sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Corredor Metropolitano Al. São Boaventura



O Corredor Metropolitano de Niterói foi o primeiro corredor expresso do estado do Rio dotado de faixas exclusivas para ônibus.

Já sei... Muitos dos leitores do Rio vão pensar: -"Mas na Avenida Brasil já havia a faixa seletiva para os ônibus há anos!" - Sim, mas, entretanto, vale lembrar que não há paradas na seletiva da Brasil, e portanto, não pode ser considerado um corredor BRT ou BRS, como os que estão entrando em operação na zona sul do Rio. Voltando ao assunto do post:

A idéia nasceu em 2007, mas tornou-se operacional somente em março 2010. Com seis quilômetros de extensão, o corredor contempla toda a Alameda São Boaventura (3,5 km de extensão), a Avenida Feliciano Sodré, Rua Saldanha Marinho, Rua Manuel Pacheco de Carvalho e a Praça Renascença, na confluência da Avenida Feliciano Sodré com Avenida Jansen de Mello.


O projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Transportes em conjunto com a NITTRANS - Niterói Transporte e Trânsito S/A, teve como objetivo reorganizar e modernizar o sistema viário da Alameda, que recebe diariamente fluxos de veículos e ônibus de linhas municipais e intermunicipais provenientes do Centro, Ponte Rio-Niterói, Região dos Lagos e Leste Fluminense.



O novo sistema visa reduzir os congestionamentos no sentido do Centro da cidade, além de proporcionar mais segurança, agilidade e conforto aos usuários de ônibus. 


De acordo com levantamento da Prefeitura de Niterói (2009), 270 ônibus e 1.830 veículos passam a cada hora pela Alameda São Boaventura, nos horários de maior movimento.


A construção do Corredor foi resultado de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Niterói. Com investimentos públicos de R$ 6,9 milhões, as obras civis foram iniciadas no final de 2007 e concluídas em março de 2010, gerando aproximadamente 200 empregos diretos ao longo da sua execução. 


E hoje, como está o corredor?

Um ano e meio após sua inauguração, o Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura, no Fonseca, precisa urgentemente de manutenção.

Os equipamentos instalados nas plataformas estão danificados ou destruídos por vândalos sem que haja qualquer fiscalização, serviço preventivo ou manutenção. 

Nas plataformas, adesivos com informações sobre linhas e itinerários colados nos abrigos e nos totens informativos foram arrancados, e não houve, até hoje, reposição. Em alguns desses pontos, as chapas de metal com informações em braile também foram retiradas.

Estação do Bairro CHIC: Alvo de vândalos, com destruição aparente...

Segundo acordo firmado em 2007, caberia ao governo estadual a construção do corredor, orçado em R$ 6,9 milhões. A prefeitura de Niterói, por sua vez, é a responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos urbanos.


Mas, na prática, a realidade é outra. Os equipamentos das plataformas estão em más condições de uso. Os piores casos são os das estações Bairro Chic, João Brasil e Nossa Senhora das Mercês, onde alguns adesivos foram completamente removidos. 

Nesta últimaestação, ainda, um dos abrigos chegou a ser retirado do local e até hoje não foi substituído. 

Nas estações Horto, Riodades Brasil e Getulinho, a situação não é tão ruim, e os adesivos com informações foram removidos apenas parcialmente.


A prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) acrescentou que está verificando o estado de conservação do Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura. O levantamento servirá para definir ações de remodelação que serão promovidas nas plataformas e nas pistas, com o objetivo de proporcionar melhorias para o conforto e a segurança dos usuários do Corredor Viário. A prefeitura não informou em que fase está o trabalho nem quando será concluído.

Alguns Números (2009) ...

..... Alameda São Boaventura
242 ônibus/hora pico
114.894 passageiros/ dia
48.000 automóveis/dia
17 linhas municipais
61 linhas intermunicipais


..... Avenida Feliciano Sodré
279.300 passageiros/dia
18 linhas municipais
99 linhas intermuniciapais

Fonte: Diretoria de Planejamento da NITTRANS
http://www.nittrans.niteroi.rj.gov.br/


BLOG: Vixe!!! Passei muito ali pela Alameda quando frequentava todo final de semana a casa de amigos lá pelos lados de Alcântara. Muitos 521’s da Rio Ita (acho que hoje é a Fagundes) e 424's da Mauá da vida... Ô tempo bãoooo. E novamente, não consigo entender... VANDALISMO. Alguém poderia me fazer entender essa atitude besta e imbecil de destruir coisas de usofruto nosso mesmo? Até hoje aguardo uma explicaçõa lógica...

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