segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Busologia...Um momento de Nostalgia : Auto Viação Bangu - RJ

Além de colecionador e ter verdadeiro fascínio por camisas de clubes de futebol, este blogueiro "Lôko" que vos escreve também é "vidrado" por ônibus e suas cores vivas (e, um elo entre os dois hob's me chamam a atenção... os desenhos e cores em cada caso...)... E estava rodando pela web, quando encontrei algumas imagens de uma empresa de ônibus do Rio de Janeiro que muito me acompanhou em minha infância, adolescência e parte de minha fase adulta. Um momento nostálgico:


Sua sede fica (ficava) no bairro de Magalhães Bastos-RJ, bairro vizinho ao que eu morava, Realengo.

Primórdios : pintura com tema bem brasileiro

Fonte : A. Reis & Busovisk ( ônibus em Debate )

Bem lá no início era assim...  Esta identidade visual bem "brasileirinha", e foi assim por um bom tempo ainda, pois a foto abaixo, mostra um dos carros que eu me lembro muito bem, pois ficava esperando meu pai chegar do trabalho perto de um dos pontos do trajeto em alguns fins de tarde:


Daí então, lá pelos idos da década de 80 para 90 (se não me engano), iniciou-se a fase "creme e vermelho" na Bangu:

Foto: Acervo Paulão (Paulo Roberto - Cia de ônibus)


Algumas variedades ocorreram nesta fase de pintura, como a inserção do nome da empresa na carroceria (acima) e depois quando houve uma certa padronização no município, o nome foi "migrado" para este box preto, menor, acompanhado no número do carro em maior escala.


A fase seguinte (chamado por "pintura de setas" no bairro) foi muito presente em minha vida. Idas e vindas diárias de casa para o  trabalho.  Essa identidade visual foi bem bacana.  Surpreendeu muita gente, e pessoas até que não ligavam muito para os ônibus em si, os chamados "usuários padrões". E tivemos ainda uma mudança radical de cores, dando uma presença maior para o branco, nos carros.

Foto: Diego Almeida (Ônibus Brasil.com)

Na sequência abaixo, temos uma variação nesta pintura até curiosa (esta já ocorreu após minha saída do Rio de Janeiro) com a pintura do para-choque de azul para branco, ficando ainda mais "clean":

Foto: Rodrigo Gomes (Ônibus Brasil.com )

Daí em diante, todas as mudanças ocorreram depois de minha mudança do RJ. Mas continuei sempre acompanhando, mesmo à distância.


Essa pintura acima foi de caráter "temporária" (pelo que informaram meus amigos no RJ), quando a empresa atravessava uma fase bem difícil.

Mas, como tudo passa... E chegamos, finalmente, na lindíssima identidade visual que teve a Bangu:

Foto: Jairo Barreiros (Ônibus & Cia )
A Viação Bangu nesta época foi administrada por empresários que atuavam no ramo de vendas e distribuição de bebidas, além de serem acionários da VW caminhões e ônibus, motivo pelo qual, a empresa possuía 90% de chassis Volks. Vale lembrar que a empresa antes dessa nova gestão, passava por grandes dificuldades.

Em 2008, a empresa se destacou ao ser premiada com o primeiro lugar no 40º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frota (a mesma pintura na foto acima), realizado em âmbito nacional pela revista Transporte Moderno (Pintura /autoria de Alvaro Gonzales).


Realmente este "layout" ficou muito bonito. Acima uma imagem retirada do jogo GTA - com um "repaint" - são criadas criadas por adeptos e gamer's.

Mas aí... (Sempre tem um mas...) resolveram padronizar as pinturas de frotas no Rio. Eu particularmente sou TOTALMENTE CONTRA isso. Mas, enfim, fazer o quê, né?...

E com esta nova padronização a Viação Bangu que se encaixou no Consórcio Santa Cruz. 

A pinturas nos seus carros passou à ficar assim - Foi apelidado carinhosamente de "caixa de remédios" ou "antibiótico sobre rodas":

Foto: Roberto Marinho ( Ônibus Expresso )


Parecia que tudo ia caminhar para uma rotina normal, mas em 2010 a Bangu assumiu operacionalmente linhas da extinta Oriental. Absorveu suas linhas e iniciou-se uma lenta, mas crescente crise interna de manutenção e falta de peças e outros pequenos problemas. 

Com isso, a dívida da empresa ultrapassou a cifra de R$  40 milhões.

Em março de 2016 a empresa foi comprada pelo Grupo Redentor.  Em maio, a Viação Bangu deixou de existir de fato, sendo incorporada em definitivo e totalmente à Redentor.

BLOG: Isso é lamentável.  O trabalho visual premiado por Alvaro Gonzales para a Viação Bangu, foi jogado no lixo. Essa pergunta não me sai da cabeça... Porque a padronização de ID's? O que isso vai mudar no sistema? Em cidades que já adotam este tipo de procedimento, desde sua implantação, OK! Sem menções.  Questão cronológica.  Mas numa cidade como o Rio de Janeiro, que desde tempos idos, teve como característica marcante no transporte coletivo a diversidade de cores nos seus ônibus? Pô, é muita sacanagem!!!  Por isso e por outras eu aderi:


E assim, mostrando um pouquinho de uma empresa que fez parte de uma grande parte de minha vida, nas idas e vindas pelo Rio e que hoje me dá muita saudade - ainda mais sabendo que deixou de existir, me despeço e agradeço sua visita. Até o próximo post.

OBRIGADO !!!

Um comentário:

Unknown disse...

A viação Bangu fez parte da minha vida tb.Do final dos anos 80 até meados dos anos 2000, fui um passageiro assíduo desta empresa. Hj moro no interior do Paraná e fiquei entristecido com o fim desta empresa. Parabéns pelo post, me fez matar a saudade do RJ e da viação Bangu. Abraço!