terça-feira, 18 de abril de 2017

BRT e seus desafios

Os principais benefícios de um sistema BRT (Bus Rapid Transit) em relação ao modelo convencional de serviços de ônibus são: Vias segregadas, estações de embarque com transições de plataforma <=> ônibus em mesmo nível, pagamento antecipado da passagem, entre outros.


Biarticulado do TransMilenio - Bogotá

O BRT não deve ser considerado um modal principal de transporte, ou em um "jargão" comum: Transporte de massa.  Ele deve ser considerado um modelo complementar aos outros existentes, e de médio volume.

Mas, não é esse o tópico neste post.

Na verdade, este prólogo é para o vídeo de um problema crescente no Transmilenio de Bogotá e que por si só, já torna um sistema de BRT sem seu efeito principal.


Sistema BRT MOVE de Belo Horizonte - Vias segregadas e radares para multas

As invasões de veículos diversos nas vias segregadas e de uso exclusivo do BRT. Na verdade, a utilização de vias exclusivas para evitar engarrafamentos é o principal atrativo e benefício dos sistemas BRT. Isso torna a operação contínua, através de um fluxo livre e torna as viagens rápidas e mais seguras.

Entretanto, em Bogotá essa regra está sendo quebrada, pondo em risco a operação do sistema, pondo em risco a segurança de operadores e usuários, pois há o envolvimento de veículos pesados (articulados e biarticulados), e a falência do modal, pois os ônibus ficam presos em engarrafamentos, tornando todo o processo inviável... Abaixo o vídeo:


Assistindo o vídeo, é possível notar que a invasão das vias é notória. Isso é grave, pois realmente afeta em muito todo o sistema.

Mas também é possível perceber a alta quantidade de ônibus circulado no trecho do vídeo. São inúmeros ônibus articulados e biarticulados em fila “indiana” que numa das tomadas aéreas do vídeo até se “perde de vista”... (!)  Isso mostra que pode haver um problema de operação também – além das invasões – e uma incorreta distribuição de carros entre linhas e horários.

Ônibus alimentador BRT TransMilenio

É preocupante, pois o sistema que já foi o “orgulho” dos bogotanos está se deteriorando e se tornando cada vez mais alvo de críticas e gerando dúvidas crescentes quanto sua eficácia.

Generalizando...

Mesclar o sistema BRT com o frenético ritmo de vida urbano moderno e a altíssima expectativa de satisfação da população usuária, combate ao crescente grau de vandalismo, não pagamento (calote) de tarifas, são o desafio dos seus implementadores.

BRT de Brasília - Invasão da(s) canaleta(s) por veículos

E isso não é exclusividade de Bogotá.

Cenário igual ou pior acontecem em vários sistemas idênticos pelo mundo, como Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cidade do México, entre outros...

Estação destruída por vândalos no sistema BRT do Rio de Janeiro

A Mobilidade Urbana nos grandes centros e metrópoles/megalópoles é (será) um dos grandes desafios nesse milênio moderno. Um grande desafio!

Obrigado pela sua visita aqui no blog e até logo!

Nenhum comentário: