quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Luzes, luzes...

Curitiba [e região] sempre utilizou muito bem a época natalina para se fazer presente no cenário turístico. O Coral de crianças do Palácio Avenida [HSBC] é conhecido mundialmente, as feiras natalinas nas principais praças e espaços do centro, as iluminações e enfeites de natal espalhadas pela cidade.

Coral do Palácio Avenida [HSBC] < foto: Google >

Em cidades da região metropolitana, como São José dos Pinhais, por exemplo, com a Casa do Papai Noel, lá no Parque da Fonte:

Casa do Papai Noel em São José dos Pinhais 
< foto: site da Prefeitura de São José dos Pinhais >

Entre diversas de outras atrações...


Neste final de ano extremamente difícil, pois tivemos problemas sérios de cunho pessoal e familiar, e como consequência, minha intenção de registrar várias destas atrações, para postar aqui no blog foi muito prejudicada. Ainda assim, encontramos uns breves momentos em que pudemos apreciar duas atrações, que compartilho com vocês:

Dois eventos de muita LUZ em Curitiba

< Foto: site da Prefeitura de Curitiba >

A prefeitura inovou este ano em acrescentar aos atrativos natalinos do centro da cidade a Galeria de Luz. E ainda dá tempo para vê-la.  Segue montada no calçadão da rua XV de Novembro, e ficará acesa até esta sexta-feira (6 Janeiro), no trecho entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto. Até o dia 23 de dezembro, cerca de 500 mil pessoas visitaram a galeria e assistiram ao Desfile de Luz, espetáculo com malabaristas e bailarinos, que integrou a programação de Natal no Centro da cidade.

< foto: site da Prefeitura de Curitiba >

A previsão é que 700 mil visitem a Galeria de Luz até dia 6.

A Galeria de Luz é apresentada pela primeira vez no Brasil. O criador, o artista italiano Valerio Festi, é conhecido por conceber eventos e instalações com linguagem estética e poética que se tornaram referência no mundo.

O Artista Valério Festi < foto: Google >

< foto: site da prefeitura de Curitiba >

A homenagem no aniversário do terremoto de Kobe, no Japão, e as arquiteturas de luz das Galeries Lafayette, em Paris, são alguns deles. Essa é a segunda vez que o Studio Festi prepara um espetáculo para Curitiba. A primeira foi em junho, em frente ao Paço da Liberdade, para o "Mia Cara Curitiba", semana em comemoração aos 150 anos da unificação da Itália.

< foto: site da prefeitura de Curitiba >

A intenção é fazer com que novos espetáculos do gênero marquem o Natal dos próximos anos. A cada ano, o show será dedicado à cultura de um país cujos povos marcam a cultura do Paraná. Neste primeiro Natal, a homenagem é para a Itália.

Infelizmente, nós não tivemos a oportunidade de visitar a galeria quando das ocasiões dos shows que foram apresentados somente até o dia 23 de dezembro. Em uma de nossas idas ao centro, já à noite, fizemos um rápido registro de nossa passagem pela galeria, que mesmo sem os shows é extremamente bonita mesmo! As fotos abaixo [desculpem a péssima qualidade, foi no improviso, via celular] são de uma noite normal do dia 29 de dezembro:






Devo confessar que eu, particularmente, quando soube deste novo atrativo, fiquei muito cético de sua beleza ou atratividade. Lêdo engano. Ao vislumbrar somente a galeria iluminada já fiquei extremamente surpreso, e imaginei de imediato o show de malabares sob aquela iluminação... Perdemos um belíssimo espetáculo, certamente. Mas, conforme informa a prefeitura, esta atração está incorporada em definitivo ao calendário natalino de Curitiba. Ufa!

*     *     *

Com a proximidade das festividades de final de ano, várias empresas e residências são enfeitadas para o deleite dos transeuntes urbanos. E aqui, na vizinhança de casa, uma destas obras-primas também causou um impacto visual arrebatador:




É tradicional. Todos os anos, os moradores desta simpática residência a transformam numa exuberante e maravilhosa expressão de luzes. A entrada para vislumbrar mais belezas no seu interior, como presépios e outros enfeites, custa 1 kg de alimento para doação à instituições de caridade da região.




Mesmo sendo tradicional, vez ou outra é engraçado acompanhar na rua, quando um veículo passa em frente a residência, as expressões de surpresa e encanto nas pessoas, principalmente as crianças.



Fotos : Camisas & Manias, no dia 22 de dezembro 2011.

Agradeço sua visita, e deixo um grande abraço!!!
Até o próximo post.

Nenhum comentário: