Destaque da Semana

Destaque da Semana
Silo Global de Sementes de Svalbard

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

AVAÍ Futebol Clube-SC


Olá, pessoal!!!
Dando continuidade à sequência de “remakes”...


[BLOG] ... Desde a primeira vez que vi esta camisa na TV, em um jogo do Avaí contra... (que não me lembro qual clube), só sei que era em "Floripa", fiquei com vontade imensa de tê-la na coleção.





Fundação do Clube: 1º de Setembro de 1923.





INFOBlog

A origem do nome do clube remonta à Batalha de Avahy, um episódio da Guerra do Paraguai? 



Tudo começou em setembro de 1923. Um comerciante de Florianópolis, chamado Amadeu Horn, conheceu um grupo de garotos, praticantes assíduos do futebol, que organizavam seus jogos na rua Frei Caneca no bairro Pedra Grande.


Amadeu resolveu realizar o sonho daqueles garotos, que era poder utilizar os "ternos" (termo utilizado na época para designar o uniforme) durante os jogos, como os times famosos utilizavam.O comerciante doou um kit de futebol aos garotos que, além de ganharem uma bola e chuteiras, ainda foram agraciados com os tão sonhados "ternos" contendo camisetas listradas em azul e branco e calções e meias azuis, em homenagem ao seu time de coração, o extinto Riachuelo.

Camisa retrô réplica do 1º modelo utilizado pelo clube

Posteriormente em um sábado (1º de setembro de 1923) em uma reunião na casa do Sr. Amadeu Horn, ficou decidido que iriam fundar um clube. O nome escolhido seria Independência. Eis que, atrasado para a reunião, Arnaldo Pinto de Oliveira chega e influencia o grupo a trocar o nome, já que, Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time. Como naquela época, Arnaldo estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele sugeriu o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy. Todos apoiaram a idéia, e foi aí que começou a história do Avahy Foot-ball Club”.




[BLOG] ... Bem, não sei dizer o que, assistindo à partida pela TV, naquele primeiro momento, me chamou tanto a atenção na camisa, acredito que inicialmente, foi o corte lateral do template.




INFOBlog
O Avaí foi o primeiro campeão catarinense, em 1924.






Mascote do Clube:  Leão (Leão da Ilha).



Na década de 1950, quando o Avaí ainda atuava no antigo Estádio Adolfo Konder, o senhor Olímpio que era um narrador de uma rádio de Florianópolis, classificou o time azul e branco como um Leão pela bravura e raça com que tinha atuado em mais uma vitória no clássico da cidade contra o rival Figueirense.










[Blog] ... Muito embora, confesso, à época estava meio "cru" em termos de composição de coleção; ainda estava muito influenciado pelas "réplicas" e fiquei temeroso pelo que escutava e lia das camisas da Champs por aí...








INFOBlog
O Avaí foi a primeira equipe catarinense a vencer uma das três divisões do Campeonato Brasileiro, ao conquistar a Série C em 1998.



Estádio(s):
Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva
     (Estádio da Ressacada).
Capacidade: 17.800 pessoas.
Inauguração: 02 de outubro de 1965.
Proprietário: Avaí Futebol Clube.



O Estádio Aderbal Ramos da Silva, popularmente conhecido como Estádio da Ressacada, de propriedade do Avaí, foi construído nos anos de 1982 e 1983 em substituição ao antigo Estádio Adolfo Konder.





Com capacidade atual para quase 18 mil lugares, possui projetos para ampliação de capacidade para 30 mil pessoas.


O Mascote do clube, na Ressacada


O Estádio Adolfo Konder,  também conhecido como “Campo da Liga” ou “Pasto do Bode”, foi um estádio de futebol inaugurado em 11 de março de 1930, localizado em Florianópolis e pertencente ao Avaí Futebol Clube. 


O Figueirense jogou nesse estádio até os anos 60. Já o Avaí, até o início do anos 80.O estádio foi demolido em 1982 e em seu lugar foi construído o Beira Mar Shopping.






[Blog] ... Dias depois, andando "de varde" pelo centro de Curitiba, "bato de frente" com esta camisa numa vitrina e não penso duas vezes, entro e depois de examinar com detalhes, a adquiro para a coleção.  Estou satisfeito até hoje. 

Todas as camisas da Champs que acresci à coleção me surpreenderam e me deixaram muito contente, mas, é importante ressaltar que o tecido requer cuidados mais detalhados, como com bolor, por exemplo. Sabem aquele ditado popular: "NÃO SE JULGA UM LIVRO PELA SUA CAPA". Se aplica aqui. 







INFOBlog 
 Nos primeiros anos depois de sua fundação, o Avaí tinha um escudo diferente do atual. Dentro havia um círculo com fundo branco com as letras "AFC" em azul e em posição central no círculo. Por sobre estas letras em extenso, o nome do clube: Avahy Foot-ball Club, que mais tarde passou a se chamar Avaí Futebol Clube e ganhou um novo distintivo.



O escudo atual do Avaí Futebol Clube foi desenhado com base no primeiro uniforme do clube (camisa com listras verticais nas cores azul e branca), usado na época da fundação e que segue até hoje. 






BLOG: Um template bem diferenciado, com um ousado e elegante corte lateral.  O belíssimo efeito "degradê" aplicado nas listras verticais azuis situadas nas costas da camisa, e a cor dourada trabalhada no numeral:   O próprio número e marca extensa da fornecedora em um tom de dourado...  Deu um "UP" considerável no layout da camisa. Escudo do clube e da fornecedora ricamente trabalhados, com adornos belíssimos. Peça extremamente leve e arejada.



BLOG: Um tecido aparentemente frágil para climas mais úmidos, como em Curitiba.  Possui uma leve tendência de reter umidade com bastante facilidade (Bolôr).  É uma camisa que requer um cuidado constante neste sentido.   A gola poderia ter sido aplicada em um outro estilo, fica estranha em um dia de calor.



Para mais informações... Site oficial do clube:



http://www.avai.com.br/



Obrigado por sua visita.  Até mais tarde, tchau!

Nenhum comentário: