segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Transformers 3 ... Opinião C&M

Transformers: O lado oculto da Lua
(Transformers 3: The Dark of the Moon)

Elenco... Shia LaBeouf, Rosie Huntington-Whiteley, John Turturro, Ken Jeong, John Malkovich, Patrick Dempsey, Josh Duhamel, Kevin Dunn, Julie White, Frances McDormand, Tyrese Gibson.


DireçãoMichael Bay.

Josh Duhamel interpreta o Tenente-coronel William Lennox

Sinopse... Quando a guerra entre Autobots e Decepticons em Cybertron parecia perdida para os Decepticons, o líder dos Autobots, Sentinel Prime, tentam lançar a nave "A Arca" do seu planeta, contendo a tecnologia que poderia salvar a sua espécie. 


Atacada por naves decepticons, a arca cai na Lua da Terra em 1961. O presidente John F. Kennedy então faz sua famosa promessa de mandar o homem a Lua ainda naquela década. 


O pouso da NASA na Lua em 1969 é na verdade uma investigação para recuperar os restos da Arca.Enquanto Sam Witwicky esta virando um adulto e tenta se recuperar de sua separação com Mikaela, os Autobots se ocupam ao saber que há uma nave de Cybertron na Lua e devem pegá-la antes que os Decepticons a encontrem e descubram seus segredos, o que poderia definir o resultado da batalha final entre os Transformers.


Trailer



BLOG: O primeiro filme da franquia foi avassalador. Muito embora, alguns fãs tenha ficado um pouco decepcionados com as alterações aplicadas aos personagens. O próprio Bumblebee por exemplo, no original, é um simpático VW fusquinha e nas versões de cinema se transforma em vários modelos do Chevrolet Camaro (neste filme por exemplo, temos na versão SS2012).

Bumblebee em sua forma original

O segundo filme foi um “fiasco” (assumido pelo próprio Bay). Mas a parceria Spielberg e Bay para trazer para as telonas o clássico da Hasbro foi positivo no seu conjunto. Os efeitos especiais, a aplicação 3D deixaram a saga espetacular à olhos vistos, um delírio para os fãs.



Só que nem tudo são flores.

Nesta terceira versão, principalmente, temos muitos furos de cronologia, e lapsos enormes de surgimentos de robôs e novos personagens. Vários dos decepticons aparecem no meio do filme “do nada” sem explicação e aportando no planeta de repente. 

De onde vieram?  Como? 

Desta vez eu posso bater no peito e dizer que tenho propriedade para julgar, pois sou fã dos robôs desde 1986, com direito à figurinhas, brinquedos e tudo mais! Conheço a saga de Transformes desde so original (G1). Abaixo uma sequência de imagens de uma raridade que eu tinha e sumiu com as brumas do tempo...

Álbum TRANSFORMERS, publicado em 1986 pela Cedibra - Eu tinha!



Na parte inferior desta sequência acima, pode-se ver parte do Megatron (Que no original se transforma em uma pistola) - E como eu "sofri" na época para completá-lo...rsrsrs...



Off: Até no álbum, haviam citações explicativas do surgimento de novos robôs na saga, como na página acima, os Robodinos (Dinobots).

E com base nisto posso afirmar que se tivessem mantido um pouquinho de fidelidade, se saíriam bem melhor! 

Bay é um diretor que tem o objetivo de deixar o telespectador “vidrado” em frente à telona, com explosões, cenas de ação exageradas e movimentos de câmeras estratégicas. Se você quer somente um filme assim, para entreter, passar o tempo... ok! O filme é ótimo


Mas, se fôr como eu, que procuro uma ligação cronológica e com um pouco mais razoável com a história original, bem como sempre co-ligando ao primeiro filme, vixe Maria!... 

Para começar, duas horas e meia de filme é muito exagerado! O roteiro caberia sem problemas em menos tempo. Shia Labeouf continua a saga do "sem sorte" Sam; temos a saída de Megan Fox por conta de problemas com Bay e Spielberg e a entrada de Rosie Huntington-Whiteley que pouco muda em relação à personagem de Fox;

Rosie Huntington-Whiteley

E sim! A engraçada e salvadora participação de John Turturro, como nos outros filmes, e uma participação, digamos, estranha de John Malkovich... 


No mais, é isso...

Um filme que explora mais ação e explosões, com uma cidade inteira sendo dizimada, os humanos totalmente ineficazes ante o esmagador poderio Decepticon, e sem um fundo de história e roteiro.


Só para apimentar mais ainda, Ratchet no original é uma ambulância estilo Nissan Vanette e nas novas versões numa versão do Hammer H2. 

Ratchet em sua versão original

E shockwave está muito, demasiado, moderno demais... Sua versão original é muito mais bacana!


Outros pontos que valem ressaltar: Em Tf03 temos uma cena de montagem da cúpula de governo com imagens originais do Presidente Kennedy, logo no início que ficaram muito show! 


E ainda, que o filme segue como 4ª maior bilheteria da história com cerca de 1 bilhão de dólares arrecadados.


Starscream em sua versão original (F-15)



Obrigado pela sua visita...

Nenhum comentário: