sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SANTA CRUZ Futebol Clube-PE

Apresento, hoje, a 186ª camisa de minha coleção pessoal, e com maior prazer, pois é um dos clubes mais expressivos e queridos do Brasil. E também possui uma história muito bacana...



Ø Fundação do Clube...
03 de Fevereiro de 1914 (97 anos).

-"O Santa Cruz nasceu e vai viver eternamente".
  Alexandre Carvalho, um dos fundadores do clube, em 1914.



Ø Você sabia?...
A ideia do nome "Santa Cruz" adveio em razão do pátio da Igreja de Santa Cruz, onde um grupo de 11 jovens, com idades entre 14 e 16 anos, costumava jogar futebol, pois naquela época não existiam campos de futebol propriamente distos.

Ø Mascote do Clube...
Cobra Coral.





Ø Você sabia?...
O nome da nova agremiação foi definido como "Santa Cruz Foot-Ball Club" e as cores escolhidas foram o branco e preto. Posteriormente o Santa adotou o vermelho, tornando-se então, tricolor.





Ø Você sabia?...
A maior virada do futebol profissional brasileiro aconteceu em 1915 quando o Santa Cruz perdia por 5 a 1 do América, aos 30 minutos do segundo tempo, e em 15 minutos o tricolor marcou seis gols numa incrível sequência e venceu o jogo por 7 a 5.



Ø Estádio(s) do Clube...
Estádio José do Rego Maciel (Arruda)
Capacidade: 60.050 pessoas.


Inauguração: 04 de Julho de 1972.


2º maior estádio particular do Brasil e 4º maior do mundo.

A Célebre “Campanha do tijolo”

A campanha do tijolo foi uma das maiores mobilizações já vista no Brasil feita por uma torcida de um clube de futebol. No início da década de 70 muitos torcedores do Santa Cruz uniram-se para ajudar a construir o estádio do Arruda.


Foi através de várias doações, de sua torcida, que o Santa Cruz Futebol Clube conseguiu construir um dos maiores estádios do Brasil, foi uma mobilização épica, os torcedores corais traziam todo tipo de material de construção, além disso muitos ajudaram a construir o estádio com as próprias mãos realizando serviços de construção civil. Mestre-de-obras, pedreiros, encanadores, engenheiros civis, arquitetos e ajudantes em geral consiguiram construir o estádio tricolor, um dos maiores do Brasil.



Ø Você sabia?...
O Santa Cruz foi o primeiro clube do Nordeste a derrotar uma equipe do Sudeste do país. No dia 30 de janeiro de 1919, venceu o Botafogo do Rio de Janeiro por 3 a 2.



Ø Você sabia?...

Em 1980, o Santa conquistou o título de Fita Azul do Brasil, que foi dado pela CBF ao Santa Cruz por ter feito uma excursão no exterior sem perder nenhuma partida. A excursão aconteceu durante o mês de março e o time tricolor enfrentou adversários do Oriente Médio (Seleções de diversos países como Kuait, Catar, Arábia) e da Europa (Paris Saint-Germain e Seleção da Romênia).



A torcida do Santa Cruz ficou bastante conhecida no Pais, pela fama de apaixonada pelo clube. 


Em 2007, o Santa Cruz caiu para Série C do Brasileiro, com uma média de publico de 28 mil torcedores(!), sendo que no ano seguinte, novo revés, com descenso para Série C, onde o Tricolor teve uma média de 22 mil torcedores(!!), e mais uma vez o clube foi punido com a queda para a Série D em 2009, mas, com uma média de 38 mil torcedores (!!!!!!!), ou seja, a segunda maior média de público do Pais em toda as divisões. 

Em 2010 o time jogou a Série D, e teve uma média de 30 mil torcedores, a maior média de publico do Pais. Em 2011 o feito se repetiu, e desta vez a sua apaixonada torcida pôde comemorar o início de uma reação, com o título brasileiro da série D e acesso para Série C.


Template moderno, com traços tradicionais às camisas usualmente utilizadas pelo clube. Excelente material, magistral acabamento, sobretudo no escudo muito bem bordado. Gola tradicional, combinando com projeto da camisa. Os elementos de arte aplicados na camisa dão um diferencial, mais moderno. Corte e molde bem confortáveis. A camisa é um “Primor” elaborado pelos bons tempos da Penalty.


Não encontro na camisa, elementos que a desabonem. Aponto somente um melhor acabamento no acondicionamento do logotipo/box do patrocínio nas mangas...

Mais uma vez, meu MUITO OBRIGADO pela sua visita à este humilde espaço. Valeu!!! Até a próxima!

Nenhum comentário: