quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Clássico COME-FOGO


Clássico de futebol da cidade de Ribeirão Preto -SP
Clubes: Comercial e o Botafogo

O clássico entre Comercial e Botafogo, as duas equipes de futebol profissional de Ribeirão Preto/SP, é disputado oficialmente desde 19 de dezembro de 1954, quando ocorreu um empate em 1 x 1 no antigo estádio Luís Pereira, onde hoje funciona o Poliesportivo do Botafogo. 

O primeiro Clássico OFICIAL em 1954

Os gols da partida, válida pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão, foram marcados por Américo (B) e Mairiporã (C). 


Antes disso, na fase amadora, foram disputadas 19 partidas, com supremacia do Comercial (12 vitórias contra 3 do Botafogo e 4 empates). 

Baixe o Adobe Flash Player

A expressão Come-Fogo surgiu em novembro de 1954, quando o cronista esportivo Lúcio Mendes escreveu um artigo sobre a possibilidade de confronto entre as duas equipes: "Imaginem um clássico entre o Botafogo e o Comercial, dentro do torneio de acesso. Um autêntico Come-Fogo! Sim, um clássico do nosso futebol principal, no futuro, na segunda divisão do futebol profissional bandeirante será qualquer coisa de grandioso".


CURIOSIDADE : O único Come-fogo não disputado em Ribeirão Preto, aconteceu em 21 de março de 1965, na cidade de Goiânia. O jogo foi o 27º clássico entre as duas equipes, e terminou empatado em 1 a 1.

HOJE: Com o acesso do Comercial à divisão de Elite de SP, está grantida em 2012, a volta do clássico Come-Fogo na primeira divisão do Campeonato Paulista. 

Alvinegros e tricolores não se enfrentam na elite desde 1986, ano do rebaixamento comercialino.Em jogos da primeira divisão, o Comercial não vence o rival há cinco jogos e é freguês absoluto. Até hoje, foram 58 partidas, com 25 vitórias do Bota contra apenas nove do Leão - foram registrados outros 24 empates. O Botafogo marcou 75 gols contra 54 do rival.

BLOG: A felicidade do resgate à elite do futebol paulista de um tradicional clássico do nosso futebol, que desde 1986 não era disputado nesta categoria. Que as torcidas do Leão e da Pantera curtam muito o momento, e façam bonito no próximo clássico, para mostrar ao Brasil que nosso futebol é nossa “alma”.  Deixem a violência de lado, e curtam este retorno! Parabéns Ribeirão!

Mais informações sobre o Come-Fogo? Acessem :

http://www.comefogonet.com.br/

Obrigado pela sua visita!!!

Nenhum comentário: