segunda-feira, 5 de junho de 2017

Stratolaunch Carrier Aircraft

Na semana passada, numa quarta-feira (31/05), saiu pela primeira vez do hangar onde estava, o maior avião do mundo em envergadura, com seis motores, dois cockpit's, e envergadura das asas de cerca de 117 metros, que vai servir para lançar foguetes para o espaço, a partir da estratosfera,  para iniciar uma etapa de testes na Califórnia.

Mas, antes, vamos voltar um pouco, e falar da empresa proprietária deste gigante...


A Stratolaunch Systems é uma empresa de transporte espacial que está desenvolvendo um novo sistema de lançamento aéreo para colocar cargas em órbita.

Sua sede está localizada em Huntsville, Alabama.

Paul Allen

Foi fundada em 2011 pelo cofundador da Microsoft, Paul Allen e pelo fundador da Scaled Composites, Burt Rutan, que já havia colaborado na criação da SpaceShipOne.

Paul Allen (Atualmente)

Stratolaunch Carrier Aircraft 



O maior avião do mundo em envergadura, tem duas fuselagens, unidas por uma asa de 117 metros, e agora está estacionado fora do hangar em Mojave.


Utilizando seis turbinas, o avião de 227 toneladas foi projetado para lançar satélites - e levar humanos, algum dia - em órbitas baixas da Terra.

Quadro comprativo entre os maiores aviões já construídos no mundo

"Isto marca o fim da fase inicial de construção da aeronave e o começo da fase de testes em terra (...), incluindo turbinas e taxiamento antes do primeiro voo", disse Jean Floyd, CEO da empresa.

Fases da contrução no interior do Hangar em Mojave

"Stratolaunch está prestes a realizar sua primeira demonstração de lançamento [ao espaço] em 2019", disse Floyd.

O plano é colocar em órbita um foguete Pegasus, usado normalmente para transportar satélites, que irá entre as duas fuselagens.


"Isto marca um passo histórico em nosso trabalho para realizar o sonho de Paul G. Allen de ampliar o acesso à órbita baixa da Terra", destacou ainda o executivo.

A companhia adquiriu dois Boeings 747 usados e os remontou em uma unidade capaz de decolar com uma carga de 590 toneladas.


O "Stratolaunch" também é chamado de "Ruc", a ave mitológica persa capaz de levantar um elefante.



Fonte:



Nenhum comentário: