quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ferroviário Atlético Clube-CE (JSC)




*Fundação do Clube*
09 de Maio de 1933

Em 1933, a Rede de Viação Cearense (RVC) começou a fazer serviços extraordinários no turno da noite, para consertar locomotivas, carros e vagões na oficina do Urubu.

Os operários mais jovens que moravam longe dali, escolheram o futebol como passatempo entre os dois turnos da alienante jornada de trabalho. Formaram então dois times com os nomes das plantas que foram retiradas na preparação do campo de futebol: "matapasto" e "jurubeba".

Da junção dos dois times formou-se o time "Ferroviário" que disputou várias partidas amistosas pela periferia operária até que, em 9 de maio, com a ajuda primordial do funcionário da RVC, Valdemar Caracas, foi fundado oficialmente o Ferroviário Atlético Clube.


Valdemar Cabral Caracas, nascido na cidade de Pacoti (CE) em 9 de novembro de 1907, é o principal fundador do Ferroviário Atlético Clube. 

<<< Valdemar Caracas

Foi também o primeiro comentarista de futebol do estado, trabalhando na Ceará Rádio Clube, pioneira da radiofusão cearenseCaracol, como também é carinhosamente chamado, ainda se envolveu com a política, sendo eleito vereador de Fortaleza em 1937, pelo extinto Partido Socialista.

Posteriormente, em 1947, ajudou a fundar o Partido Socialista Brasileiro (PSB) no estado do Ceará. Em 2007, comemorou-se o Centenário de Caracas.


INFOBlog
O Ferroviário é símbolo da democratização do futebol nacional e precursor do profissionalismo no futebol cearense.


*Estádio(s)*
Vila Olímpica Elzir Cabral
Capacidade: 5.500 pessoas
Inauguração: 19 de março de 1989
Proprietário: Ferroviário Atlético Clube

O Estádio Elzir Cabral foi inaugurado em 19 de Março de 1989, com o jogo Ferroviário 6 x 0 Guarani de Juazeiro.

Foi o primeiro estádio particular do estado a ser reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como apta a sediar jogos de competições oficiais.

Elzir de Alencar Araripe  >>>

Elzir de Alencar Araripe Cabral foi presidente coral nos anos 1950 e 1960.

Foi o principal responsável pela aquisição do terreno onde hoje está localizado o estádio do clube, que por justiça recebe exatamente o nome do ex-dirigente e ex-engenheiro da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A), sucessora da antiga RVC.

INFOBlog
O Ferroviário é o único clube cearense a ter participado de todas as edições do Campeonato Cearense de Futebol desde a sua fundação.



*Mascote do Clube*
Tubarão da Barra


O Mascote do Ferroviário Atlético Clube é o Tubarão, chamado por sua torcida de Tubarão da Barra (Mais recentemente também é conhecido como "Tutuba").


Site Oficial do clube

Obrigado por sua visita.  Vou ficando por aqui, tchau!

Nenhum comentário: