sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

BRT's Séries - Post 1

Olá, pessoal.

Este é o primeiro de 2 posts sobre BRTs.

Neste, vou abordar o significado e mostrar um pouco de BRT's pelo nosso Brasil.

Parte 1 - Significado e Sistemas no Brasil

O BRT (Bus Rapid Transit) é um modelo de transporte urbano de passageiros de média capacidade, normalmente dotados de ônibus articulados ou/e bi-articulados, que trafegam em vias segregadas (exclusivas) podendo ser ao nível do solo ou em vias elevedas (Mas já existem projetos de vias subterrâneas também).

Um veículo bi-articulado ( RIT Curitiba-PR)
 
Ideograma sobre funcionalidade das paradas em um BRT

Podem contar em seus projetos, de acordo com a necessidade de cada órgão responsável ou prefeituras, de pontos convencionais (ex : Porto Alegre) até estações com operações semelhantes à do metrô (Bogotá, Uberlândia).

Esquema de Estação BRT ( Metrobús-México)

Parcial de uma Estação BRT na Colômbia ( Transmilenio-Estação Calle 127)

Uma das notoriedades deste tipo de mobilidade urbana está no baixo custo de implantação em comparação à sistemas mais complexos como o metrô.

Sua operação pode contar com ônibus convencionais ou trólebus.  Hoje, as grandes empresas montadoras como a Volvo estão em avançados estudos para tornar a primeira opção mais atrativa, através de implantação de motores mais modernos e com reduções cada vez mais drásticas de níveis de poluição na atmosfera, através dos motores série EURO.

O Ônibus Híbrido para redução de poluentes na atmosfera - Projeto Volvo
A operação com veículos de tração independente ocasionam uma facilidade em remanejar frotas e traçar planos contigentes em caso de problemas nas vias, como um ônibus com problemas técnicos, por exemplo. 

Exemplo de ultrapasagem de veículos em via exlusiva ( Sem retensões operacionais )
 
Assim, o fluxo não seria prejudicado, pois o veículo de trás poderá  mover-se livremente pela via, desviando do carro à frente,  sem comprometer a operação como um todo.  Esta situação num sistema como o metrô ainda é um problema sério.  Não há mobilidade quando tem-se problema na alimentação catenária, ou quando uma composição pára no trecho por problemas.  Todo o sistema é afetado. No BRT não temos isso.

BRT no Brasil

Nota : O primeiro sistema de BRT do Brasil e do mundo, foi implantado em Curitiba, no ano de 1979.  Nada mais justo iniciarmos por ele.

CURITIBA/PR - BRASIL : RIT ( Rede Integrada de Transporte )

Primeiros ônibus da RIT

O sistema, utilizado por 85% da população de Curitiba, serviu de inspiração para sistemas semelhantes implantados em Bogotá, Colômbia, Santiago do Chile, bem como o Orange Line de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos e de um futuro sistema de transportes na Cidade do Panamá, Sistema Transmetro na Cidade da Guatemala e os Metrobús da Cidade do México.





Abaixo vídeo da CNN com imagens do sistema ( Em inglês, mas vale pelas imagens ):

 

Nota: Na verdade a RIT é mais do que um sistema BRT, pois agrega um vasto ramo de transporte, através de uma rede integrada com terminais e outras variantes ao BRT, como o ligeirinho e linhas alimentadoras.

* * *

SÃO PAULO/SP - BRASIL : Expresso Tiradentes

Variante do projeto inicial "Fura-Fila" da gestão Pitta, o Expresso Tiradentes une a região central da cidade pelo Terminal Parque Dom Pedro II ao Terminal Sacomã e mais recentemente à Vila Prudente.




Mapa do Sistema

Via elevada sobre o Córrego Aricanduva



* * *

UBERLÂNDIA/MG - BRASIL : SIT (Sistema Integrado de Transporte)

O Sistema Integrado de Transporte (SIT) é o sistema que estrututa o transporte urbano na cidade brasileira de Uberlândia. O SIT agilizou o transporte urbano e economizou gastos para a população usuária, pois unificou o preço da passagem e além disso o usuário não paga mais duas passagens para chegar no local desejado. Hoje conta com um transporte coletivo 100% integrado e monitorado (GPRS), administrado pela prefeitura.

Mapa do Sistema

Estação do Sistema SIT

O sistema possui cinco terminais, um com shopping agregado (o Terminal Central) que conta com lojas, praça de alimentação e estacionamento coberto.  O vídeo Institucional abaixo é completo, fala por si só :



Na opinião do BLOG, um dos melhores sistemas BRT adotados no país, com organização e qualidade.

* * *

GOIÂNIA/GO - BRASIL : METROBUS

Criado em Dezembro de 1997, possui 14 Km de extensão ligando Goiânia a cidade de Leste à Oeste, no eixo Anhanguera possuindo 106 ônibus articulados, 6 Normais e 5 ônibus biarticulados, e atualmente atende 180 mil passageiros por dia. Está disponibilizando veículos movidos à Gás Natural na operação.



Dois vídeos sobre o sistema. O primeiro reúne uma série de imagens.



* * *
Além destes acima mostrados, temos vários projetos em trâmite no país, para implantação, como no Rio de Janeiro ( sendo um deles, o Transcarioca - já mostrado neste blog ) e de outras capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre.  Um deles, merece rápido destaque, vi estes dias :

PROJETO para CUIABÁ-MT

Os testes em Cuiabá para implantação do BRT na cidade para o novo sistema de transporte, estão sendo efetuados. Serão duas linhas de BRT, uma ligando o aeroporto ate a região do CPA, numa extensão de 15 km e outra ligando o a região do Coxipó ate o Centro, numa extensão de 7 km podendo ser ampliado até o Distrito Industrial, obras essa que tem previsão de inicio em 2011.

Imagens da apresentação do Projeto:





Vídeos  relacionados :



BLOG : Como já disse anteriormente, muitos são à favor. Muitos são contra. Não sou hipócrita. O sistema tem seu lado falho que se torna aparente quando ministrado sem os devidos estudos e em alguns casos, quando se subestima o fluxo móvel de determinada cidade.

O Transmilenio de Bogotá foi um caso típico disso, onde devido sua implantação e imediata melhoria em relação ao sistema totalmente bagunçado que havia na cidade, acarretou uma migração absurda de passageiros para o sistema, e esta migração foi, inicialmente ignorada por seus idealizadores. Tal erro ocasionou problemas críticos no sistema, como superlotação e congestionamentos nas vias, por conta da demora dos ônibus em saírem das plataformas.

Imagem assustadora.  Ônibus não conseguem fluidez no sistema, devido lotação nas plataformas. 

Mas, hoje, o sistema sofreu alterações consideráveis, com implantação de mais horários, mais ônibus e do ônibus bi-articulado... Mas falarei em outro post sobre isso.

O BRT se for bem planejado, respeitar a mobilidade e quantidade dos usuários que o utilizarão e possuir uma equipe operacional preparada e com recursos ( como em Uberlândia ) tem chances absurdas de sucesso.  Então, se for integrada à outros meios de massa como metrôs e trens, é uma grande solução.

No próximo post da série : BRTs pelo Mundo.

Obrigado pela sua visita e companhia !!!

Nenhum comentário: