segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Novo Terminal de São José dos Pinhais

Não resisti, tinha que ir lá ver ao vivo e em cores...


Teaser...


Aproveitei que bateu aquela fome e como minha esposa queria degustar uma bela massa e em SJP tem uma filial da Baggio, aproveitei para "matar" minha vontade também.


Resuminho básico ...

O novo Terminal Urbano de São José dos Pinhais foi inaugurado em 02 de julho de 2010, mas entretanto, somente neste último domingo, 30 de Janeiro, foi operacionalizado.

Igreja Matriz de São José dos Pinhais


E mesmo assim, depois de 6 meses, ainda é um grande gerador de polêmicas no povo São-Joseense e até mesmo de Curitiba e municípios vizinhos.

Maquete do projeto


A polêmica maior, está no seu “modo-operandi” que está inicialmente muito confuso.  Para melhor tentar entender :

Este novo terminal não é assim, digamos, 100% integrado. Hã... Para falar a verdade, ele somente é integrado para os usuários portadores do cartão transporte do município (VEM -Vale eletrônico Municipal). Mas, hã... Mesmo assim não é integração total, pois o usuário portador deste cartão paga 50% do valor da passagem para embarcar em um novo ônibus.... O usuário que não possuir o cartão, deverá pagar tarifa normal e integral... Entendeu ? Não, né... ? Eu também...

- "Ai, Jesus..."
Mas, calma !!! Na página do Wellington (Ônibus é meu hobby) há um post explicativo resumido...

Link do post :


Mas, para dar mais uma "mexida" nesta exótica mistura, as principais linhas metropolitanas da A.V. São José, como a Curitiba<>Pedro Moro, Curitiba<>São José; a própria linha expressa São José <> Barreirinha ( ligeirinho ) não vão passar pelo terminal.  Somente as 31 linhas municipais da São José e da Sanjotur...

A.V. São José e Sanjotur : Suas linhas locais vão operar no novo terminal
Há uma operação diferenciada com algumas linhas da Sanjotur. Uma nova linha ligando o terminal ao Bairro São Marcos, onde foi instalado um ponto de integração das linhas locais com esta nova linha Direta São Marcos.  Efetuando-se assim uma operação mais cômoda e rápida aos usuários... Será ?  Está mais detalhadamente (com fotos) explicada no blog do Julio Bus:

JULIOBUS

Pelas fotos do novo ponto lá no São Marcos, a sensação inicial que se dá é que foi tudo feito meio assim, urgente, e que ainda estão trabalhando na finalização e acabamento do serviço, com pedras soltas, um pouco precário.  O pessoal do São Marcos merece um serviço de qualidade.  

Voltando ao terminal...

Na época das obras...
Algumas fotos que tirei, bem rápidas, só de passagem, feitas agora à pouco lá em São José :


Entrada (Av. Américas) e um Torino da AVSJ (Bairro à bairro)
Ainda na entrada da Av. das Américas...
... Com um MP Viale da São José dando o ar da graça ( Linha Rio Pequeno )
"Plataforma dos Metropolitanos" ( 5080 e 5078 da Sanjotur em primeiro plano )
Fachada externa do terminal.
Na página do PICO PEREIRA há umas fotos muito bacanas e detalhadas do interior do terminal:

Link das fotos :
http://www.picopereira.com.br/2010/06/novo-terminal-desao-jose-dos-pinhais.html

 Este tempo inativo do terminal gerou várias piadas, uma delas:


Essa foi ótima (risos)... Onde vi essa foto e sua reportagem:


Além de outro link com comentários e reportagem bacanas:

BLOG: Brincadeiras, inauguração precoce, atrasos no início do funcionamento... Independente disto, há de se observar a operação deste novo terminal. O impacto em seus usuários. Um bom projeto de mobilidade urbana depende muito dos dias subsequentes de sua implantação. Mas, infelizmente, o principal neste projeto ainda está aquém do que deseja o valoroso povo são-joseense, a INTEGRAÇÃO. Não obstante, vale lembrar que São José dos Pinhais é um dos maiores arrecadadores da grande CTBA. Ora, seu povo merece melhor tratamento. Claro que não estou dizendo que o terminal ficou ruim. Não... Longe disto, pelo contrário.  Estive lá e o pouco que vi me deixou muito satisfeito em termos arquitetônicos. Mas e o operacional ? Neste caso, um complementa o outro. Perguntinha que não quer calar.... Se o terminal Urano/Afonso Pena é Integralizado, oras bolas, porque este novo tem este sistema tão complexo? Ora, ambos não são dentro do mesmo município? O que difere a operação deste, daquele ? 

Como vi num blog de um amigo meu esses dias... Um terminal bonito sem operacionalidade é a mesma coisa que batata frita sem sal.

Humildemente agradeço por sua visita...

Nenhum comentário: