quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Mapa de Piri-Reis

Foi em uma manhã do dia 9 de novembro de 1929, enrolado em uma prateleira empoeirada no famoso Museu Topkapi, em Istambul, que encontraram dois fragmentos de mapas . Tratava-se das cartas (mapas) de um almirante turco, Piri Reis, célebre heroi (para os turcos) e pirata (para os europeus).

Quem foi Piri-Reis?

Hadji Muhammad, mais conhecido no Ocidente como Piri Reis (1465- 1554), foi um almirante Otomano. 


Autor da obra "Kitab-i Bahrieh" (Livro da Marinha") em 1521, onde inclui o tão misterioso mapa-múndi que compusera em 1513, o chamado "Mapa de Piri Reis", atualmente no Palácio de Topkapı.

Nasceu na região da península de Gallipoli, na actual Turquia. Era sobrinho de Kemal Reis, almirante turco cujas embarcações desenvolviam ações de pirataria no mar Mediterrâneo e na costa atlântica do noroeste africano.

Após combater por muitos anos com as marinha Espanhola, Genovesa e Veneziana, ascendeu ao posto de Almirante ("Reis"). 

Tendo sido vencido pela marinha Portuguesa em 1554 ao norte do Golfo Pérsico, o Sultão mandou decapitá-lo.


Piri Reis era um erudito, e o conhecimento que tinha das línguas espanhola, italiana, grega e portuguesa, muito o auxiliou na confecção das cartas. Possuia inclusive, cartas desenhadas pelo próprio Cristóvão Colombo, cartas (mapas) que conseguira através de um membro de sua tripulação, que fora capturado por Kemal Reis, tio de Piri Reis.

O MAPA e seus mistérios...


Da carta original, hoje, resta apenas a metade ocidental, representando as Antilhas, o leste da América do Sul, e o noroeste da África e da Europa.

Do tipo portulano (cortado por linhas loxodrómicas, indicando as direções dos ventos), foi confeccionado com base em cartas portuguesas e árabes, e nele está registrada, já em 1513, a costa do continente Americano, tornando-o o primeiro a conter a América do Norte e a do Sul juntas.

As legendas, em turco, informam que "os nomes, deu-os Colombo, para que por eles sejam conhecidas"

Como dito mais acima, acredita-se que Piri Reis teria obtido essa nomenclatura, bem como outros mapas mais rudimentares que serviram de base através de um marinheiro de Colombo, depois aprisionado e feito escravo pelos turcos.


Os mapas de Piri Reis são de uma preciosidade e ricamente ilustrados. Há imagens dos soberanos de Portugal, da Guiné e de Marrocos. Na África, podemos observar um elefante e um avestruz; lhamas na América do Sul e também pumas. No oceano, ao longo dos litorais, desenhos de barcos. As legendas estão grafadas em turco. As montanhas, indicadas pela silhueta e o litoral e rios, por linhas espessas. As cores são as convencionalmente utilizadas: partes rochosas marcadas em preto, águas barrentas ou pouco profundas por vermelho.

A princípio não lhes foram atribuidas o devido valor.

Em 1953, porém, um oficial da marinha turca enviou uma cópia ao engenheiro-chefe do Departamento de Hidrografia da Marinha Americana, que alertou por sua vez, Arlington H. Mallery, um especialista em mapas antigos do Keene College, New Hampshire. Foi então quando o "caso" das cartas de Piri Reis veio a tona mundialmente.

Mallery estudou as cartas em conjunto com as maiores autoridades mundiais do assunto, como o cartógrafo I. Walters e o especialista polar R. P. Linehan.



Com a ajuda do explorador sueco Nordenskjold e de Charles Hapgood e seus auxiliares, chegaram a uma conclusão sobre o sistema de projeção empregado nos mapas que fora então confirmada por matemáticos: embora antigo, o sistema de Piri Reis era...exato!

Além disso, o mapa traz desenhadas, na parte da América Latina, algumas lhamas, animais desconhecidos na Europa, àquela época.

Também as posições estão marcadas corretamente, quanto à sua longitude e latitude. O mais impressionante nisso é que até o século 18, os navegadores corriam risco de que seus barcos batessem em litorais rochosos, pois lhes faltava algo: Justamente esta capacidade de calcular a longitude!

Para isso necessitavam de um relógio extremamente preciso, e somente em 1790 o primeiro relógio marinho preciso foi inventado e os navegadores puderam saber sua posição nos mares.


Comparado a outras cartas da época, o mapa de Piri Reis as supera e em muito!

A análise das cartas de Piri Reis esbarrou em outra grande polêmica: se tudo ali aparece representado com notável exatidão, então como explicar as formas das regiões árticas e antárticas, diferentes das da nossa era? Antes de continuar, vejam a transcrição abaixo:

8° ESQUADRÃO DE RECONHECIMENTO TÉCNICO (ERC)
FORÇA AÉREA DOS ESTADOS UNIDOS
Base de Westover da Força Aérea
Massachusetts

6 de julho de 1960

ASSUNTO: Mapa-múndi do almirante Piri Reis
Para: Professor Chartes H. Hapgood.
Keene College
Keene, New Hampshire

Prezado professor Hapgood,

Sua solicitação, no sentido de que fossem avaliados por esta unidade certos aspectos inusitados do mapa-múndi Piri Reis, datado de 1513, foi objeto de reexame.

A alegação de que a parte inferior do mapa mostra a costa Princesa Martha, da Terra da Rainha Maud, na Antártida, e a península Palmer, é razoável

Julgamos ser essa a interpretação mais lógica e, com toda probabilidade, correta do mapa.

Os detalhes geográficos mostrados na parte inferior do mapa concordam, de forma notável, com os resultados do perfil sísmico, levantado de um lado a outro da calota polar, pela Expedição Sueco-Britânica à Antártida, realizada em 1949.

Os resultados indicam que a linha costeira foi mapeada antes de ser coberta pela calota polar. A calota polar nessa região tem atualmente uma espessura de cerca de 1.600m.

Não temos idéia de como os dados constantes do mapa podem ser conciliados com o suposto estado dos conhecimentos geográficos em 1513.

HAROLD Z. OHLMEYER
Ten.-Cel., Força Aérea dos EUA
Comandante


O resultado das pesquisas é incrível!

As indicações cartográficas de Piri Reis mostram a conformação das regiões polares exatamente como estavam à mostra antes da última glaciação(!).

E de maneira perfeita(!!). 

Confrontando as indicações dos mapas com os levantamentos sísmicos realizados na região entre 1949/1954, tudo batia em perfeita concordância, exceto por um local, o qual Piri Reis indicava por duas baías e o mapa recente, terra firme. Realizados novos estudos, verificou-se que Piri Reis é que estava certo(!!!). 

O estudioso soviético L. D. Dolgutchin julga que as duas cartas foram elaboradas após a derradeira glaciação terrestre, com o auxílio de instrumentação avançada.

Então?... Levando-se em conta a história como nos é contada e aos conhecimentos que temos em mãos, fica a pergunta: de onde vieram estes avançados instrumentos e como existiriam tais instrumentos antes de Cristóvão Colombo?

Mallery chama atenção ainda que, para elaborar um mapa como aquele, Piri Reis precisaria de toda uma equipe perfeitamente coordenada e de levantamento cartográfico aéreo. Mas quem teria, naquela época, aviões e serviços geográficos?

Alguns detalhes da parte ocidental do mapa de Piri-Reis:


- Estende-se no mapa o litoral da América do Sul até ao Rio da Prata, o que demonstra que navegadores portugueses já haviam visitado esse estuário em data anterior a 1513.

- Aparece assinalado as localidades do Cabo Frio ("kav Fryio") e do Rio de Janeiro ("Sano Saneyro").

- Os estudiosos apontam ainda algumas curiosidades sobre este mapa, algumas delas controversas: O mapa demonstra que o seu autor conhecia a circunferência precisa da Terra; A região e o litoral da ilha mostradas na parte onde se localiza a Antártica devem ter sido navegados em algum período antes de 4.000 a.C. quando estas áreas ainda não estavam recobertas com gelo.

- Estudos sugerem que o mapa mostra latitudes precisas do litoral da América do Sul e da costa da África, apenas vinte e um anos após as viagens de Cristóvão Colombo. O próprio Piri Reis deixou registrado no mapa que o confeccionou com base em uma colecção de mapas antigos e complementada por mapas que foram feitos por Colombo.

- O seu mapa está centrado na cidade de Alexandria, fundada por Alexandre, o Grande, logo tornada um importante centro de convergência de toda a cultura antiga e onde se localizava a maior biblioteca da Antiguidade. As descrições de Piri Reis no mapa indicam que alguns dos seus mapas-fonte datam da época de Alexandre, o Grande (332 a.C.).Entre as anotações encontram-se desde a referência à descoberta de Colombo até à descrição de monstros marinhos, como por exemplo:

"Este país é inabitado. A população inteira anda nua."
"Esta região é conhecida como a vila de Antilia. Está localizada onde sol se põe. Eles dizem que há quatro tipos de papagaios: branco, vermelho, verde e preto. As pessoas comem a carne dos papagaios e enfeitam suas cabeças com suas penas. Há uma pedra aqui. A pedra é preta. As pessoas a usam como um machado."
"Este mar é chamado de Mar Ocidental, mas os marinheiros o chamam de Mare d'Espagna. Que significa Mar da Espanha. Até agora este mar era conhecido por este nome, mas Colombo que navegou por este mar e fez várias ilhas conhecidas juntamente com os portugueses que navegaram pela região de Hind concordaram em dar a este mar um novo nome. Eles deram o nome de "Ovo Sano" [Oceano] quer dizer ovo são. Até então se pensava que o mar não tinha fim ou limite e que o seu fim estava localizado na escuridão. Agora eles descobriram que este mar tem uma costa, porque ele é como um lago e portanto eles o chamaram de Ovo Sano."

          "Neste ponto há bois com um chifre e também monstros nesta forma."



Questionamentos...

O mistério continua: de onde vieram estes mapas? Quem cartografou o globo com uma acuidade que mal podemos conseguir hoje?

Após anos de estudo, foi demonstrado que Piri Reis havia copiado seu mapa de outros mais antigos, possivelmente datados do século III a.C.!



Quem cartografou a Terra tão perfeitamente, antes que as geleiras cobrissem a Antártida há milhares de anos atrás? 

Por que se conheciam as baías e estreitos deste continente no século III a.C.?

De quem Piri Reis copiou seu famoso mapa?

Livro sobre o assunto

TEORIAS...

Várias teorias são lançadas e expostas. 

É sabido que na América do Sul, principalmente, temos várias evidências de presença exploratórias antes de Portugueses e Espanhóis.

Aliás, sabe-se que mesmo Portugal enviou algumas expedições secretas, antes da expedição de Cabral, como por exemplo, de Duarte Pacheco Pereira em 1498, para reconhecimento das terras além dos demarcações de Tordesilhas: partiu de Cabo Verde e no final do mesmo ano, alcançou as costas brasileiras entre o Maranhão e o Pará, partindo em seguida para o norte, até a foz do amazonas e a ilha de Marajó.


Carta de Duarte Pacheco sobre o resultado da expedição

Assim como mais na antiguidade, com os Fenícios e suas expedições além mediterrâneo, onde por várias ocasiões, surgiram relatos de que a tripulação sabia ter ido longe demais ao vislumbraram o sol ao Norte (e não ao sul como era de praxe), e isso só é possível quando se cruza o equador.


Entretanto, além disto, não podemos esquecer o perfeito trabalho na região antártica, com dados milimetricamente e perfeitamente realizados, em regiões há milhares de anos submersos por quilômetros de gelo. Como, em 1513 poderia ser possível realizar um trabalho deste? Como seria possível realizar o mapeamento perfeito de uma região em III A.c?.

Obrigado pela sua visita ao Camisas & Manias... 
Valeu!!!

Um comentário:

Unknown disse...


Assim como este mistério existem muitos outros que basta querermos ver,
procurar e estudar.
Parabéns pelo trabalho de divulgar esse conhecimento.