terça-feira, 18 de outubro de 2011

TUNA LUSO BRASILEIRA-PA

Um “manto” que sempre ansiei em ter na coleção. Com alegria, na seção Coleção C&M, minha camisa nº 157... 




Ø Fundação ...
1º de janeiro de 1903 (108 anos).



Ø Você sabia?...

O clube foi criado com o objetivo de difundir e perpetuar a cultura musical portuguesa, sendo inicialmente denominado de Tuna Luso Caixeiral, pelos seus fundadores portugueses, que tinham como ocupação vendedores viajantes (caixeiros).




Ø Mascote ...
Águia




Ø Você sabia?...

A Inspiração : Um grupo de lusitanos ao visitaram o cruzador português “D. Carlos” em passagem cordial à cidade, resolveram, depois de participarem da orquestra de bordo da belonave, fundar uma associação, sendo a mesma denominada Tuna Luso Caixeral.


Tuna...agrupamento de jovens alegres, conjunto popular ou ainda orquestra popular; Luso...por serem todos portugueses e finalmente Caixeral em virtude das funções que exerciam no comércio como caxeiros).

Zoom no trabalho no ombro/gola da camisa

Ribana...


Ø Estádio(s) ...
Estádio Francisco Vasques (5.760 pessoas) 


O estádio Francisco Vasques é chamado também, carinhosamente, pelos torcedores como “Souza”.

Estádio Francisco Vasques na década de 20


Os jogos de maior porte da equipe são disputados no Estádio Olímpico do Pará (Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença, popularmente conhecido como Mangueirão), com capacidade para 46.000 pessoas.

Mangueirão



Ø Você sabia?...

De sua fundação até o ano de 1906 a Tuna difundia apenas músicas, chegando a contratar o famoso orquestra português Antônio Lobo. O esporte chegou ao clube da Tuna no ano de 1906 quando foi criado o departamento náutico, após a extinção do Yole Club e do Syrio.


Corte lateral da camisa. 


Ø Você sabia?...

Em 1926 recebeu nova denominação de Tuna Luso Comercial e por fim, em 1968, como Tuna Luso Brasileira.

Evolução do escudo do clube



Bacana... Logotipo em harmonia com numeral da camisa...


Ø Você sabia?...
Tuna Luso x Remo ou Re-Tu... é o segundo maior clássico da cidade de Belém. Tuna Luso e Remo se confrontam-se desde 15 de novembro de 1931.


Tuna Luso x Paysandu ou Pa-Tu...Além do Remo, a Tuna também tem como rival o Paysandu. As duas equipes se confrontam desde 11 de dezembro de 1932.


Outra inserção harmoniosa: Logo não prejudica faixa da camisa




BLOG...: Template padrão e clássico do clube. Material de excelente qualidade, leve e anatômico. Confortável. Escudo bordado e muito bem finalizado. Os patrocinadores estão em completa harmonia com os elementos da camisa. Não pejudicam visualmente. Com a inserção do tecido com poros nos ombros e no corte lateral torna-se uma peça arejada. Belíssimo trabalho exercido na gola da camisa, ficou moderno sem comprometer o conjunto.

BLOG...: Sinceridade... Não há o que apontar de errado no projeto. Porém, alguns cuidados devem ser levados em conta: Os tecido poroso (ombro e lateral), que se em contato com qualquer superfície áspera (até mesmo um cabide com ranhuras), vai rasgar na certa!

http://www.tunalusobrasileira.com.br/

Obrigado por sua visita. Agradeço de coração o carinho com o C&M... Até depois, tchau!

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela matéria!
Precisamos resgatar a torcida cruz-maltina...
Obrigado.