domingo, 19 de dezembro de 2010

Mestre dos Mares - "Pitaco" do C&M


Quando este blog ainda estava em outro endereço, eu havia feito uma matéria sobre o filme “Master and Commander – The far side of the world”.   Aliás, não obstante à isso, este é um dos filmes de minha grande predileção, e tenho o DVD em minha pequena e modesta coleção de filmes.   Como estou refazendo alguns posts do outrora blog, segue um "remake" deste:

“Master and Commander : The Far Side of the World” (Mestre dos Mares - O lado mais distante do mundo) é um filme de 2003, dirigido por Peter Weir e estrelando Russel Crowe como Jack Aubrey e Paul Bettany como Stephen Maturin.


O filme é baseado na série de livros “Aubrey-Maturin” de Patrick O'Brian e por esse motivo inclui episódios distintos de vários dos livros da série.

Para esse filme, o capitão Aubrey no HMS Surprise caça uma fragata inimiga nos mares do sul, passando pela América do Sul, contornando o Cabo Horn até o Oceano Pacífico. 


É baseado no livro “The Far Side of the World”, mas a fragata USS Norfolk do livro original se torna o navio francês "Acheron" no filme.

A cena em que enganam o inimigo com lanternas foi tirada do livro “Master and Commander”, e a cena em que Maturin opera a si mesmo para remover uma bala foi tirada do livro “HMS Surprise”.



Película de teor histórico, ambientada na época das Guerras Napoleônicas, tem um sabor original, em que os produtores foram extremamente felizes em manter um cenário fidedigno ao que realmente ocorria na época, como figurinos, peças, meio de vida em um navio de guerra de Sua Majestade e até mesmo os costumes.

Trailer do filme :


Russel Crowe está ótimo na pele de Jack Aubrey e o mesmo pode ser dito por Bettany como o Dr. Maturin.  

Mas, vamos ao Elenco :

Capitão Jack Aubrey .... Russell Crowe


Dr. Stephen Maturin .... Paul Bettany


Primeiro Imediato Thomas Pullings .... James D'Arcy
Segundo Imediato William Mowett .... Edward Woodall
Capitão Howard, artilheiro .... Chris Larkin
Aspirante William Blakeney .... Max Pirkis


Aspirante Boyle .... Jack Randall
Aspirante Peter Myles Calamy .... Max Benitz
Aspirante Hollom .... Lee Ingleby
Aspirante Williamson .... Richard Pates
Sr. Allen, Mestre-arrais .... Robert Pugh
Sr. Higgins, Ajudante de Cirurgião .... Richard McCabe


Max Benitz ( Calamy ) e Hollom ( Lee Ingleby )



A inspiração para o Filme :

A série Aubrey-Maturin é uma sequência de 20 livros históricos escritos por Patrick O'Brian, que ocorre durante as Guerras Napoleônicas e centrada na amizade entre o capitão Jack Aubrey da Marinha Real Britânica e o médico, naturalista e agente secreto Stephen Maturin.

O'Brian faleceu em 2000 e o seu 21º livro inacabado foi publicado em 2004.


O filme Master and Commander: The Far Side of the World (Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo, 2003) é baseado nos livros desta série, com enfase em Master and Commander, HMS Surprise, The Letter of Marque e The Far Side of the World. O papel de Jack Aubrey foi interpretado por Russel Crowe, e Stephen Maturin por Paul Bettany.


No Brasil, foram publicados até agora (julho de 2010) os livros : Mestre dos Mares, O Capitão, A Fragata Surprise, Expedição a Ilha Maurício , A ilha da Desolação e O Lado Mais Distante do Mundo; ou seja, do primeiro ao quinto e o décimo livro da série.


No final do post do blog anterior, eu havia deixado minha vontade em comprar os livros da série, e depois de algum tempo, consegui 5 (cinco) dos 6 (seis) livros publicados no Brasil.  


Em primeira mão mostro a imagem do "meu cantinho", onde tenho um pouco de minhas preciosidades.  Filmes, miniaturas, e os livros mais ao canto.   Ahm, tá... Na foto, é a figura de meu saudoso e querido pai.   


Em primeiro plano o filme de meu acervo, e logo atrás os meus livros da série, novinhos em folha.


A Editora Record está fazendo um excelente trabalho. Os livros ficaram realmente atrativos, e as ilustrações de capa são magníficas.


Pena que não consegui o primeiro que está esgotado.  Mas estou na luta.  E atualmente estou "devorando" O Capitão.

Fica aqui uma sugestão de bom filme do BLOG Camisas e Manias.
Tomara que no futuro um novo filme seja cogitado...
  

Nenhum comentário: