segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Mão do Deserto

VITRAL da SEMANA C&M
A MÃO do DESERTO (Chile)

A Mão do Deserto (Mano del Desierto) é uma escultura em grande escala localizada no Deserto do Atacama, no Chile, distante cerca de 75 km ao sul da cidade de Antofagasta, na Rodovia Panamericana.


A escultura possui a forma de uma mão humana emergindo das areias do deserto. Foi construída pelo escultor chileno Mario Irarrázabal a uma altitude de 1.100 metros acima do nível do mar.




Irarrázabal objetivou expressar emoções como a solidão, injustiça, sofrimento e tortura. O seu tamanho exagerado foi concebido para enfatizar a vulnerabilidade humana e desamparo.




O trabalho tem uma base de ferro e cimento, e possui 11 metros (36 pés) de altura.Financiado pela Corporación Pró Antofagasta, uma organização de reforço local, a escultura foi inaugurada em 28 de março de 1992.




Desde então se tornou um ponto de interesse para os turistas que viajam pela Rota 5, que faz parte da estrada Pan-americana. É uma vítima fácil de pichações e, portanto, sempre limpo ocasionalmente.




Saindo de Antofagasta, pode-se pegar a Route 26 ou 28, pois ambas se conectam à Rota 5. O mais próximo ponto de referência da escultura é o "Ciudad Empresarial La Negra" (La Negra Negócios City).

* * * 

Mas, na verdade, a Mão do Deserto é sucessora de outra escultura de Irarrázabal com traços similares, datada de 10 (dez) anos antes. O “Monumento al Ahogado” (Monumento ao afogado): Uma escultura de cinco dedos parcialmente submerso na areia, localizado na Parada 1 na Praia Brava, em Punta del Este, um balneário popular no Uruguai.


É coloquialmente conhecido como “Monumento”, “los Dedos” ou “La Mano”. É uma famosa escultura que se tornou um símbolo para Punta del Este desde a sua conclusão em Fevereiro de 1982, e por sua vez se tornou um dos marcos históricos mais famosos do Uruguai.


O C&M deseja uma ótima semana, e nos vemos mais tarde!
Tchau!