segunda-feira, 9 de maio de 2011

Elevador Lacerda - BA

Olá, pessoal...

Mais uma semana vindo aí...


Hoje, o C&M vai homenagear a "Boa Terra".

ELEVADOR LACERDA
O Elevador Lacerda está na  cidade de Salvador, (Bahia), no Brasil. Um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade, este equipamento urbano fica na Praça Cayru, no bairro do Comércio, próximo ao Mercado Modelo, e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.

Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos os Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte do Mar.


Foi construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, utilizando peças de aço importadas da Inglaterra. As obras foram iniciadas em 1869 e, com os dois elevadores hidráulicos funcionando, em dezembro de 1873 ocorreu a inauguração, com o nome de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia. Popularmente conhecido como Elevador do Parafuso, posteriormente seria renomeado como Elevador Lacerda (1896), em homenagem ao seu construtor.

Após a sua inauguração, passou a ser o principal meio de transporte entre a Cidade Alta, onde se encontra o centro histórico, e a Cidade Baixa, local de concentração de atividades financeiras e comerciais em Salvador.



Inicialmente operou com duas cabines, e atualmente funciona com quatro modernas cabines eletrificadas que comportam 32 passageiros cada, com um tempo de permanência entre 22 à 30 segundos. 

Ao longo de sua história, passou por quatro grandes reformas e revisões: 1906, 1930, 1980 e 1997, sendo que, na reforma de 1930 recebeu a atual arquitetura em art-déco.

Possui 72 metros de altura, e transporta cerca de 28 mil pessoas/dia e 900 mil pessoas/mês ao custo de R$ 0,15 centavos por pessoa.

Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 7 de dezembro de 2006.


Obrigado e BOA SEMANA PARA TODOS!!!

Nenhum comentário: