Se você não é adepto da aviação, deve estar se perguntando:
“Breguinha”?!?!...
"PP-SMA"?!?!
Calma, eu explico. Para o pessoal que curte aviação, esses termos são especiais e épicos. E com razão. Vamos lá:
Um abençoado e-mail do jornalista Roberto Caiafa em que comentava sobre o abandono do famoso Boeing 737-200 PP-SMA (ex-VASP), no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais (foto acima) foi endereçado ao Museu da TAM.
Ainda no e-mail, Caiafa fez um apelo para que alguma entidade, em especial o Museu da TAM, recuperasse a histórica aeronave.
O apelo, a princípio sem esperança, deu resultado!
O "valente" PP-SMA em confins: Merece destino melhor!
O Museu da TAM decidiu incorporar a histórica aeronave, que foi adquirida em 1969 pela extinta companhia aérea VASP, e que durante quase três décadas operou em linhas aéreas no Brasil, sendo o primeiro do tipo a operar no país.
Segundo informações do Museu TAM, a previsão é de que até o final do ano o Boeing 737-200 seja removido do aeroporto e transportado num caminhão especial até a cidade de São Carlos, interior de São Paulo.
O Museu da TAM decidiu incorporar a histórica aeronave, que foi adquirida em 1969 pela companhia aérea VASP, e que durante quase três décadas operou em linhas aéreas no Brasil, sendo o primeiro do tipo a operar no país.
Acervo do Museu TAM: Lugar digno para o "Breguinha" SMA
Segundo informações do Museu TAM, a previsão é de que até o final do ano o Boeing 737-200 seja removido do aeroporto e transportado num caminhão especial até a cidade de São Carlos, interior de São Paulo.
BREVE HISTÓRIA DP PP-SMA
Sua história começou em 21 de abril de 1969, quando fez um vôo rasante no Aeroporto de São Paulo (Congonhas) junto com os outros 737-200: prefixos PP-SMB, PP-SMC e PP-SMD (este último foi vendido pela companhia em 1974), devido a comemorações do feriado de Tiradentes.
Ele é o Boeing 737-2A1 Número de Construção (Construction Number) 20092 da Linha (Line Number) 161 na Boeing, e possuia toda tecnologia que se podia esperar de um avião para sua época.
Esta aeronave foi a espinha dorsal da VASP, que contou com 22 aviões do tipo até sua falência.
Tributo feito ao primeiro Boeing 737 brasileiro, o Boeing 737-200 PP-SMA, que por 35 anos ininterruptos voou pela Vasp levando cada passageiro com seguranca para seu destino!
Crédito Vídeo: Convair0990 em 28/03/2008
Foi o primeiro Boeing 737 do Brasil e da América Latina.
Na história da aviação chegou a ser recordista por voar 35 anos seguidos por uma só companhia, ultrapassando até o 737-200 LV-JMW da Aerolíneas Argentinas, porém, com a sua parada por determinação do D.A.C (Atual ANAC ) em meados de 2004, foi ultrapassado em tempo de serviço pelo Boeing 727-100 CP-861 do Lloyd Aéreo Boliviano que esteve em operação até 2007 pela empresa da Bolívia.
737-200 LV-JMW das Aerolíneas Argentinas
727-100 CP-861 do Lloyd Aéreo Boliviano
O apelido de breguinha:
Devido sua defasagem após a chegada do 737-300 ao Brasil, na época a Rede Globo exibia a novela Brega e Chique, onde aparecia os 737-300 da Varig na ponte aérea, e então o 737-200 ficou com o apelido de Brega, enquanto o 737-300 ficou com o apelido de Chique, o 737-200 pegou o apelido de Brega e continuou carinhosamente sendo chamado de "Breguinha", até os dias de hoje, enquanto o chique do 737-300 não pegou.
Segundo o Museu da TAM, não existe um prazo de conclusão da restauração, mas os antigos mecânicos e pessoal convidado participarão dos trabalhos de recuperação do “breguinha” mais voado da aviação mundial, enquanto estava em operação. O PP-VMA deixou de operar na VASP em 2005.
Nova casa do "breguinha"
BLOG…: Sou uma adepto e defensor da manutenção de nossas histórias, em qualquer instância, em qualquer área. O Blog tem o nome de Camisas e Manias, justamente porque além das camisas (meu principal foco de coleção), possuo outras inúmeras interesses, como os ônibus, filmes, o botonismo, miniaturas, aviação, enfim, sou muito, mas muito eclético nas minhas preferências, e até meio complicado ser compreendido justamente por isso. Mas, quando vejo ações como esta, de preservação e carinho com um ícone de nossa aviação nacional como o SMA, eu fico extremamente feliz, satisfeito. Tenho certeza que muitos amantes da aviação respiraram aliviados com a notícia.
Agora, um fato legal... Em meados de 2001 eu fiz minha "estréia" nos céus, e foi em um "breguinha" da VASP, porém, não lembro se foi no SMA (pois à época eu ainda não tinha este jeito curioso e perceptivo que tenho hoje, e também foi numa situação não muito cômoda, por conta do falecimento de meu pai, onde tive que ir de Curitiba para o Rio de Janeiro às pressas), mas comprovo como o avião foi valente! Um vôo direto entre o Afonso Pena e o Galeão, e lembro-me que era uma noite horrenda, com uma tempestade pesada, relâmpagos e trovoadas ribombando à todo o momento do vôo e o "breguinha" passou sem dar conhecimento! Valente demais!
Há muito material sobre esses valentes aviões, mas um um blog carinhosamente voltado ao “breguinha” e assuntos correlatos à aviação me chamou a atenção:
Visitei e achei muito bacana!
Ok, pessoal... Fico por aqui, até uma próxima... Tchau!
E sempre...Obrigado pela visita !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário