sexta-feira, 20 de maio de 2011

No Ponto com C&M - Edição 20052011


Governo do RJ apresenta novo ônibus flex

O governo do estado do RJ apresentou um ônibus que utiliza tecnologia GNV+Diesel que poderá ser implantado no Rio para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.

 
Os testes com o veículo começam ainda este ano. O novo sistema é homologado pelo Inmetro e desenvolvido pelo programa Rio Transporte Sustentável.

Com isso, os ônibus poderão se locomover utilizando até 90% de GNV e 10% de diesel.


Segundo Julio Lopes, secretário estadual de Transportes, a CEG será a responsável pelo abastecimento e criará 57 garagens para atender 2 mil ônibus.

Lopes informou também que incentivos fiscais serão dados para que os empresários troquem a frota.

http://www.revistadoonibus.com.br/

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Ainda no RJ, um acidente envolvendo três ônibus e um carro no início da tarde da última segunda-feira, na Tijuca, assustou pela imagem.


A colisão aconteceu por volta das 13 horas na Rua São Francisco Xavier, altura do número 367.

Apesar da imagem, nenhuma pessoa foi ferida com gravidade.

Quase todos os feridos eram passageiros dos ônibus - um da empresa Rubanil, linha 629 (Saens Peña - Irajá), e dois da Transporte Vila Isabel, linhas 438 e 432 (Vila Isabel - Leblon).


Duas pessoas que estavam no carro, um Meriva, também foram levadas pelos bombeiros para os hospitais.

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O Desafio do Transurbano


Desde de sua implantação em junho de 2010, o Transurbano vem enfrentando verdadeiros desafios para sua continuidade, por parte do Governo de Álvaro Colom.

Grande parte da população Guatemalteca aprova o sistema, que recebe elogios, e vai, gradativamente expandindo sua área de atuação.

Os ônibus são provenientes do Brasil e são dotados de câmeras de segurança, e botões de pânico, tanto nos veículos, como nas estações. Além disso, centenas de policiais e seguranças privados fazem a segurança patrimonial e do sistema diariamente.


Mas, mesmo assim, no início deste mês de maio, o sistema sofreu seu primeiro ataque armado.

A Zona 18 é considerada a mais violenta da capital, por conter as mais perigosas quadrilhas e altos índices de periculosidade.

Justamente na região, que foi recém alocada ao Transurbano, dois marginais abriram fogo contra um ônibus do sistema, ferindo seu condutor. O problema ocorre justamente pelo fato do sistema ser automatizado, sem manuseio de valores por parte dos condutores, já que os usuários são dotados de cartões magnéticos, em que fazem uso de sistema pré-pago.

Cartão SIGA, pré-pago

Com isso, uma antiga forma de crime na Cidade da Guatemala está sendo amplamente prejudicado. Para você entender:

Por mais de uma década, quadrilhas criaram um lucrativo golpe de extorsão, exigindo "imposto" em forma de um pedágio contra os proprietários, condutores e passageiros de ônibus que viajam através dos bairros em que as gangues dominam.

Ônibus "rojos"... Sistema antigo que é alvo de extorsão
Se a “propina” não é paga, as consequências são frequentemente sangrentas. Mais de 600 motoristas de ônibus “rojos” foram mortos por membros de gangues desde 2006, sendo, 93 condutores mortos só nos primeiros seis meses do ano passado. 

Como o Transurbano possui este modo de operar, as quadrilhas estão ficando sem a opção criminosa, e atos de intimidação estão eclodindo contra o o novo sistema, de modo à tentar fragiliza-lo.

ônibus e estação sob forte esquema de segurança

Com isso, as ameaças contra o sistema não faltam.

Em um deles, ao lado de um corpo, foi encontrado um bilhete direcionado ao Transurbano que trazia a seguinte mensagem: “A verdade é que se não Transurbano não cooperar, isso é o que vai acontecer com os proprietários e sócios... Temos um monte de informações e sabemos onde vivem ".

Mas ainda assim, ao que tudo indica, o sistema conta com o apoio da população Guatemalteca. 


Até agora, o sistema Transurbano parece ter sido um sucesso. Mais de 460.000 residentes da cidade já fizeram os cartões pré-pagos.

No entanto, com o intuito do governo para ampliar as linhas Transurbano para demais zonas da Cidade da Guatemala, que também podem desencadear atos de violência com vista a tentar travar esta extensão.

Fontes:
http://www.independent.co.uk/

http://www.prensa-latina.co/

BLOG: Este é um dos sistemas ao qual nutro maior carinho e admiração, pela grandiosidade e coragem de sua implantação.  Uma profunda mudança social, e bem radical. Não é fácil alterar um sistema que era falido e sem controle há décadas, de uma hora para outra. Problemas vão surgir, em todos sos sentidos. Mas pelo que leio nas redes sociais e na imprenssa guatemalteca, o povo está apoiando e é assim mesmo... Não pode-se mostrar medo. Mantenham-se firmes. Mudanças exigem coragem.

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Renovação de frota de ônibus de João pessoa  ultrapassa 60%


Um levantamento feito pela Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) revela que de 2008 a 2011 as empresas além de cumprirem a determinação de renovar 10% da frota, anualmente, estão superando a meta chegando a renovar 14% ao ano.


Como resultado, nos últimos três anos mais de 60% da frota de ônibus foi renovada, baixando a idade média para apenas 3,6 anos, enquanto a média nacional fica em torno de 5,5 anos.  


http://www.pbagora.com.br/

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NOVA IDENTIDADE VISUAL

A Expresso Areal que possui sede em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, ganhou recentemente uma nova identidade visual.
Sob nova administração, a empresa começa a investir em sua frota.
Acredita-se que em breve, a Expresso Areal possa estar comprando mais ônibus como o modelo Caio Apache S21 equipado com chassi Mercedes-Benz OF-1417.


http://www.revistadoonibus.com.br/

BLOG: Como todos sabem, a equivalência principal entre minha mania busóloga e meu hobby de colecionar camisas são os desenhos, as artes aplicadas. Muito lindo o novo layout da Expresso Areal, com cores vivas, e linhas arredondadas. Chama a atenção visualmente.

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Você pode... Sua Mala não...

Os passageiros que utilizam a linha S-412, que liga a cidade de Embu, na Grande São Paulo, ao Terminal Rodoviário Tietê, na Zona Norte da capital, devem ficar atentos com a quantidade de malas e sacolas que levam.

Isso porque a Viação Pirajuçara proibiu o embarque de passageiros com bagagens de grande porte e lacrou os bagageiros situados na parte inferior dos veículos.


Os motoristas foram orientados a deixar embarcar apenas quem tiver levando pouco volume, que caiba nos compartimentos dentro dos coletivos. A linha intermunicipal, que tem tarifa de R$ 5,70, passa por vias importantes, como as ruas Teodoro Sampaio e da Consolação e a Avenida Eliseu de Almeida, antes de chegar a Embu.

Ela se tornou uma alternativa para passageiros que moram longe do Tietê e que não podem recorrer a um táxi, que cobra cerca de R$ 150 para fazer o percurso até a cidade durante o dia e fora dos horários de pico. À noite, entre 20h e 6h, o valor cobrado sobe para, aproximadamente, R$ 170.



O coordenador de operações da Viação Pirajuçara, Rogério Dardengo, afirma que a linha intermunicipal é considerada uma linha seletiva e que não conta com serviço de transporte de bagagens. A empresa estima que cerca de 90% dos passageiros utilizem a linha para ir ao trabalho. “O fluxo de passageiros com grandes volumes aumentou muito, o que estava atrasando muito a linha”, diz Dardengo.

Segundo o coordenador, alguns passageiros queriam transportar mercadorias ou volumes muito grandes, o que motivou a decisão.


A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que gerencia e fiscaliza o sistema de transporte intermunicipal em São Paulo, Campinas e Baixada Santista, informa que o transporte de bagagens em linhas seletivas é regulamentado pelo decreto 24.675/86. “O artigo 55 inciso 4 letra G, estabelece que: 'permitir o transporte de volume que cause transtorno à movimentação dos passageiros e desconforto a qualquer deles' é irregularidade passível de autuação”, afirma a EMTU, em nota. 

A instalação de bagageiros ou locais adequados para o transporte de volumes é opcional, esclarece a empresa que fiscaliza o sistema. "A legislação não regulamenta ou obriga essa instalação. Cabe à operadora, a partir da demanda de seus usuários, ofertar ou não o serviço."


http://g1.globo.com/

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Começou, nesta quinta-feira (12), uma campanha educativa do Grande Recife Consórcio de Transporte para conscientizar os usuários do transporte coletivo que utilizam aparelhos de som (MP3, MP4, Ipod, celulares, mini-rádios) a fazerem uso do fone de ouvido. 


A campanha “Curta Seu Som Legal. Use Fone de Ouvido”, estimula o uso dos acessórios como forma de evitar que o som propagado pelos equipamentos incomode os demais usuários.

De acordo com a assessoria de imprensa do Grande Recife Consórcio de Transporte, ação contará com três frentes: a divulgação das peças publicitárias (cartazes, Inbus e lonas nos abrigos de ônibus); a divulgação e integração nas mídias sociais (Twitter, Facebook, Orkut, Blogs e site) e através da mídia espontânea.


http://www.revistadoonibus.com.br/

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Unidade do BRT de Johannesburgo, África do Sul ( Crédito: Railbuss)
Fico por aqui pessoal, desejo um ótimo final de semana para todos. Até Mais!!!

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