quarta-feira, 19 de abril de 2017

Itapemirim 60 anos: Ep 01.05 - "15" Grassi


A tradicional Viação Itapemirim não é mais propriedade da família Cola.

A empresa foi adquirida por um pool de empresários de São Paulo.

De acordo com o fundador da empresa, Camilo Cola (imagem ao lado), a Viação Itapemirim foi vendida, sim, mas a família continua no controle da Kaissara, empresa que ficou com 68 linhas da Itapemirim depois que o grupo entrou com pedido de recuperação judicial – entre elas, rotas importantes, como a que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

“Vendemos a Itapemirim. Quem comprou foi um grupo empresarial. Eles ficaram com a Itapemirim e nós ficamos com a Kaissara. Eles ficaram com as linhas curtas e nós, com as longas. Eles assumiram toda a dívida”, disse o empresário, que fundou a empresa em 1953, em Cachoeiro de Itapemirim.

Um pequeno resumo necessário, para falar dessa empresa tão “brasileira” e tão presente nas estradas brasileiras. Não há quem não lembre de imediato da Itapemirim, quando falamos de ônibus e estradas.


Quando completou 60 anos, em 2013, a Itapemirim fez uma ação muito bacana, para comemorar: Personalizou em alguns carros de sua frota, pinturas que remetem à ícones dela mesma, de certas épocas específicas.


Esta pequena série de cinco partes do Camisas & Manias aborda esse tema, mostrando em cindo partes essas pinturas.  Hoje, a parte 01:


1 - Jardineira "15" Grassi (1958)


Originalmente no estilo jardineira e considerado um clássico por seu design e cores, o “nº 15”, como é conhecido, foi o primeiro ônibus a operar com o nome Viação Itapemirim, em 1958.


É assim conhecido por existirem justamente 15 unidades.

Na reprodução estão presentes todos os detalhes que fizeram a fama do original: a silhueta do cão da raça greyhound (ou galgo, considerada a mais rápida do mundo), uma imagem do Pico do Itabira, um dos símbolos de Cachoeiro de Itapemirim (cidade onde a empresa nasceu), além da marcante combinação das cores azul e metálica.



Para ver o Ep. 02.05 com MB-O321 de 1960... CLIQUE AQUI.

Página da Itapemirim na WEB

Nenhum comentário: