sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Associação DESPORTIVA Ferroviária-ES


Desde a primeira vez que vi o anúncio de lançamento desta camisa, fiquei com ensejo de trazê-la para a coleção. Primeira camisa capixaba da Coleção C&M.




Ø Fundação do Clube...
17 de Junho de 1963 (48 anos).




Ø Você sabia?...

Que o clube surgiu do resultado da fusão de vários outros clubes controlados pela Companhia Vale do Rio Doce: Vale do Rio Doce, Ferroviário, Cauê, Guarany, Valeriodoce e Cruzeiro, todos formados por ferroviários da Companhia?




Ø Estádio(s) do Clube...
Estádio Engenheiro Alencar Araripe
Capacidade: 20.000 pessoas.


Inauguração: 16 de janeiro de 1966
É o principal estádio de futebol do Espírito Santo.




O estádio do clube nasceu de uma promessa da Vale do Rio doce, com intuito de fortificar a idéia da fusão entre os clubes. E que três anos depois da fundação, o estádio já estava sendo inaugurado, em 1966.



Imagens do Estádio à época de sua construção




Ø Você sabia?...
Em 1999, por ocasião de uma fusão com o grupo Villa-Forte, modificou seu nome para Desportiva “Capixaba”, até que em 2011 o clube voltou a ser chamado de Desportiva “Ferroviária”.





Ø Você sabia?...

Que durante muitos anos, a Desportiva foi o “primo-rico” do futebol capixaba, pois além do patrimônio doado, a Vale do Rio Doce ainda pagava todas as despesas do estádio e descontava na folha de pagamento de milhares de ferroviários as mensalidades para o clube?




Ø Mascote do Clube...
Maquinista de Trem.




Mais uma versão do "Maquinista" da Desportiva





Ø Você sabia?...
A Desportiva possui dois grandes rivais: o Rio Branco, seu maior rival do qual faz o maior clássico do futebol do Espírito Santo (Derby Capixaba/Clássico Capixaba), e seu segundo rival é o Vitória.

Os três formam o Trio de Ferro Capixaba, das equipes mais vencedoras do estado do Espírito Santo.




Formação Campeã capixaba de 1984 (Revista Placar)

FONTE ... Um pouco da pesquisa foi efetuada na excelente página abaixo:



Template moderno, bonito, agradável aos olhos, com inserção de elementos atuais, como o degradê de cores e as formas curvilíneas (que deram um toque todo especial à camisa!). Escudo bem trabalhado e finalizado. Gola com mescla tradicional e moderna. Maioria dos patrocínios adequados e convertidos em cores ao projeto da camisa, sem causar um impacto visual muito grande. Inserção de gêneros decorativos, como selo de originalidade da Spózer, a própria logomarca da fornecdora mais moderna e atual e a “cereja” do bolo: As bandeirinhas do Espírito Santo, alojadas nas mangas, tecendo forte tonalidade pessoal e de regionalidade. Isso é essencial.

Somente por conta do logotipo do patrocinador master (que como na maioria dos outros clubes que patrocina) que não combina com quase nenhuma camisa. 

Mais uma vez, meu MUITO OBRIGADO pela sua visita à este humilde espaço. Valeu...
Até a próxima!

Nenhum comentário: