — homens castrados, que não ofereciam nenhum risco no harém do sultão.


Atualmente o Palácio é dividido em várias salas de exposição com objetos de ouro (tronos, xícaras, talheres, berços, jóias diversas cravejadas em pedras preciosas), prata, cerâmica, miniaturas, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.



É no palácio Topkapi que está também em exposição o MAPA de PIRI REIS (Veja matéria).


O Camisas & Manias agradece sua visita, e deseja de coração uma ótima e próspera semana para todos vocês! Até daqui à pouco com o próximo post...

Nenhum comentário: