quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sport Lisboa e Benfica (Lisboa)-POR

Sport Lisboa e Benfica


Fundação do Clube: 28 de fevereiro de 1904.

Em 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de 24 ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa, de onde se destacava a figura de Cosme Damião, cria, aos fundos da Farmácia Franco, na zona de Belém, o Sport Lisboa com uma única modalidade esportiva, a de futebol.

Formação do Sport Lisboa em 1904 (Futuro Sport Lisboa e Benfica)

Nessa reunião histórica, ficaria definido que o recém-criado clube jogaria de vermelho e branco e que teria no emblema uma águia e o mote "E Pluribus Unum"(do latim:De muitos, um”).


O primeiro campo de jogos foi na Quinta da Feiteira, mas os tempos eram difíceis. Devido a problemas financeiros, vários jogadores da primeira formação abandonaram o Benfica para o mais abastado clube na cidade no momento, o Sporting, o que deu inicio a uma rivalidade que perdura até os dias de hoje.


Este fato contribuiu para que em 1908, se desse a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica, clube que tinha como prática o ciclismo, levando à origem do atual escudo (com a introdução da roda de bicicleta) e ao nome definitivo: Sport Lisboa e Benfica.



INFOBlog
A principal modalidade do clube é o futebol, mas distingue-se também em outras, como o Handebol, o basquetebol, o futsal, o hóquei em patins, o voleibol, entre outras.
Estes escudos são mais vistos nos últimos modelos de camisas do clube


ClÁSSICOS & RIVAIS

Derby de Lisboa: Devido à história do clube, o seu principal rival é o Sporting Clube de Portugal. A rivalidade teve origem em 1907, quando oito jogadores do Benfica mudaram para o Sporting em busca de melhores condições de trabalho. Outro grande clássico é justamente chamado de “O Clássico”. É a partida disputada entre o Benfica e o F.C. Porto.

INFOBlog
Segundo o Guinness, o Benfica é atualmente o clube do mundo com mais sócios ativos, com cerca de 160.000 em 2006, atingindo em 2011 a cifra de 235.000 sócios.


Mascote do Clube:  Águia Vitória.





Antes de cada partida em casa, uma águia-de-cabeça-branca, chamada Vitória, voa em torno do Estádio da Luz várias vezes, acabando por aterrizar em cima do escudo benfiquista, completando o conjunto e criando uma versão real do emblema do clube.



Estádio(s):
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Estádio da Luz).
Capacidade: 65.647 pessoas.
Inauguração: 25 de outubro de 2003.
Proprietário: Sport Lisboa e Benfica.


O estádio atual nasceu pela realização do Euro 2004. Foi demolido o antigo Estádio da Luz e foi construído este novo estádio em local adjacente.


O estádio foi, inclusive, palco da final da competição. A autoria do projeto do novo estádio é da empresa australiana Populous, a mesma empresa que projetou o Estádio Olímpico de Sydney (Austrália) e o novo estádio do Algarve em Portugal.

Antigo Estádio da Luz (foto de 2001)



INFOBlog
Eusébio (Eusébio da Silva Ferreira) Apelidado de O Pantera Negra, Pérola Negra ou ainda King em portugal, jogou pelo Benfica no período compreendido entre 1960-1975 e é um dos (senão o maior) ídolo do clube com 614 jogos e a marca de 638 gols.

Eusébio em 1968

Estátua de Eusébio no Estádio da Luz



Site Oficial do clube

Tchãrã.... : Mudança na avaliação do blog em relação às camisas expostas do acervo. A partir de agora, será alocada uma NOTA e eventualmente, um pequeno resumo descritivo. Espero que gostem...


[BLOG] ... Com um template clássico ao clube, a camisa não vem com muitas novidades visuais. Podemos destacar o belo trato com o escudo, a boa escolha do modelo de gola e ribanas bem trabalhadas, no padrão Adidas. Material, lógico, é de ótima qualidade.

MUITO OBRIGADO pela sua visita aqui no C&M. Valeu!

 Até a próxima, tchau!

Nenhum comentário: