terça-feira, 24 de maio de 2011

O Mistério do Ourang Medan

Mito, Lenda ou Verdade?

O "Ourang Medan" foi um navio de carga holandês que sofreu um naufrágio próximo da Indonésia sob circunstâncias misteriosas e suspeitas.

O Ourang Medan, em foto de 1945
A primeira referência conhecida sobre o episódio envolvendo o Ourang Medan, está nas páginas da edição de maio de 1952 da revista mensal do Conselho de Marinha Mercante, publicado pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.

O Acontecimento

Segundo relatos, em meados de junho 1947, dois navios americanos, “O Cidade de Baltimore” e o “Estrela de Prata” navegavam nas proximidades do Estreito de Málaca, quando seus radio-operadores receberam mensagens desesperadas de socorro de um navio mercante, ora identificado como “Ourang Medan”.

Alguém à bordo do “Ourang” reportava várias mortes no navio, e balbuciava palavras sem nexo, intercaladas com a notícia da morte do capitão, e possivelmente de toda o tripulação... Após um breve momento de silêncio no rádio, o mesmo operador com um horrendo suspiro declarou: - "Estou morrendo"... E toda comunicação foi silenciada.

O primeiro navio à chegar em socorro ao “Ourang Medan” foi o “Estrela de Prata”, que o encontrou aparentemente intacto em sua parte externa, salvo uma espessa fumaça que saía do interior do navio.

Mapa do local onde ocorreu o incidente com o Ourang Medan

Ao abordarem a embarcação, uma cena aterradora se fez preesente. Foram encontrados vários cadáveres espalhados pelo navio (inclusive a carcaça de um cão), com semblantes de enorme terror e a maioria em posição de defesa, como se estivessem se defendo de algo, ou alguma coisa. 

O mais intrigante, porém, foi o fato de não encontrarem sinais de ferimentos nos primeiros corpos.

Uma violenta explosão, seguido de forte incêndio se seguiu à abordagem, atingindo a casa de máquinas e tanques de combustível do navio, fazendo com que o mesmo fosse imediatamente abondonado, e, com isso, as investigações mais complexas fossem efetuadas. Em seguida, juntamente com a companhia do navio "Cidade de Baltimore", que acabara de chegar ao local todos assistiram ao "Ourang Medan" explodir e afundar rapidamente.

Suposta foto do Ourang Medan, quando da aproximação do Estrela de Prata
Teorias

1 – Contrabando de Substâncias Químicas

Uma das suposições cita que o navio estava envolvido com operações de contrabando de substâncias químicas proibidas, entre elas, Cianeto de Potássio e nitroglicerina e até mesmo agentes químicos de guerra. Esta hipótesa aponta que a água do mar teria invadido os porões e alguma reação com os produtos tóxicos tenha envenenado a tripulação, e a mesma reação tenha causado o incêncio que destruiu a embarcação.

2 – Incêndio 

Outra teoria, menos aceita, é que um incêndio de grandes proporções teria tomado a casa de máquinas e as caldeiras liberaram grandes porções de monóxido de carbono que teriam vitimado todos à bordo. Mas alguns fatos derrubam esta idéia: Alguns tripulantes deveriam ter sobrevivido, visto que a parte externa do navio estava intacta quando da abordagem de socorro. E, ainda, segundo relatos, os corpos estavam sem marca de violência ou queimaduras.

3 – Evento(s) Desconhecido(s)

Em 1953, a revista “Fate” publicou um artigo em que alguns pesquisadores atribuem à um fatídico encontro com um UFO, ou ainda o emprego de forças sobrenaturais à embarcação, apontando fatores como o estado dos cadáveres observados pela tripulação do “Estrela de Prata”, e ainda comentários de que alguns do mortos aparentavam uma morbidez nas faces e ainda com seus braços e mãos em posição de defesa e ainda apontando um “inimigo” desconhecido (?!).

Única foto conhecida do Cidade de Baltimore

Entretanto, há rumores fortíssimos de que tal história é na verdade, somente uma LENDA MARÍTIMA. Historiadores e pesquisadores não encontram registros de tal ocorrência no Transport Lloyd Register.

Além disso, não há registros de matrícula de um navio chamado "Ourang Medan", nem mesmo na Holanda(!!!).  

Mergulhos recentes na área apontada pela tripulação dos dois navios não resultaram em absolutamente nada, nem restos, nem indícios, como se o navio nunca tivesse existido.

Mito...
             Lenda...
                          Verdade...?

O Camisas e Manias agradece sua visita... Valeu!!!

Nenhum comentário: