A London Eye também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio), é uma roda-gigante de observação, de caráter turísitco. Situada na cidade de Londres, capital do Reino Unido, foi inaugurada no ano de 1999 e é um dos pontos turísticos mais disputados da cidade.
A ideia por trás da London Eye remonta ao início da década de 1990.
Nessa época, tendo em vista o novo milênio que se aproximava, vários projetos foram apresentados para marcar essa passagem. Em Londres, o jornal The Sunday Times, em conjunto com a Architecture Foundation, decidiu dar início a uma competição onde se escolheria um projeto para uma nova estrutura na cidade.
Os arquitetos David Marks e Julia Barfield tiveram a idéia de criar uma grande roda-gigante. Mas não seria uma roda-gigante comum; ela possibilitaria uma vista de toda a Londres.
Em vez de simples gôndolas, como nas rodas-gigantes convencionais, haveria grandes cabines fixadas à roda, dotadas de amplas janelas de vidro.
As cabines se movimentariam de acordo com a rotação, sempre deixando o visitante numa posição ereta. De fato era um projeto muito inovador, diferente de tudo que já tinha sido construído na cidade desde então.
Uma das cabines da London Eye |
Muitos contratempos surgiram, e o projeto estava em vias de ser inviabilizado.
Então, numa parceria com a Marks Barfield, a British Airways decidem arcar com as despesas da construção da então batizada British Airways London Eye.
Patrocinador "Pai" do projeto |
O aval já tinha sido dado, e o lugar escolhido para a London Eye seria a margem sul do Tâmisa, bem próximo ao Parlamento.
O distrito de Lambeth permitiu que ela ficasse, com a condição de ser desmontada cinco anos depois.
CONSTRUÇÃO
Considerando que as ruas de Londres são demasiado estreitas e que seria impossível mover uma roda-gigante de 135 metros de diâmetro rio acima, foi decidido que ela seria construída no próprio Tâmisa, sendo suspendida depois.
Todo o material usado viria por balsas.
Apesar de ser um ícone londrino, muito pouco da London Eye é de fato inglês.
As partes da roda foram fabricadas na Holanda, as cabines são dos Alpes Franceses, e as janelas foram produzidas em Veneza.
Todo o material subiu o rio até chegar ao lugar onde iria ser montada a roda.
Em setembro de 1999, ela já estava pronta, e então iria começar o trabalho de 16 horas até suspender as 1.700 toneladas da London Eye. Mas, contra todas as expectativas, um cabo se rompeu.
O novo milênio se aproximava e a mídia já chamava o projeto de Wheel of Misfortune (Roda do Infortúnio). Levou mais um mês e 10 dias até que ela estivesse "em pé".
As cabines chegaram logo depois, e após 16 meses de trabalho, a inauguração estava marcada para o dia 31 de dezembro de 1999.
INAUGURAÇÃO
A abertura da London Eye se daria na passagem do ano, com a presença do Primeiro Ministro Tony Blair.
Entretanto... Uma das cabines não iria ser aprovada num teste de segurança.
Levaria mais um mês até que o público pudesse desfrutar do "vôo", como a British Airways chama o passeio. Mas isso não impediu que a roda girasse sem passageiros. Nos últimos minutos de 1999, Tony Blair apertou um botão, um Concorde voou sobre o céu de Londres e os fogos foram lançados. O novo milênio já tinha chegado, e com ele a London Eye.
No primeiro dia de fevereiro de 2000, o público finalmente teve a chance de entrar na London Eye. O tempo estava essencialmente britânico, com muita neblina, mas isso não impediu os londrinos de experimentar seu novo ponto turístico.
A mais nova roda-gigante de Londres provou ser um sucesso imediato.
A British Airways parou de patrocinar a London Eye desde o inicio de 2008.
A atração hoje e de propriedade da Merlim Entertainment Group, um dos maiores grupos de entretenimento da Europa.
O grupo possui varios parques na Inglaterra bem como o famoso museu de cera Madame Tussauds com sede principal em Londres.
As 32 cabines podem comportar 15.000 visitantes por dia e a volta completa dura um pouco menos de 30 minutos.
Interior de uma das cabines |
Havia, como foi dito, uma restrição de cinco anos para a London Eye.
Os críticos já tinham dado o apelido de Eyeful Tower, numa referência à Torre Eiffel, que também fora concebida para ser desmontada no futuro.
Mas em 2002 o distrito de Lambeth concedeu à British Airways uma licença permanente.
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Desde 2006, a roda gigande deixou de ser a maior do mundo, após a inauguração da Estrela de Nanchang (160 m), localizada na cidade de Nanchang, China.
Atualmente, a maior roda gigante do mundo é a Singapore Flyer, com 165 metros de altura (equivalente à uma altura de 42 andares) sendo 30 metros mais alta que a London Eye. Realizou sua primeira volta no dia 11 de fevereiro de 2008.
Visão da Singapore Flyer |
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