25112011
Este no Ponto é bem rapidinho!...
MAIS NOVOS ÔNIBUS em Curitiba
Na manhã de ontem, segunda-feira (24), no Parque Barigui, mas 161 ônibus zero quilômetro foram agregados à frota de Curitiba. Foi a terceira entrega do ano, num total de 434 veículos. Os novos ônibus fazem parte do projeto de renovação de 30% da frota da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. Até dezembro, terão sido entregues 557 ônibus novos.
Os 161 ônibus entregues nesta segunda feira compõem uma frota de 13 biarticulados (vermelhos), 35 Ligeirinhos (prata), 63 Alimentadores (laranja), 44 Convencionais (amarelos) e seis interbairros (verdes).
Equipados com GPS, com motores que fazem queima mais completa de combustível, reduzindo a emissão de poluentes, os novos ônibus atendem em 100% as normas de acessibilidade definidas por lei. Atualmente, a acessibilidade nos ônibus de Curitiba passa de 90%, o que coloca a cidade como uma das mais avançadas nesta área.
Como sempre acontece quando há eventos envolvendo ônibus, busólogos – apaixonados por ônibus – aproveitam a oportunidade para renovar seus conhecimentos e material fotográfico. Foi o que fez Reginaldo da Silva que se orgulha de ter mais de cinco mil fotos de ônibus do transporte coletivo de Curitiba. Munido de câmera fotográfica e celular, ele avaliou atentamente cada ônibus e a conclusão foi de que sua coleção ficará mais enriquecida.
Um pouquinho sobre as categorias dentro da RIT:
• Expressos biarticulados
Carroceria Neobus, de Caxias do Sul (RS) – 28m de comprimento; 2,60m de largura; capacidade para 250 passageiros.
Características: Volvo B-340 – trem de força: motor diesel eletrônico horizontal Euro III, 6 cilindros, 12.100 cilindradas, 340 cv. Sistema elétrico 12V; freios a disco em todas as rodas, com ABS; entre-eixos – 4m; suspensão dianteira e traseira – penumática controlada eletronicamente.
• Linhas Diretas (Ligeirinhos)
Carroceria Neobus – 13m de comprimento; 2,60m de largura; capacidade para 110 passageiros.
Características: Volvo B7-R – trem de força: motor D7-E 290 eletrônico vertical Euro III, 6 cilindros, 7.140cilindradas; 290 cv. Sistema elétrico 12V; freio a disco em todas rodas, com ABS; entre-eixos – 6m; suspensão dianteira e traseira – pneumática controlada eletronicamente.
• Interbairros
Carroceria Neobus – 18m de comprimento; 2,60m de largura; capacidade para 150 passageiros.
Características: Volvo B-340 – motorização similar ao expresso biarticulado.
• Alimentadores
Convencionais com Carrocerias Caio (Botucatu – SP), Marcopolo (Caxias do Sul – RS) e Neobus. Caio e Marcopolo têm largura de 2,50m, enquanto a carroceria Neobus tem 2,60m de largura. Todas carrocerias comuns têm 12m de extensão; capacidade para 85 passageiros.
Características: Mercedes-Benz OF 1722 – trem de força: motor OM 904 LA, eletrônico, Euro III; 4 cilindros turbocooler; 218 cv; 4.800 cilindradas; sistema elétrico – 12; suspensão dianteira e traseira – feixe de molas semielípticas; freios – tambor em todas as rodas; entre-eixos – 5.950mm.
Os articulados têm carroceria Neobus, 20m de extensão, 2,60m de largura, e capacidade para 170 passageiros.
Características: Volvo B-340 – detalhes similares aos expressos biarticulados.
O Padron tem carroceria Neobus, 13m de comprimento, 2,60m de largura, capacidade para 110 passageiros.
Características: Volvo B-7R – detalhes similares aos dos ligeirinhos.
• Convencionais
Características: comuns – motorização Mercedes-Benz OF 1722 – detalhes similares aos alimentadores comuns;
Semi-Padron – Mercedes-Benz OF 1722; 13m de comprimento, capacidade para 110 passageiros;
Padron – vêm com três caracterizações de motores
Características: Mercedes-Benz O-500M – trem de força: OM 906 LA Euro III; 6 cilindros; 6.374cc; 260cv; sistema elétrico – 12V; freios – tambor nas quatro rodas; entre-eixos – 5.950mm; Volvo B7-R – já citado; Scania K-230 – trem de força: motor DC9 13230 diesel Euro III; 5 cilindros em linha, turbo e intercooler; 8.900 cilindradas; 230 cv; freios – tambor nas quatro rodas.
A Rede Integrada de Transporte (RIT) hoje:
• 1.915 ônibus;
• 2,3 milhões de passageiros transportados por dia útil;
• 355 linhas;
• 364 estações-tubo;
• 20 terminais de transporte;
• Cerca de seis mil pontos de parada;
• 1.915 ônibus;
• 2,3 milhões de passageiros transportados por dia útil;
• 355 linhas;
• 364 estações-tubo;
• 20 terminais de transporte;
• Cerca de seis mil pontos de parada;
• Frota percorre diariamente em torno de 490 mil quilômetros e faz 21 mil viagens/dia.
* * * * *
Programa Vocações ... Motorista Rodoviário
* * * * *
Faz um tempinho que não posto ônibus de clubes por aí, né? Então aí seguem alguns:
2 – Esse eu vi lá no VDK (Vou de Kombi)... Duque de Caxias-RJ:
3 – Já este MB ainda possui os elementos do Grêmio-RS...Captei aqui pelas bandas do Boqueirão, dias destes...
* * * * *
Paradoxo da espera do ônibus
* * * * *
LINHA Circular Centro de Araucária
Em operação desde final de agosto, atende a demanda dos passageiros que precisam ir ao Hospital Municipal de Araucária (HMA), e também para o Terminal Rodoviário Central, onde é possível a integração com outros ônibus do Triar e das linhas intermunicipais.
A linha ainda está em fase de ajustes para que possa servir mais satisfatoriamente aos usuários. “Começamos a operar o Circular Centro apenas nos dias úteis e com intervalo de 30 minutos. Caso haja aumento na demanda podemos colocá-lo também aos fins de semana.
Além disso, pretendemos substituir o microônibus por um veículo convencional e com elevador para cadeirantes até o final do ano", adianta Lautert.
* * * * *
E para fechar... Um vídeo mostrando um trecho do sistema METROBUS de Goiânia...
Descrição: Ônibus articulado Caio Alpha trafegando do terminal Padre Pelágio à Campinas, visão do motorista...
Crédito: llluuuccciiiaaannnoo em 07/11/2010
Ok, pessoal... Fico por aqui, até uma próxima... Tchau!
Ahh.... Obrigado pela visita !!!